5e - Spheres of Power - Escudo  

Posted by Bastet in , ,

Escudo


Os praticantes da esfera de Escudo tiram mais poder e utilidade desse equipamento do que a maioria dos guerreiros jamais sonhou. Todos os praticantes da esfera de escudo ganham a seguinte habilidade:

 
Defesa Ativa
Se você estiver usando um escudo e for atacado por uma criatura que perceba, você pode usar sua reação para aumentar o bônus do escudo na CA contra aquele ataque em +2.

Talentos com a etiqueta (defletir) concedem efeitos adicionais a esta habilidade. Cada uso de defesa ativa só pode se beneficiar de um talento (defletir). Você pode gastar seu foco marcial para usar a defesa ativa sem gastar uma reação.
 
 
Variantes

Destemido
Sua defesa ativa não concede um bônus para CA. Você ganha um talento (desviar) como um talento bônus.

 
Bloqueador Passivo
Você não ganha a habilidade de defesa ativa e não pode pegar talentos (desviar) ou outros talentos que requeiram o uso de defesa ativa. Você ganha a Cobertura Flexível como um talento bônus. Você não pode possuir isso e Destemido, Guarda-Costas ou Sem Escudo.


Guarda-Costas
Você não pode usar Defesa Ativa para proteger a si mesmo. Você ganha Cobrir Aliado como um talento bônus.


Sem Escudo
Você não pode usar a defesa ativa com um escudo. Você ganha Postura Protegida como um talento bônus.


Talentos básicos de escudo


Talentos de defletir

Capturar lâmina (defletir)
Se o ataque desencadeador errar e tiver sido feito com uma arma corpo-a-corpo, você pode fazer uma tentativa de desarmamento contra aquela arma sem nenhuma ação adicional. Os escudos mágicos adicionam seu bônus a este teste.

 
Contra-ataque esmagador (defletir)
Se o ataque desencadeador errar e for feito por uma criatura adjacente, você pode empurrar a criatura atacante sem nenhuma ação adicional.

 
Escudo de redirecionamento (defletir)
Sempre que um ataque com arma (não incluindo armas de cerco ou outras armas massivas) errar uma criatura que se beneficia de sua defesa ativa, você pode gastar seu foco marcial para escolher um novo alvo para o ataque dentro de seu alcance original (para ataques à distância) ou alcance (para ataques corpo a corpo), comparando a jogada de ataque original com a CA do novo alvo.

 
Escudo Sacrificial (defletir)
Se o ataque inicial acertar e for um acerto crítico, você pode quebrar seu escudo para transformar o acerto crítico em um acerto normal. Os escudos quebrados geralmente podem ser consertados durante um longo descanso.


Outros Talentos

Bloqueio
Você pode usar defesa ativa contra efeitos que permitem fazer um teste de resistência de Destreza para receber metade do dano. Quando usado dessa forma, você adiciona o bônus de CA do seu escudo ao seu teste de resistência de Destreza em vez de obter os benefícios usuais da defesa ativa. Se você for bem-sucedido no teste de resistência, não sofrerá nenhum dano do efeito.

 
Bloqueio desarmado
Quando você usa sua defesa ativa, você pode escolher fazer uma jogada de ataque com um golpe desarmado e usar o resultado desse ataque no lugar de sua CA para resolver o ataque desencadeante, mesmo que menor.

 
Cobrir Aliado
Você pode conceder sua defesa ativa a um aliado dentro de seu alcance natural quando um ataque tem como alvo esse aliado.

 
Cobertura Flexível
Como uma ação, você pode usar seu escudo para criar uma cobertura. Ao usar um escudo desta forma, você deve escolher uma borda do seu espaço para criar esta cobertura. Isso cria uma cobertura de três quartos (+5 para testes de resistência de CA e Destreza) até o início de seu próximo turno para quaisquer ataques que passem por aquela borda.
A cobertura concedida desta forma é insuficiente para permitir que você faça um teste de Destreza (Furtividade) para se esconder. Você pode gastar seu foco marcial para usar este talento como uma ação bônus. Como reação, você pode alterar a borda selecionada do seu espaço.

 
Defesa Extensa
Você pode gastar o foco marcial sem uma ação, mesmo quando não é o seu turno, para aplicar sua defesa ativa contra todos os ataques desencadeadores válidos até o início do seu próximo turno sem gastar uma reação. Se você possuir o talento Cobrir Aliado, poderá aplicar esse benefício a si mesmo e a todos os aliados ao seu alcance.

 
Defesa Reativa
Sempre que você executa a ação de Esquiva enquanto empunha um escudo, você pode fazer um ataque como uma reação contra uma criatura que errou você.

 
Deflexão Maior
Ao usar a defesa ativa, você pode gastar o foco marcial para aplicar dois talentos (defletir) ao invés de um.

 
Escudo Interposto
Criaturas que se beneficiam de seu bônus de defesa ativo (incluindo você) reduzem o dano recebido de ataques que acertam apesar da defesa ativa por seu bônus de proficiência. Isso é aplicado antes da resistência.

 
Postura Protegida
Você pode usar defesa ativa quando não estiver equipado com um escudo. Você pode tratar uma arma que está empunhando como um escudo para propósitos de talentos que fazem referência ao seu escudo.


Talentos lendários de escudo


Redirecionamento perfeito
Pré-requisitos:
Escudo de esfera (Escudo de Redirecionamento), 7º nível ou superior.
Você pode usar o seu talento Escudo de Redirecionamento contra ataques de feitiço.

 
Escudo da alma
Pré-requisitos:
Escudo de esfera, 11º nível ou superior.
Você ganha um bônus para todos os testes de resistência igual ao bônus do seu escudo na CA. Isso não se acumula com efeitos que permitem adicionar um modificador de habilidade aos testes de resistência, como a aura de proteção do paladino.



This entry was posted on sábado, janeiro 01, 2022 at 21:44 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário