Dungeon World - Opções  

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Dungeon World Alancia: Opções





Ideais

Um Ideal é uma motivação, uma força motriz da personalidade do seu personagem. Todo personagem é um indivíduo, variado como for, e nem todas suas ações são para levar seu ideal para frente, mas um ideal deve representar um tema central desse indivíduo. Ao final da sessão verifique se completou a ação de seu Ideal; se sim você ganha XP. A lista abaixo é grande, mas não exclusiva; escolha um ou invente o seu.

Ambicioso: Obtenha reconhecimento ou influência sobre um alguém.
Anarquista: Enfrente um líder ou tirano.
Astuto: Evite ser detectado ao se infiltrar em um local.
Aventureiro: Estimule outro a tomar ações significativas e decisivas.
Benevolente: Ajude diretamente outra pessoa.
Caçador: Coloque-se em perigo para combater uma ameaça não natural.
Carinhoso: Ajude alguém a crescer, aprender ou melhorar.
Conquistador: Prove-se superior a alguém em poder.
Consciente: Renuncie ao conforto ou vantagem para fazer a coisa certa.
Corajoso: Faça outro agir apesar do medo ou da dúvida.
Criativo: Espalhe uma nova e perigosa ideia.
Curioso: Cause problemas ao tocar, abrir ou mexer em algo.
Dedicado: Faça um sacrifício para seguir os preceitos de sua fé.
Desafiador: Enfrente algo que você não tem certeza de que pode vencer.
Descobridor: Adquira algo antigo, perdido ou mágico.
Descrente: Questione sua fé, seus juramentos ou sua ordem.
Descuidado: Cause problemas para si ao agir precipitadamente.
Diplomático: Evite um conflito ou acalme uma situação tensa.
Distante: Aja (ou não aja) de uma maneira que prejudique um aliado ou espectador.
Dominante: Force alguém através de ameaças ou violência.
Dramático: Provoque conflito entre outros.
Emotivo: Jogue cautela pela janela por seu próprio ganho pessoal.
Estranho: Incomodar os outros com seus modos / ritos estranhos.
Evangelista: Instrua outra pessoa nos princípios da sua fé.
Excêntrico: Aliene outro com seu comportamento estranho.
Exilado: Ensine a alguém os caminhos do seu povo e aprenda sobre eles em troca.
Famoso: Garanta que outras pessoas espalhem seu nome.
Ganancioso: Corra um grande risco para adquirir algo valioso.
Glorioso: Prove-se na batalha contra um oponente digno.
Guloso: Causar problemas por excesso de indulgência.
Heroico: Coloque-se em perigo para defender aqueles mais fracos que você.
Honrado: Escolha seu código pessoal ao invés de conveniência.
Inocente: Transfira o perigo ou a culpa de si mesmo para outra pessoa.
Inquisitivo: Descubra algo sobre um mistério mágico.
Libertário: Liberte alguém de amarras literais ou figurativos.
Líder: Lidere outros em uma batalha justa.
Marcial: Derrote um inimigo digno em combate único.
Mártir: Sofre dificuldades para que outro não precise.
Melancólico: Deixe um problema aumentar enquanto você fica nos eu canto.
Misterioso: Desviar ou fugir de uma investigação sobre suas ações.
Místico: Descubra algo sobre um mistério mágico.
Natural: Ajude um animal ou espírito selvagem.
Orgulhoso: Recusar uma solicitação ou pedido abaixo de você
Ortodoxo: Causar problemas para você aderindo estritamente à doutrina.
Peregrino: Traga a luz da sua fé para um novo lugar ou povo e deixe-os melhores por isso.
Poderoso: Use sua habilidade para comandar o respeito dos outros ou aumentar seu prestígio.
Preservador: Convença outras pessoas a proteger uma coisa da natureza.
Primevo: Evite uma convenção do mundo civilizado.
Rebelde: Destrua um símbolo da civilização.
Renovador: Recupere algo para o mundo natural.
Romântico: Compartilhe um momento apaixonado com outro.
Sábio: Alguém age de acordo com seu conselho honesto.
Sincero: Ajude alguém a lidar ou superar seus problemas pessoais.
Sobrenatural: Enfrente ou aceite algo estranho ou de outro mundo.
Tenaz: Recuse-se a desistir apesar da objeção ou desastre.
Trapaceiro: Faça alguém agir através de informações falsas.
Verdadeiro: Revele as falhas ou falsidades de outro.
Vingativo: Negue misericórdia a um criminoso ou incrédulo.
Zeloso: Prejudique-se para provar a superioridade de sua divindade.



