Dungeon World - Equipamento  

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Equipamento e Riqueza

Equipamento em Dungeon World serve primariamente para lhe garantir permissão narrativa de fazer algo. Alguns equipamentos podem permitir situações ou movimentos, outros podem negar a necessidade de um movimento. Todo item tem um Peso, Custo (ambos que podem ser 0), e certos Traços que ajudam a defini-lo na narrativa.

Riqueza: Equipamento é adquirido com Riqueza, uma representação de bens valiosos em geral, uma mistura de moedas, joias e bens. Em sua forma normal, cada ponto de Riqueza pesa tem 1 peso. Melhor arranjar umas mulas de carga! Um personagem pode comprar tudo de antemão, mas também pode deixar um pouco de Riqueza reservada e utilizar o movimento ter o que precisa para ter itens conforme a necessidade surge.


Itens Mundanos
Item Pequeno (custo 1, peso 0): Caixa de fogo, reserva de munição, vela, frasco de óleo, bandagens, giz, novelo de lã, apito, ataduras, cantil, dose de álcool, ração de viagem, colher, tigela pequena, tira de carne seca, lata de banha, barra de sabão, xarope, agulha e linha, óculos de neve (com fendas), meias extras de lã, couro grosso, toalha, luvas, gancho, saco vazio, ervas medicinais, prego de escalada, bule, pergaminho, frasco de tinta e pena, lima de metal, etc.
Item Médio (custo 1, peso 1): Rolo de corda (15m), corrente, tocha, lanterna, pá, picareta, pé de cabra, malho, serra, roldana, ferramentas de artesão, instrumento musical, bengala, vara de pescar, saco de dormir, muda de roupas, capa, cobertor, livro, caixa de lembrança, saco de farinha, etc.
Item Pesado (custo 1, peso 2): Lenha, rede de pesca, trenó, barraca, conjunto completo de algemas, marreta, vara de três metros, 30m de corda marítima, barril de cerveja, armadilha, alforjes, lona oleada, etc.
Suprimentos (custo 2, peso 1, 5 cargas): Uma boa mochila com diversos itens que um aventureiro pode precisar. Suprimentos são usados para alimentar o grupo, recuperar munição, tratar ferimentos, etc. Quando usa ter o que precisa, pode gastar 1 carga de suprimentos para produzir 1 Item Pequeno qualquer.


Químicos
Poção de amor (custo 2, peso 0): Quando bebe uma poção de amor, trata a próxima pessoa que ver como um aliado, até provado o contrário.
Poção de cura (custo 2, peso 0): Quando bebe uma poção de cura, cura 10 de dano ou remove uma Condição.
Poção de mana (custo 3, peso 0): Quando bebe uma poção de mana, recebe Vantagem adiante para Conjurar uma Magia.
Sonífero (custo 2, peso 0, perigoso, consumido): Quem consome esse veneno cai em um sono leve.
Veneno de fraqueza (custo 2, peso 0, perigoso, aplicado): Afetado causa -2 dano até ser curado.
Veneno mortal (custo 2, peso 0, perigoso, aplicado): Afetado sofre +2 de dano de todo ataque até ser curado.


Armaduras
Acolchoada, couro, camisa de malha, peles (custo 2, peso 1): Armadura 1.
Brigandina, escamas, malha, meia-armadura (custo 3, peso 2): Armadura 2, restrito.
Placa completa (custo 4, peso 3): Armadura 3, restrito.
Escudo (custo 1, peso 1): +1 armadura.


Armas
Alcance Toque
Adaga / Faca / Machadinha (custo 1, peso 0): Arremesso (próximo), toque.
Cestus / Soco Ingles (custo 1, peso 0): Toque.
Desarmado (custo 0, peso 0): Atordoamento, toque.
Espada Curta (custo 2, peso 1): Ágil, toque / corpo-a-corpo.
Machado (custo 1, peso 1): Toque / corpo-a-corpo.

Alcance Corpo-a-Corpo
Cajado (custo 0, peso 1): Duas mãos, corpo-a-corpo.
Chicote (custo 1, peso 1): Ágil, alcance, corpo-a-corpo, desajeitado.
Cimitarra / Florete / Sabre (custo 2, peso 1): Ágil, corpo-a-corpo.
Espada (custo 1, peso 1): Defensivo, corpo-a-corpo.
Espada Longa / Machado Grande / Marreta (custo 2, peso 2): +1 dano, duas mãos, corpo-a-corpo.
Maça / Mangual / Martelo (custo 1, peso 1): Forçoso, corpo-a-corpo.
Porrete (custo 0, peso 0): Atordoamento, corpo-a-corpo.
Rede (custo 1, peso 1): Atordoamento, arremesso (alcance), corpo-a-corpo.
Lança / Tridente (custo 1, peso 1): Arremesso (alcance / curto), corpo-a-corpo.

Alcance Próximo
Alabarda / Glaive / Martelo Lucerne (custo 2, peso 2): +1 dano, duas mãos, próximo.
Azagaia (custo 1, peso 1): Arremesso (próximo / curto).
Bacamarte (custo 2, peso 2): +1 dano, barulhenta, duas mãos, forçosa, munição, próximo / curto, recarga.
Boleadeira / Bumerangue (custo 1, peso 0): Arremesso (próximo / curto), atordoamento.
Funda (custo 0, peso 0): Desajeitada, munição, próximo / curto.
Lança Longa / Pique (custo 0, peso 1): Duas mãos, próximo.
Pistola (custo 2, peso 1): Barulhenta, munição, próximo / curto, recarga.

Alcance Curto
Arco (custo 1, peso 1): Curto, duas mãos, munição.
Arco Longo (custo 2, peso 1): Curto / longo, desajeitado, duas mãos, munição.
Besta (custo 1, peso 1): Curto / longo, duas mãos, munição, recarga.
Rifle (custo 3, peso 2): +1 dano, barulhento, curto / longo, desajeitado, duas mãos, munição, recarga.


Características de Itens
Ágil: Pode matar e pilhar com DES usando essa arma.
Arremesso: Uma vez que o arremessou, acabou, precisa recuperá-lo!
Atordoamento: Essa arma não causa dano duradouro. Caso o dano causado supere a armadura do oponente, ele não leva dano realmente, mas fica atordoado de forma apropriada para a ficção.
Bagunça: Os ferimentos causados são terríveis: Sangue espirra, membros são arrancados, ossos pulverizados.
Barulhento: A maioria das armas faz barulho, mas essa está de parabéns nesse quesito.
Corpo-a-Corpo: Alcance de braço e talvez alguns passos.
Curto: Alcança além de sua zona, em zonas adjacentes, mas não muito longe.
Defensivo: Quando usa defender, recebe +1 Defesa.
Desajeitado: Precisa de espaço e treinamento para usar corretamente.
Forçoso: Oponentes golpeados cambaleiam, talvez até mesmo percam o equilíbrio.
Longo: Alcança bem mais longe, talvez até onde a vista alcança?
Munição: Pode ser disparado várias vezes, até a munição acabar.
Próximo: Alcança um pouco mais que alguns passos de distância, mas menos que 10m e ainda dentro da mesma “Zona” narrativa.
Recarga: Demora mais que um instante para preparar o próximo disparo.
Restrito: Sofre -1 para testes de DES.
Toque: Alcance invadindo seu espaço pessoal, agarrado.

This entry was posted on quarta-feira, fevereiro 05, 2020 at 17:06 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

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