Culinária
Aventureiros precisam comer. Enquanto alguns se contentam em comer as mesmas rações velhas, alguns preferem aplicar suas habilidades em serem mantidos bem alimentados... mesmo nas profundezas de uma masmorra onde ingredientes frescos podem ser... estranhos.
Não só alguém com talento pode produzir guloseimas saborosas, mas estar bem alimentado pode ter uma variedade de benefícios ao comer ingredientes mágicos preparados corretamente!
Ferramenta Relacionada e Atributo
Cozinhar funciona usando utensílios de cozinheiro. Tentar elaborar uma refeição sem estes será quase sempre feita com
desvantagem, e a proficiência com isso permite que você adicione sua proficiência em qualquer teste de criação de culinária. Culinária é baseada em Sabedoria.
Cervejaria: A arte do cervejeiro é pouco prática, mas muito bem quista. Enquanto bebidas especiais certamente podem ser criadas, a limitação de cervejaria é tempo, pois as bebidas precisam fermentar. Por outro lado, receitas de cervejaria tem validade de 1 ano.
Referência rápida
Embora cada etapa seja mais aprofundada, a referência rápida permite que você siga rapidamente os passos para fazer uma refeição em sua forma mais básica:
• Adquira um ingrediente fresco colhendo-o ou encontrando-o.
• Revise nas tabelas quais receitas de Banquetes, Lanches ou Rações aquele ingrediente se qualificaria, e reúna os outros materiais necessários listados na coluna Materiais.
• Compare 10 + seu Modificador de sabedoria + seu bônus de proficiência com utensílios de cozinheiro, contra a CD do item. Caso alcance a CD listada, você pode criar o item.
• Use os utensílios de cozinheiro para criar a opção usando o número de horas listado na coluna Tempo, ou durante um descanso longo usando a ação do acampamento de Criação, se for 2 ou menos. Nota: Os itens de culinária devem ser elaborados em uma única sessão. Todas as refeições requerem uma fonte de calor (como um acampamento).
Duração
A duração de uma refeição permanece comestível depende do tipo de refeição feita. Um banquete deve ser consumido dentro de uma hora, um lanche dura 1 dia, e as rações duram 1 mês.
Satisfação
Os benefícios mágicos que você obtém consumindo alimentos raros e mágicos não podem ser obtidos novamente até que 24 horas tenham passado para qualquer alimento específico. Quando combinado sua validade limitada, isso normalmente significa que qualquer ingrediente coletado serve apenas para uma única refeição; isso é intencional. Você pode colher mais se desejar, mas culinária é naturalmente uma profissão de realizações fugazes e oportunidades inconstantes.
Ingredientes
Os materiais para cozinhar são Ingredientes Frescos e Mantimentos. Um ingrediente fresco é algo que você colhe que pode aumentar a qualidade de sua comida e às vezes fornecem bônus além da mera saciedade. Já Mantimentos incluem óleo, temperos, especiarias, farinha ou mesmo nabos! Alimentos que duram um bom tempo e que podem ser cozidos em refeições perfeitamente válidas, mas sem benefícios especiais. Alguns ingredientes têm adicionalmente propriedades exóticas, podendo conferir efeitos especiais.
Vencimento do ingrediente
Ingredientes normais expiram muito rapidamente e devem ser usados dentro de 24 horas após serem colhidos ou se tornarem inutilizáveis. As rações conservadas entram na categoria simplificada de Mantimentos, e normalmente não pode ser usado para cozinhar nada além de uma Refeição Básica (que é uma refeição satisfatória e de boa degustação, mas seus benefícios não são mágicos). É assumido que um personagem com acesso a utensílios de cozinheiro é capaz de transformar Ingredientes Frescos em Mantimentos à taxa de 1-1 durante um descanso qualquer.
Compra de Materiais
Devido às regras de frescura dos ingredientes, normalmente os ingredientes especiais não pode ser comprado de uma forma que seja relevante para cozinhar receitas. Qualquer alimento preservado ou coletado a mais de 24 horas conta como Mantimentos para esse sistema.