Herança

 
Para determinar sua Herança, escolha seu Povo e seu Antecedente, que lhe garantem certos Movimentos. Você possui dois usos de Herança, que pode usar das seguintes formas:
  • Ter vantagem para conhecimento relacionado à seu Povo ou a especialização de seu Antecedente.
  • Usar o movimento de seu Antecedente.
  • Usar uma das vantagens de seu Povo.
Ao começo de cada sessão você recupera 1 uso de Herança. Você também recupera um uso sempre que sofre um revés significativo por causa de uma limitação ou desvantagem de seu Povo ou Antecedente. Qualquer um da mesa pode mencionar essa desvantagem, e se houver acordo, você recupera 1 Herança.


Povo
Seu Povo é a cultura de onde você veio, seja uma raça de fantasia ou uma região do cenário. Escolha duas características pelo qual seu povo é particularmente conhecido; essas características são a base dos movimentos de seu povo. Essas características podem remover a necessidade de desafiar perigo, lhe permitir alcançar algo que outros povos não conseguem, ou lhe dar vantagem para situações que são mais fáceis para eles.

Exemplos
Anões: Enxergar no escuro; mestres artesãos.
Elfos: Visão de águia; adeptos de magia.
Gnomos: Invenções mágicas; inofensivos.
Goblins: Força em números; instinto de sobrevivência.
Halflings: Grande agilidade; coração puro.
Humanos: Adaptabilidade; diplomacia.
Orcs: Tamanho e força bruta; ferocidade.

Caravaneiros étnicos: Místicos e videntes; famílias unidas.
Cidadãos do império: Legionários da civilização; mercantes hábeis e cruéis.
Ilhéus do mar interno: Navegantes natos; mergulhadores exímios.
Moradores do deserto: Passos leves e rápidos; viver com pouco.
Tribos do norte gélido: Gigantes entre os homens; resistência ao frio.


Antecedente
Um Antecedente é seu passado, uma mistura de sua profissão, seus anos formativos, e o que você é ou faz no mundo fora da missão da aventura. Um antecedente lhe garante um movimento, bem como algumas sugestões de Elos, além de toda uma carga interpretativa. A lista a seguir é grande, mas não exaustiva; caso tenha alguma outra ideia converse com o mestre.


Acólito
Você passou sua vida em serviço de um templo ou religião. Você age como um intermediário entre o reino do sagrado e do mundo mortal, fazendo ritos sagrados e oferecendo sacrifícios para guiar os fiéis à presença do divino.
Escolha uma religião, que nem um clérigo. Quando prepara com cuidado uma oferenda, você produz um sacrifício ou oferenda apropriada para essa religião.
Sugestão de Elos.
  • Quem aqui montou esse negócio?
  • Com qual de vocês eu trabalhei antes?
  • Quem pensa que sou apenas um saqueador de tumbas?
  • Quem tem interesse nas coisas antigas?


Agente
Muitas organizações não são presas à uma região geográfica, e seus membros atuam além de barreiras políticas e onde a organização precisa. Um tipo de espião, contato ou diplomata, você serviu a uma organização desse tipo.
Quando busca um antigo colega de profissão como contato, pode rolar +CAR ao invés de +Elo.
Sugestão de Elos.
  • Quem é parte de minha missão?
  • Quem não sabe de minha missão?
  • Quem eu estou tentando recrutar?
  • Com quem eu tive um passado... complicado?


Aprendiz
Você passou anos aprendendo sobre o multiverso. Você fuçou escritos, estudou pergaminhos e ouviu os grandes especialistas em magia. Seus esforços lhe tornaram um mestre teórico em seu campo.
Quando mexe nos seus antigos equipamentos, produz itens arcanos como reagentes e componentes exóticos.
Sugestão de Elos.
  • Quem trabalhou com meu antigo mentor?
  • Quem me procurou pelo meu conhecimento?
  • Quem é um ex-aprendiz falho?
  • Quem foi alvo de um experimento mágico?


Assassino
Por muito tempo a morte foi seu trabalho. Você conhece todo tipo de veneno e tática sombria para ser usada, e por mais que possa ter deixado essa vida para trás, esse conhecimento ainda é útil.
Escolha um veneno, você é imune a ele e começa com uma dose dele. Quando tem um tempo para trabalhar, você produz uma dose dele.
Sugestão de Elos.
  • Quem me contratou para uma missão antigamente?
  • Quem é o único que confia em mim?
  • Quem está disposto a fazer o que for necessário?
  • Quem me deve a vida?


