Marcenaria
Um bom marceneiro nunca teme ficar sem flechas, e podem encontrar seus materiais com bastante facilidade.
Ferramenta Relacionada e Atributo
A marcenaria trabalha com ferramentas de entalhador. Tentar criar um item sem as ferramentas sempre será feita com desvantagem, e a proficiência permite que você adicione sua proficiência em qualquer teste de criação de marcenaria. Marcenaria é baseada em Destreza. A CD para efeitos é 8 + Proficiência + Destreza.
Referência rápida
Embora cada etapa seja mais aprofundada, a referência rápida permite que você siga rapidamente os passos para fazer uma poção em sua forma mais básica:
• Selecione o item que você gostaria de criar.
• Adquira os itens listados na coluna de materiais.
• Compare 10 + seu Modificador de Destreza + seu bônus de proficiência com Ferramentas de Entalhador. Caso alcance a CD listada, você pode criar o item.
• Use sua ferramenta de Ferramentas de Entalhador para criar o item usando o número de horas listadas na coluna Tempo, ou durante um descanso longo usando a ação do acampamento de Criação, se o tempo de criação for de 2 horas ou menos.
Madeira e ramos de qualidade
Marcenaria usa primariamente boas peças de madeira escolhida cuidadosamente, que é representada com Peças. Personagens industriais podem colher madeira e transformá-la em peças, e bons entalhadores podem preparar cuidadosamente madeira para a transformar em Ramos de Qualidade. Ainda mais importante, podem existir madeiras de qualidade excepcional ou mágica que podem então ser usados para criar itens especiais.
Armas corpo-a-corpo
Marcenaria em geral lida com armas à distância, mas algumas poucas armas corpo-a-corpo também podem ser criadas. Você pode usar os modificadores não-materiais de Ferraria para armas corpo-a-corpo de madeira, bem como criar Armas Customizadas de madeira usando aquelas regras, substituindo lingotes por ramos de qualidade.
Tabela de Criações de Marcenaria
Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.
Armas |
|||||
Item |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Arco curto |
25 po |
10 |
12 |
Comum |
10 peças |
Arco curto |
25 po |
10 |
12 |
Comum |
2 ramos de qualidade, 5 peças |
Arco longo |
50 po |
12 |
13 |
Comum |
25 peças |
Arco longo |
50 po |
12 |
13 |
Comum |
4 ramos de qualidade, 15 peças |
Azagaia |
3 po |
1 |
9 |
Comum |
1 peças |
Cajado |
2 pp |
1 |
10 |
Comum |
2 sucata |
Clava grande |
2 pp |
1 |
8 |
Comum |
2 sucata |
Lança |
1 po |
2 |
9 |
Comum |
10 sucata |
Lança |
1 po |
2 |
9 |
Comum |
1 ramo de qualidade |
Porrete |
1 pp |
1 |
8 |
Comum |
1 sucata |
Zarabatana |
10 po |
2 |
12 |
Comum |
5 peças |
Zarabatana |
10 po |
2 |
12 |
Comum |
1 ramo de qualidade, 3 peças |
Armaduras |
|||||
Item |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Escudo |
10 po |
6 |
12 |
Comum |
5 peças |
Escudo leve |
10 po |
6 |
12 |
Comum |
5 peças |
Lembrete - Obra Prima: Um item é automaticamente obra-prima se o valor de criação superar a CD por 6+ (mínimo CD 20). Arma garante +1 para ataque e dano. Armadura ou escudo garante +1 para CA.
Munição |
|||||
Item |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Agulha x10 |
1 pp |
1 |
8 |
Comum |
1 sucata |
Dardo x10 |
5 pp |
1 |
10 |
Comum |
5 sucata |
Flecha x10 |
5 pp |
1 |
10 |
Comum |
5 sucata |
Virote x10 |
5 pp |
1 |
10 |
Comum |
5 sucata |
Miscelânia |
|||||
Item |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Kit de refeição |
2 pp |
2 |
5 |
Trivial |
2 sucata |
Peças |
1 po |
1 |
8 |
Trivial |
5 ramo de madeira |
Peças x2 |
2 po |
1 |
8 |
Trivial |
1 ramo de qualidade |
Sucata x2 |
1 pp |
1 |
5 |
Trivial |
1 ramo de madeira |
Ábaco |
1 po |
2 |
10 |
Comum |
10 sucata |
Alaúde |
35 po |
12 |
12 |
Comum |
15 peças |
Aríete portátil |
4 po |
4 |
10 |
Comum |
2 peças |
Barril |
2 po |
2 |
10 |
Comum |
1 peças |
Baú |
5 po |
4 |
11 |
Comum |
2 peças |
Charamela |
2 po |
8 |
8 |
Comum |
1 peças |
Dulcimer |
25 po |
8 |
11 |
Comum |
10 peças |
Figurino |
4 pp |
8 |
8 |
Comum |
4 sucata |
Figurino extravagante |
50 po |
8 |
14 |
Comum |
25 peças |
Flauta |
4 po |
8 |
9 |
Comum |
2 peças |
Flauta doce |
12 po |
8 |
11 |
Comum |
6 peças |
Implemento, bastão |
10 po |
8 |
10 |
Comum |
5 peças |
Implemento, emblema |
5 po |
4 |
12 |
Comum |
2 peças |
Implemento, totem |
1 po |
8 |
8 |
Comum |
10 sucata |
Implemento, varinha |
10 po |
8 |
10 |
Comum |
5 peças |
Jogo, dados |
1 pp |
1 |
8 |
Comum |
1 sucata |
Jogo, tabuleiro |
1 po |
8 |
8 |
Comum |
10 sucata |
Lira |
35 po |
10 |
12 |
Comum |
15 peças |
Ramo de qualidade (entalhado) |
2 po |
1 |
12 |
Comum |
1 ramo de madeira |
Tambor |
6 po |
8 |
8 |
Comum |
3 peças |
Vara de 3m |
3 pp |
1 |
8 |
Comum |
6 sucata |
Vara de pesca |
5 po |
4 |
8 |
Comum |
2 peças |
Viol |
30 po |
8 |
12 |
Comum |
15 peças |
Materiais especiais |
||
Modificador |
CD |
Adicionais |
Madeira Ferro |
+5 |
Uma vez tratado é tão resistente quanto aço, e imune a efeitos que afetam madeira mas não aço. |
Madeira Negra |
+4 |
Reduz peso de itens pela metade. Munição aumenta alcance curto em 50%. |
Material Inferior |
-2 |
Madeira inferior ou similar, como osso. Item ganha a propriedade Frágil. |
Ressonante |
+8 |
Garante +1 para CD de magias quando usado como foco. |