KibblesTasty - Culinária  

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Culinária

 

Aventureiros precisam comer. Enquanto alguns se contentam em comer as mesmas rações velhas, alguns preferem aplicar suas habilidades em serem mantidos bem alimentados... mesmo nas profundezas de uma masmorra onde ingredientes frescos podem ser... estranhos.

Não só alguém com talento pode produzir guloseimas saborosas, mas estar bem alimentado pode ter uma variedade de benefícios ao comer ingredientes mágicos preparados corretamente!

  

Ferramenta Relacionada e Atributo

Cozinhar funciona usando utensílios de cozinheiro. Tentar elaborar uma refeição sem estes será quase sempre feita com desvantagem, e a proficiência com isso permite que você adicione sua proficiência em qualquer teste de criação de culinária. Culinária é baseada em Sabedoria. 

Cervejaria: A arte do cervejeiro é pouco prática, mas muito bem quista. Enquanto bebidas especiais certamente podem ser criadas, a limitação de cervejaria é tempo, pois as bebidas precisam fermentar. Por outro lado, receitas de cervejaria tem validade de 1 ano.

 

Referência rápida

Embora cada etapa seja mais aprofundada, a referência rápida permite que você siga rapidamente os passos para fazer uma refeição em sua forma mais básica:
• Adquira um ingrediente fresco colhendo-o ou encontrando-o.
• Revise nas tabelas quais receitas de Banquetes, Lanches ou Rações aquele ingrediente se qualificaria, e reúna os outros materiais necessários listados na coluna Materiais.
• Use os utensílios de cozinheiro para criar a opção usando o número de testes listado na coluna Teste, ou durante um descanso longo usando a ação do acampamento de Criação, se for 1 ou menos. Nota: Os itens de culinária devem ser elaborados em uma única sessão. Todas as refeições requerem uma fonte de calor (como um acampamento).
• A cada 2 horas, faça um teste de criação de 1d20 + seu Modificador de sabedoria + seu bônus de proficiência com utensílios de cozinheiro.
• Em caso de sucesso, você marca 2 horas de tempo concluído. Uma vez completado o tempo de criação, a refeição está completa. Em caso de falha, o tempo de criação é perdido e nenhum progresso foi feito durante as 2 horas. Se você falhar 3 vezes seguidas, a criação é uma falha e todos os materiais são perdidos.

 

Duração

A duração de uma refeição permanece comestível depende do tipo de refeição feita. Uma refeição deve ser consumida dentro de uma hora, um lanche dura 1 dia, e as rações duram 1 mês.

 

Satisfação

Os benefícios mágicos que você obtém consumindo alimentos raros e mágicos não podem ser obtidos novamente até que 24 horas tenham passado para qualquer alimento específico. Quando combinado sua validade limitada, isso normalmente significa que qualquer ingrediente coletado serve apenas para uma única refeição; isso é intencional. Você pode colher mais se desejar, mas culinária é naturalmente uma profissão de realizações fugazes e oportunidades inconstantes.

  

Ingredientes

Os materiais para cozinhar são ingredientes frescos e suprimentos. Um ingrediente fresco é algo que você colhe que pode aumentar a qualidade de sua comida e às vezes fornecem bônus além da mera saciedade. Já Suprimentos incluem temperos, especiarias, farinha ou mesmo nabos! Alimentos que duram um bom tempo e que podem ser cozidos em refeições perfeitamente válidas, mas sem benefícios especiais. Alguns ingredientes têm adicionalmente propriedades exóticas, podendo conferir efeitos especiais.

Vencimento do ingrediente

Ingredientes normais expiram muito rapidamente e devem ser usados dentro de 24 horas após serem colhidos ou se tornarem inutilizáveis. As rações conservadas entram na categoria Suprimentos, e normalmente não pode ser usado para cozinhar nada além de refeições básicas.

A habilidade de ganhar qualquer tipo de benefício mágico está ligada ao seu frescor. Mesmo os alimentos conservados corretamente fornecem apenas o benefício de uma Refeição Básica (que é uma refeição satisfatória e de boa degustação, mas seus benefícios não são mágicos). Ao contrário dos ingredientes frescos, Suprimentos duram significativamente mais e não precisam ter seu vencimento listado para os propósitos deste sistema.

 

Compra de Materiais

Devido às regras de frescura dos ingredientes, normalmente os ingredientes especiais não pode ser comprado de uma forma que seja relevante para cozinhar receitas. Qualquer alimento preservado ou coletado a mais de 24 horas conta como Suprimento para esse sistema.

 

Ações básicas de culinária e acampamento

Embora as regras apresentem um punhado de maneiras de usar a culinária para receitas mais exóticas, a aplicação mais comum da culinária é para produzir uma refeição comestível durante um descanso – algo qualquer grupo de aventureiros aceitaria de braços abertos. Essa Refeição de Qualidade oferece um benefício maior do que rações, embora o os benefícios que ele oferece não são mágicos, e derivem apenas de ser uma refeição satisfatória.