Charlatão
Você sempre teve um jeito com pessoas. Você sabe o que os faz funcionar, e com um pouco de cuidado pode os ler como um livro. Você sabe o que as pessoas querem e dá isso a elas, ou ao menos promete.
Quando usa de mentira ou bajulação para agradar, descobre o que o alvo realmente deseja.
Sugestão de Elos.
  • Quem acha que eu não valho nada?
  • Quem é alvo de meus elogios?
  • Quem mais gosta de minhas histórias?
  • Quem participou de esquemas comigo?


Comum
Você vem de uma posição social humilde, mas seu destino é algo muito maior. O povo de onde veio pode lhe ver como um campeão, e é seu destino enfrentar os monstros e tiramos que ameaçam o povo comum.
Quando se lembra das lendas e experiências do povo comum da terra, recebe uma resposta de Conhecimento.
Sugestão de Elos.
  • Em quem eu confio como um mentor?
  • Quem aqui foi o sal da terra também?
  • Quem gosta das minhas histórias simples?
  • Quem me acha um tolo?


Criminoso
Você é um criminoso experiente, com uma história em quebrar a lei. Você é muito mais próximo do que a maioria das pessoas do mundo de assassinato, roubo e violência, e sobreviveu até esse ponto ao ignorar as regras e regulamentos da sociedade.
Quando você surpreende um inimigo com uma arma pequena ou escondida, gaste 1 Suprimento e ganhe Vantagem para o primeiro ataque contra seu alvo.
Sugestão de Elos.
  • Contra quem eu lutei antes?
  • Em quem eu confio?
  • Quem ainda não viu a brutalidade das ruas?
  • Quem eu decidi que é um covarde?


Entretenimento
Você é seu melhor na frente de um público. Você sabe como prendê-los, entretê-los, e mesmo inspirá-los. Sua música pode instigar corações, sua música erguer espíritos, sua dança capturar mentes. Seja qual for a técnica, sua arte é sua vida.
Quando oferece seus serviços para uma pessoa ou plateia, escolhe 1.
  • Ele quer lhe conhecer em privado.
  • Ele gosta muito de seus serviços.
  • Você intui um segredo dele.
Sugestão de Elos.
  • Quem acha que eu não valho nada?
  • Quem é alvo de meus elogios?
  • Quem mais gosta de minhas histórias?
  • Quem participou de esquemas comigo?


Erudito
Em seus anos formativos você se encontrou em uma das grandes instituições de ensino do mundo, onde você aprendeu que conhecimento é tesouro maior que ouro e gemas.
Quando recebe uma resposta de conhecimento, pode fazer uma segunda pergunta sobre a resposta.
Sugestão de Elos.
  • De quem as profecias falam?
  • Quem é um receptáculo aguardando para ser preenchido?
  • Quem esconde um segredo de mim?
  • Quem está me ensinando algo?


Estrangeiro
Você vem de algum lugar distante. Não apenas longe, um lugar que a maioria das pessoas da região sequer sabe que existe, quem dera onde existe, tendo no máximo ouvido histórias absurdas.
Quando os costumes do seu povo são superiores, tem uma resposta estranha, mas válida, para o problema, que nem em Conhecimento.
Sugestão de Elos.
  • A quem eu devo minha vida?
  • Quem de vocês não é daqui?
  • Quem jurou me ajudar?
  • Quem tem a chave para o que procuro?


Explorador
Você passou longos anos estudando os costumes e métodos dos povos de outrora, e tantos outros enfiado em meio ao pó de ruínas ancestrais. Apesar de pegar pouco sol, você desenvolveu um jeito pra aventura.
Quando encontra um mapa, livro, pergaminho ou informação relevante nas suas coisas, recebe uma resposta de Conhecimento.
Sugestão de Elos.
  • Quem está mentindo sobre a razão por que está aqui?
  • Quem está pagando por essa expedição?
  • Quem estava comigo em minha última aventura?
  • Quem tem o mapa para nosso destino?