Ações básicas de culinária e acampamento
Embora as regras apresentem um punhado de maneiras de usar a culinária para receitas mais exóticas, a aplicação mais comum da culinária é para produzir uma refeição comestível durante um descanso – algo qualquer grupo de aventureiros aceitaria de braços abertos. Essa Refeição de Qualidade oferece um benefício maior do que rações, embora o os benefícios que ele oferece não são mágicos, e derivem apenas de ser uma refeição satisfatória.
Uma refeição dessas pode ser criada com 1 Ingrediente Fresco para alimentar até 5 criaturas. Essa receita é uma exceção à regra de artesanato e não possui uma CD apropriada (tecnicamente CD 0), significando que qualquer personagem, em qualquer situação, é capaz de cozinhar algo minimamente decente, dado ingredientes frescos.
Criaturas dispostas (dispostas a comer sua comida, quer dizer) que comam uma Refeição de Qualidade recuperam metade de seus dados de vida ao final de uma noite de sono.
Sistema geral, Exemplos Específicos
Como em todos os aspectos, este sistema de criação não tenta fornecer exemplos sistemáticos específicos, mas sim um sistema que permite conhecer o resultado de qualquer coisa que você pudesse cozinhar. Por exemplo, um grupo pode adquirir 1 ingrediente fresco comum colhendo um Horror de Gancho, e, em seguida cozinhar Sanduiches de Peru Gancho ou Coxinhas de Galinha Assassina, mas o benefício seria o mesmo.
Tabela de Criações de Culinária
Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.
Miscelânia |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Mantimentos |
1 po |
1 |
- |
Trivial |
1 ingredientes frescos |
Mantimentos x2 |
2 po |
2 |
8 |
Trivial |
1 ingredientes frescos |
Rações |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Rações x10 |
5 po |
1 |
8 |
Trivial |
5 Mantimentos |
Rações x5 |
25 pp |
1 |
8 |
Trivial |
1 ingrediente fresco |
Rações x2 |
1 po |
1 |
6 |
Trivial |
1 Mantimento |
Pão Elfico x10 |
60 po |
6 |
15 |
Incomum |
1 reagente incomum, 15 Mantimentos |
Lanches |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Bala Desperta x5 |
100 po |
4 |
14 |
Incomum |
1 reagente incomum, 10 Mantimentos |
Balinha Rápida x5 |
350 po |
4 |
15 |
Incomum |
2 reagente incomum, 100 Mantimentos |
Biscoito Metamorfo x5 |
125 po |
2 |
15 |
Incomum |
1 ingrediente coletado de um metamorfo, 1 reagente incomum, 10 Mantimentos |
Carne-seca flamejante x5 |
150 po |
4 |
13 |
Incomum |
1 reagente incomum, 30 Mantimentos |
Refeições |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Refeição Básica |
1 po |
2 |
- |
Comum |
1 Mantimento por pessoa |
Refeição de Qualidade |
3 po |
2 |
- |
Comum |
1 ingrediente fresco |
Banquete Incomum |
20 po |
2 |
14 |
Incomum |
1 ingrediente incomum, 1 reagente comum, 1 peças |
Festim Incomum |
20 po |
2 |
14 |
Incomum |
1 ingrediente incomum, 1 reagente comum, 1 peças |
Banquete dos Heróis |
1500 po |
2 |
18 |
Raro |
1 essência rara, 100 peças |
Banquete Raro |
150 po |
2 |
16 |
Raro |
1 ingrediente raro, 1 reagente incomum, 10 peças |
Festim Raro |
150 po |
2 |
16 |
Raro |
1 ingrediente raro, 1 reagente incomum, 10 peças |
Banquete Muito Raro |
300 po |
2 |
18 |
Muito raro |
1 ingrediente muito raro, 1 reagente raro, 10 peças |
Festim Muito Raro |
300 po |
2 |
18 |
Muito raro |
1 ingrediente muito raro, 1 reagente raro, 10 peças |
Banquete Lendário |
3000 po |
2 |
20 |
Lendário |
1 ingrediente lendário, 1 reagente muito raro, 10 peças |
Festim Lendário |
3000 po |
2 |
20 |
Lendário |
1 ingrediente lendário, 1 reagente muito raro, 10 peças |
Modificadores de Culinária
Os seguintes são modificadores que podem ser adicionados à uma Refeição. Os componentes adicionais devem ser da mesma raridade do componente mais raro da refeição em questão.