Uma refeição dessas pode ser criada com 1 ingrediente de qualquer tipo e 1 suprimento comum para alimentar até 5 criaturas, ou gastando 1 Suprimento por criatura a ser alimentada. Essa receita é uma exceção à regra de artesanato e não possui uma CD apropriada (tecnicamente CD 0), significando que qualquer personagem, em qualquer situação, é capaz de cozinhar algo minimamente decente, dado ingredientes.

Você e todas as criaturas dispostas (dispostas a comer sua comida, quer dizer) recuperam um Dado de Vida adicional (até o máximo). Se você tiver proficiência com utensílios de cozinheiro, as criaturas recuperam Dados de Vida adicionais iguais ao seu bônus de proficiência.

 

Sistema geral, Exemplos Específicos

Como em todos os aspectos, este sistema de criação não tenta fornecer exemplos sistemáticos específicos, mas sim um sistema que permite conhecer o resultado de qualquer coisa que você pudesse cozinhar. Por exemplo, um grupo pode adquirir 1 ingrediente fresco comum colhendo um Horror de Gancho, e, em seguida, combinar isso com 1 Suprimento comum para cozinhar Sanduiches de Peru Gancho ou Coxinhas de Galinha Assassina, mas o benefício seria o mesmo.


Tabela de Criações de Culinária

 

Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.

 

Miscelânia

Nome

Preço

Testes

CD

Raridade

Materiais

Suprimentos x2

2 po

1

8

Trivial

1 ingredientes frescos

Suprimentos especiais x2

20 po

2

10

Comum

1 ingredientes frescos, 1 reag. alquímico comum

Suprimentos de luxo x2

200 po

5

15

Incomum

1 ingredientes frescos, 2 reag. alquímico incomum


Rações

Nome

Preço

Testes

CD

Raridade

Materiais

Pão Elfico x10

60 po

3

15

Incomum

1 reag. curativo incomum, 1 suprimentos especiais, 1 suprimentos

Rações x10

5 po

0,5*

8

Comum

4 suprimentos

Rações x5

25 pp

0,5*

8

Comum

1 ingrediente fresco, 1 suprimentos

 

Lanches

Nome

Preço

Testes

CD

Raridade

Materiais

Bala Desperta x5

100 po

2

14

Incomum

2 reag. curativo incomum, 1 suprimentos especiais

Biscoito Metamorfo x5

125 po

1

15

Incomum

1 ingrediente coletado de um metamorfo, 1 suprimentos de luxo, 1 suprimentos especiais, 1 suprimentos

Carne-seca flamejante x5

150 po

2

13

Incomum

1 ingrediente incomum, 1 reag. reativo incomum, 1 suprimentos especiais

Balinha Rápida x5

350 po

2

15

Raro

1 reag. reativo raro, 1 suprimentos de luxo, 2 suprimentos especiais, 1 suprimentos

 

Refeições

Nome

Preço

Testes

CD

Raridade

Materiais

Refeição de Qualidade

3 po

0,5*

0

Comum

1 ingrediente, 1 suprimentos

Banquete

20 po

1

14

Incomum

1 ingrediente incomum, 1 reag. curativo comum, 2 suprimentos

Festim

20 po

1

14

Incomum

1 ingrediente incomum, 1 reag. reativo comum, 2 suprimentos

Banquete dos Heróis

1500 po

2

18

Raro

4 reag. curativo raro, 2 essência mística incomum, 4 suprimentos de luxo, 4 suprimentos especiais

Banquete Maior

150 po

1

16

Raro

1 ingrediente raro, 1 reag. curativo incomum, 1 suprimentos especiais, 2 suprimentos

Festim Maior

150 po

1

16

Raro

1 ingrediente raro, 1 reag. reativo incomum, 1 suprimentos especiais, 2 suprimentos

Banquete Superior

300 po

2

18

Muito raro

1 ingrediente muito raro, 1 reag. curativo raro, 2 suprimentos especiais, 2 suprimentos

Festim Superior

300 po

2

18

Muito raro

1 ingrediente muito raro, 1 reag. reativo raro, 2 suprimentos especiais, 2 suprimentos

Banquete Supremo

3000 po

2

20

Lendário

1 ingrediente lendário, 1 reag. curativo muito raro, 1 suprimentos de luxo, 2 suprimentos especiais, 2 suprimentos

Festim Supremo

3000 po

2

20

Lendário

1 ingrediente lendário, 1 reag. reativo muito raro, 1 suprimentos de luxo, 2 suprimentos especiais, 2 suprimentos

 

Modificadores de Culinária

Os seguintes são modificadores que podem ser adicionados à uma Refeição. Os componentes adicionais devem ser da mesma raridade do componente mais raro da refeição em questão.