Gladiador
Você lutava por dinheiro e pela fama, e não por ideais, e está acostumado com arriscar a vida por uma recompensa. Sua experiência lhe torna familiar com a vida de violência, e lhe rende boas histórias.
Quando derrota um inimigo de forma brutal, escolha 1.
  • Escolha um inimigo; você tem sua atenção.
  • Escolha um aliado; você cria uma abertura e ele ganha Vantagem adiante.
  • Escolha uma testemunha; ela vai espalhar histórias desse feito.
Sugestão de Elos.
  • Quem é o mais divertido?
  • Quem eu confio mais que os outros?
  • Quem me enfrentou em combate?
  • Quem tem medo de mim?


Guarda
Você serviu em uma cidade ou à uma pessoa, sendo uma defesa contra o crime. Você não era um soldado, voltado contra possíveis inimigos, e sim proteger seu contratante e policiar seus arredores.
Quando defende alguém, pode sofrer o dano no lugar da pessoa protegida sem gastar pontos de Defesa.
Sugestão de Elos.
  • Com quem eu mais me preocupo?
  • Com quem eu posso contar?
  • Quem está flertando comigo?
  • Quem eu jurei proteger?


Inquisidor
Você foi um servo do braço inquisitorial de uma organização. O trabalho envolve caçar cultistas de poderes das trevas, hereges dentro de sua própria fé e blasfemadores entre os fiéis. Misericórdia é obra de seus superiores; seu trabalho geralmente não é bonito.
Quando vasculha seu equipamento, encontra um item exótico ou específico para ferir ou repelir monstros, demônios, ou praticantes de magia negra.
Sugestão de Elos.
  • Quem lutou contra o mal ao meu lado?
  • Quem concordou em se unir a mim nessa caçada?
  • Quem também está disposto a fazer o que é necessário?
  • Quem perdeu alguém para as trevas?


Legado
Você é membro de uma família ou organização famosa por um objetivo. Por mais que essa organização pode não ter o prestígio que merece, aqueles que conhecem seus feitos e símbolos lhe oferecem o devido respeito.
Escolha um inimigo de seu legado. Quando se anuncia honesta e abertamente para esse inimigo ou aqueles para quem seu legado importa, eles vão pelo menos lhe ouvir, e não atacarão até tenha dito o que quer, pelo menos.
Sugestão de Elos.
  • A família de quem serve meu legado a gerações?
  • Quem me recrutou para essa missão?
  • Quem se importa comigo, e não com a reputação dos meus?
  • Quem é minha missão?


Nobre
Você entende poder, riqueza e privilégio. Você possui um título nobre e sua família é dona de terras, coleta impostos e tem influência política. Você e o mestre devem conversar sobre sua nobreza, terras, títulos, posição social e mais.
Quando presenteia outro membro da nobreza, tem um presente elegante e apropriado.
Sugestão de Elos.
  • Quem fez um juramento para comigo?
  • Quem é meu parente?
  • Quem procura se aproveitar de mim?
  • Quem não respeita minha posição?


Par
Vocês estão sempre juntos, e nada pode separá-los. Sejam colegas de trabalho, irmãos, parceiros ou amigos de alma, separados vocês não seriam capazes de muito; mas juntos podem encarar o impossível.
Possui duas reservas de PV cada uma com ½ seu máximo, mas ambos recebem apenas ½ o dano (após armadura). Quando agem separados, tem Desvantagem contínua. Essa habilidade está sempre ativa.
Quando agem juntos, recebem Vantagem para o teste.
Sugestão de Elos.
  • Quem tem um triângulo amoroso conosco?
  • Quem gosta de um de nós, mas não do outro?
  • Quem se uniu à nossa causa?
  • Quem tem uma história antiga com um de nós?


Possuído
Você não é realmente você, ou ainda, não é quem aparenta. Essa pessoa que outros vêem é apenas quem você veste, o último em um grupo de pessoas que carregaram seu manto, receptáculos que tiveram o privilégio ou horror de portar sua essência. Bênção, maldição ou sorte do destino, você vive uma vida após a outra.
Quando você ou alguém para quem garantiu Vantagem mata um oponente vivo, guarde 1 Sustento (max 3). Quando faz descanso curto, descanso longo, ou se gastaria 1 suprimento adicional ao fim de um descanso longo, você deve gastar Sustento. Essa habilidade está sempre ativa.
Quando está morrendo, não de seu último suspiro e sim role +Sustento.
Decisivo: Sobrevive, e recupera 1d6 PV.
Sucesso: Sobrevive, e recupera 1PV.
Falha: Você morre, ou melhor, seu receptáculo morre. Outro npc será possuído por você.
Sugestão de Elos.
  • Quem conheceu esse receptáculo, antes?
  • Quem me conheceu em um receptáculo anterior?
  • Quem me alimentou energia quando eu estava desesperado e faminto?
  • Quem confia em mim, apesar da verdade?