Modificador |
CD |
Adicionais |
Efeito |
O que não te mata |
+2 |
Causava dano venenoso, 2 reagente |
Enquanto satisfeito, recebe resistência à dano venenoso, e para testes de resistência contra veneno. |
Marítimo |
+1 |
Deslocamento de dano superior a terrestre |
Enquanto satisfeito, recebe vantagem para testes e testes de resistência envolvimento movimento aquático. |
Porção Extra |
+1 |
1 reagente |
Refeição alimenta +2 criaturas. |
Descrições
Balinha Rápida: Uma pequena bola de açúcar duro, com propriedades cafeinadas extremas. Quando você coloca um desses em sua boca como uma ação bônus, fica sob o efeito de Velocidade por 1d4 rodadas. Você ainda sofrem o efeito negativo normal causado ao fim de Velocidade.
Banquete dos Heróis: Uma magnifica distribuição de alimentos, que sacia até 12 criaturas por 24 horas. Participantes curam todas doenças e venenos, e enquanto saciados tornam-se imunes a veneno e medo, recebem Vantagem em resistência de SAB, e seus PA máximos também aumentam em 2d10. É funcionalmente igual à magia Banquete dos Heróis, exceto que é feito de comida de verdade e não surge por magia.
Banquete: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Funciona como uma Refeição de Qualidade, exceto que pode escolher um dos benefícios abaixo. Esses benefícios permanecem enquanto estiver saciado. -Inspiração: Ganhe [1/2/3/4] ponto que pode ser gasto como Inspiração. -Magia: Recebe [1/2/3/4] espaço de magia adicional (a um máximo igual ao que pode conjurar). -PV Temporário: Role um [d4/d6/d8/d12] por Dado de Vida recuperado e ganhe PV temporário igual ao total.
Biscoito Metamorfo: Consumir um desses com uma ação bônus garante o efeito da magia Alterar-se. No entanto você não pode alterar a transformação a menos que consuma outro biscoito. Este efeito não requer concentração, e pode ser estendido consumindo um biscoito metamorfo adicional. Se o ingrediente veio de um Mímico, você também pode transformar sua aparência em criaturas com um forma diferente da sua, embora permaneça do mesmo tamanho.
Carne-Seca Flamejante: Um charque duro com sabor exótico. Muito picante, desconfortavelmente picante. É consumido com uma ação bônus, e garante benefícios por 10 minutos. Durante esse tempo você não pode ser colocado para dormir contra sua vontade. Você pode se beneficiar de um desses CON vezes por dia.
Festim: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Consumir a essência devidamente preparada de uma criatura de grande poder confere um pouco de seu poder enquanto saciado. O cozinheiro pode trazer à tona uma das propriedades exóticas da criatura, conferindo essa característica àqueles que o consomem. Os detalhes da dádiva da criatura podem ser encontrados em seu bloco de estatísticas. O cozinheiro deve estar ciente da propriedade para fazer a refeição imbuir essa propriedade. O mestre é o árbitro final de que habilidades podem ser concedidas, mas geralmente podem ser um único Sentido, Imunidade à Condição, Resistência a um dano não-físico (imunidade é degradado à resistência), ou uma característica especial (exceto conjuração, magia natural ou semelhantes, resistência lendária, e características condicionais, como inerentes à equipamentos).
Pão Élfico: Uma criatura pode usar sua ação para comer um pedaço deste pão (1 ração dele). Comer um pedaço restaura 1 ponto de vida, e o pão fornece nutrição suficiente para sustentar uma criatura por um dia.
Rações: As rações, também chamadas “carinhosamente” de nomes como “rações de viagem”, “pão duro”, ou “carvão”, referem-se a rações de campo compostas por alimentos secos e comida conservada. Uma ração básica de alimentos que o impedirá de morrer de fome por um dia depois de consumi-los. Efeitos colaterais comuns incluem um desejo por comida de verdade após exposição prolongada.
Refeição básica: Sacia uma criatura por componente, por 24 horas. Alimenta, mas não é nada especial.
Refeição de qualidade: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Esta é uma refeição saudável superando bem os benefícios das refeições ou rações normais, e cada criatura que a consumir recupera ½ seus DV após 8 horas de sono.