 

Modificador

CD

Adicionais

Efeito

O que não te mata

+2

Causava dano venenoso, 2 reag. venenoso

Enquanto satisfeito, recebe resistência à dano venenoso, e para testes de resistência contra veneno.

Marítimo

+1

Deslocamento de dano superior a terrestre

Enquanto satisfeito, recebe vantagem para testes e testes de resistência envolvimento movimento aquático.

Porção Extra

+1

1 reag. curativo

Refeição alimenta +2 criaturas.

 

Descrições

Bala Desperta: Um doce de menta mastigável. Você pode colocar um em sua boca como uma ação bônus. Enquanto está sendo mastigado (por até 10 minutos), você fica energizado, pode ignorar os efeitos de até 3 níveis de Exaustão pela duração, e não pode ser colocado para dormir por meios mágicos. Você pode se beneficiar de um desses CON vezes por dia.

Balinha Rápida: Uma pequena bola de açúcar duro, com propriedades cafeinadas extremas. Quando você coloca um desses em sua boca como uma ação bônus, fica sob o efeito de Velocidade por 1d4 rodadas. Você ainda sofrem o efeito negativo normal causado ao fim de Velocidade.

Banquete dos Heróis: Uma magnifica distribuição de alimentos, que sacia até 12 criaturas por 24 horas. Participantes curam todas doenças e venenos, e enquanto saciados tornam-se imunes a veneno e medo, recebem Vantagem em resistência de SAB, e seus PA máximos também aumentam em 2d10. É funcionalmente igual à magia Banquete dos Heróis, exceto que é feito de comida de verdade e não surge por magia.

Banquete: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Funciona como uma Refeição de Qualidade, exceto que pode trocar qualquer quantidade de Dados de Vida adicionais por uma combinação dos benefícios abaixo. Esses benefícios permanecem enquanto estiver saciado. -Inspiração: Ganhe um ponto que pode ser gasto como Inspiração trocando [5/4/3/2] Dados de Vida por ponto. -Magia: Troque três Dados de Vida por um espaço de magia adicional de [1º/2º/3º/4º] nível (a um máximo igual ao que pode conjurar). -PV Temporário: Role um [d4/d6/d8/d12] por Dado de Vida trocado e ganhe PV temporário igual ao total.

Biscoito Metamorfo: Consumir um desses com uma ação bônus garante o efeito da magia Alterar-se. No entanto você não pode alterar a transformação a menos que consuma outro biscoito. Este efeito não requer concentração, e pode ser estendido consumindo um biscoito metamorfo adicional. Se o ingrediente veio de um Mímico, você também pode transformar sua aparência em criaturas com um forma diferente da sua, embora permaneça do mesmo tamanho.

Carne-Seca Flamejante: Um charque duro com sabor exótico. Muito picante, desconfortavelmente picante. É consumido com uma ação bônus, e garante benefícios por 10 minutos. Durante esse tempo você não pode ser colocado para dormir contra sua vontade. Você pode se beneficiar de um desses CON vezes por dia.

Festim: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Consumir a essência devidamente preparada de uma criatura de grande poder confere um pouco de seu poder enquanto saciado. O cozinheiro pode trazer à tona uma das propriedades exóticas da criatura, conferindo essa característica àqueles que o consomem. Os detalhes da dádiva da criatura podem ser encontrados em seu bloco de estatísticas. O cozinheiro deve estar ciente da propriedade para fazer a refeição imbuir essa propriedade. O mestre é o árbitro final de que habilidades podem ser concedidas, mas geralmente podem ser um único Sentido, Imunidade à Condição, Resistência a um dano não-físico (imunidade é degradado à resistência), ou uma característica especial (exceto conjuração, magia natural ou semelhantes, resistência lendária, e características condicionais, como inerentes à equipamentos).

Pão Élfico: Uma criatura pode usar sua ação para comer um pedaço deste pão (1 ração dele). Comer um pedaço restaura 1 ponto de vida, e o pão fornece nutrição suficiente para sustentar uma criatura por um dia.

Rações: As rações, também chamadas “carinhosamente” de nomes como “rações de viagem”, “pão duro”, ou “carvão”, referem-se a rações de campo compostas por alimentos secos e comida conservada. Uma ração básica de alimentos que o impedirá de morrer de fome por um dia depois de consumi-los. Efeitos colaterais comuns incluem um desejo por comida de verdade após exposição prolongada.

Refeição de qualidade: Sacia até 5 criaturas por 24 horas. Esta é uma refeição saudável superando bem os benefícios das refeições ou rações normais, e cada criatura que a consumir recupera um Dado de Vida adicional durante o próximo descanso longo. Se cozinhado por uma criatura com proficiência em utensílios de cozinha, criaturas que consomem este banquete recuperam Dados de Vida adicionais igual ao bônus de proficiência do cozinheiro durante o próximo descanso longo em vez de 1.

This entry was posted on quarta-feira, março 30, 2022 at 18:30 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

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