Profissional
Você é membro de uma guilda, hábeis em um campo particular e associado a outros. Você aprendeu suas perícias como o aprendiz de um mestre ou junto de uma guilda, até se tornar um mestre você também.
Escolha duas coisas pelo qual sua ordem é conhecida. Quando usa a reputação de sua ordem com alguém que se importa, portas se abrem.
Sugestão de Elos.
  • A quem me deram a missão de servir?
  • Quem eu estou ensinando nossos métodos?
  • Quem seria um excelente candidato para minha ordem?
  • Quem também faz parte do mesmo grupo?


Renascido
Você retornou. Essa não é a primeira vez que você anda essas terras, e sim mais uma encarnação em um ciclo. Você tem uma conexão tênue com seus antepassados ou vidas passadas, algo único seus e que outros dificilmente entenderiam.
Quando tem um sonho vívido sobre suas vidas passadas, faça uma pergunta sobre uma situação que estão lidando, e receba uma resposta honesta, apesar de críptica.
Sugestão de Elos.
  • Quem me conhecia de minha vida passada?
  • Quem é de meu sangue nessa vida?
  • Quem duvida que sou quem digo ser?
  • Quem jurou me seguir?


Selvagem
Você cresceu no ermo, longe da civilização e os confortos das cidades e tecnologia. Mesmo em locais onde você não conhece os detalhes do terreno, você ainda é hábil no ermo.
Quando você mostra dominância à uma fera natural, role +CAR.
Decisivo: Fera escolhe 1, e você recebe Vantagem adiante com ela.
  • Aceitar sua autoridade até demonstrar fraqueza.
  • Escapar ou fugir, e depois lhe evitar.
  • Lutar por dominância.
Sucesso: Fera escolhe 1.
Sugestão de Elos.
  • Quem é o alfa?
  • Quem parece mais presa que predador?
  • Quem é legal com animais?
  • Quem cheira melhor?


Tocado
Você não é completamente daqui, e alguma força estranha e poderosa lhe tocou de alguma. Talvez você seja descendente de algo sobrenatural, ou seu poder tenha lhe tocado de alguma outra forma, mas você é tão mágico quanto essa força, eternamente separados dos demais.
Quando encontra algo estranho em você, pode ter itens maravilhosos, impossíveis e impráticos, como música contagiante, risada de criança, um beija-flor vivo, etc.
Sugestão de Elos.
  • Quem tem a alma mais bela?
  • Quem me fez uma promessa?
  • Quem é o mais cruel com seus inferiores?
  • Quem se sente irresistivelmente atraído a mim?


Urbano
Você cresceu nas ruas, órfão ou pobre. Você não tinha ninguém para cuidar de você e teve que aprender a se virar. Contra todas as apostas você sobreviveu, e o fez através de esperteza, força, velocidade ou uma combinação de cada.
Quando vasculha seus bolsos, encontra um item pequeno útil para essa situação, mas apenas se puder explicar de quem o roubou, e quando.
Sugestão de Elos.
  • Quem pensa que eu sou um rato inútil?
  • Quem é o mais familiar com fome?
  • Quem me protege?
  • Quem mostrou bondade à mim?


Veterano
Guerra está em sua vida desde quando você consegue se lembrar. Você treinou de jovem em como usar armas e armaduras, aprendendo as perícias básicas da sobrevivência, incluindo como ficar vivo no campo de batalha, seja como soldado, mercenário, guarda ou miliciano.
Quando é surpreendido durante um descanso, você não é surpreso e sim estava preparado para isso.
Sugestão de Elos.
  • Quem serviu comigo?
  • Quem lutou pelo outro lado?
  • Quem aqui está no comando?
  • Quem eu acho que vai matar a todos nós?


Viajante
Você viajou por anos. Nesse tempo você encarou tempestades poderosas, monstros e coisas piores. Você ama a linha distante do horizonte, mas chegou a hora de tentar algo novo.
Quando acampa durante uma viagem, diminua o Perigo em 1.
Sugestão de Elos.
  • Quem viajou longe comigo?
  • Quem gosta de minhas histórias?
  • Quem me contratou como guia?
  • Quem me deve uma da última vez que viajamos juntos?

This entry was posted on quinta-feira, fevereiro 06, 2020 at 21:24 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

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