Dungeon World Alancia: Opções
Ideais
Um
Ideal é uma motivação, uma força motriz da personalidade do seu personagem. Todo
personagem é um indivíduo, variado como for, e nem todas suas ações são para
levar seu ideal para frente, mas um ideal deve representar um tema central
desse indivíduo. Ao final da sessão verifique se completou a ação de seu Ideal;
se sim você ganha XP. A lista abaixo é grande, mas não exclusiva; escolha um ou
invente o seu.
Ambicioso: Obtenha
reconhecimento ou influência sobre um alguém.
Anarquista: Enfrente
um líder ou tirano.
Astuto: Evite ser
detectado ao se infiltrar em um local.
Aventureiro: Estimule outro
a tomar ações significativas e decisivas.
Benevolente: Ajude
diretamente outra pessoa.
Caçador: Coloque-se
em perigo para combater uma ameaça não natural.
Carinhoso: Ajude
alguém a crescer, aprender ou melhorar.
Conquistador: Prove-se
superior a alguém em poder.
Consciente:
Renuncie
ao conforto ou vantagem para fazer a coisa certa.
Corajoso: Faça outro
agir apesar do medo ou da dúvida.
Criativo: Espalhe
uma nova e perigosa ideia.
Curioso: Cause problemas ao tocar, abrir
ou mexer em algo.
Dedicado: Faça um
sacrifício para seguir os preceitos de sua fé.
Desafiador: Enfrente algo
que você não tem certeza de que pode vencer.
Descobridor: Adquira
algo antigo, perdido ou mágico.
Descrente: Questione
sua fé, seus juramentos ou sua ordem.
Descuidado: Cause
problemas para si ao agir precipitadamente.
Diplomático: Evite um
conflito ou acalme uma situação tensa.
Distante: Aja (ou
não aja) de uma maneira que prejudique um aliado ou espectador.
Dominante: Force
alguém através de ameaças ou violência.
Dramático: Provoque
conflito entre outros.
Emotivo: Jogue
cautela pela janela por seu próprio ganho pessoal.
Estranho: Incomodar
os outros com seus modos / ritos estranhos.
Evangelista: Instrua
outra pessoa nos princípios da sua fé.
Excêntrico: Aliene
outro com seu comportamento estranho.
Exilado: Ensine a alguém
os caminhos do seu povo e aprenda sobre eles em troca.
Famoso: Garanta
que outras pessoas espalhem seu nome.
Ganancioso: Corra um
grande risco para adquirir algo valioso.
Glorioso: Prove-se
na batalha contra um oponente digno.
Guloso: Causar
problemas por excesso de indulgência.
Heroico: Coloque-se
em perigo para defender aqueles mais fracos que você.
Honrado: Escolha seu
código pessoal ao invés de conveniência.
Inocente: Transfira
o perigo ou a culpa de si mesmo para outra pessoa.
Inquisitivo: Descubra
algo sobre um mistério mágico.
Libertário: Liberte
alguém de amarras literais ou figurativos.
Líder: Lidere
outros em uma batalha justa.
Marcial: Derrote
um inimigo digno em combate único.
Mártir: Sofre
dificuldades para que outro não precise.
Melancólico: Deixe um
problema aumentar enquanto você fica nos eu canto.
Misterioso: Desviar
ou fugir de uma investigação sobre suas ações.
Místico: Descubra
algo sobre um mistério mágico.
Natural: Ajude um
animal ou espírito selvagem.
Orgulhoso: Recusar
uma solicitação ou pedido abaixo de você
Ortodoxo: Causar
problemas para você aderindo estritamente à doutrina.
Peregrino: Traga a
luz da sua fé para um novo lugar ou povo e deixe-os melhores por isso.
Poderoso: Use sua
habilidade para comandar o respeito dos outros ou aumentar seu prestígio.
Preservador:
Convença
outras pessoas a proteger uma coisa da natureza.
Primevo: Evite uma
convenção do mundo civilizado.
Rebelde: Destrua
um símbolo da civilização.
Renovador: Recupere
algo para o mundo natural.
Romântico: Compartilhe
um momento apaixonado com outro.
Sábio: Alguém
age de acordo com seu conselho honesto.
Sincero: Ajude alguém a lidar ou superar
seus problemas pessoais.
Sobrenatural: Enfrente
ou aceite algo estranho ou de outro mundo.
Tenaz: Recuse-se
a desistir apesar da objeção ou desastre.
Trapaceiro: Faça
alguém agir através de informações falsas.
Verdadeiro: Revele as
falhas ou falsidades de outro.
Vingativo: Negue
misericórdia a um criminoso ou incrédulo.
Zeloso: Prejudique-se
para provar a superioridade de sua divindade.
Herança
Para determinar sua Herança,
escolha seu Povo e seu Antecedente, que lhe garantem certos Movimentos. Você
possui dois usos de Herança, que pode usar das seguintes formas:
- Ter vantagem para conhecimento relacionado à seu Povo ou a especialização de seu Antecedente.
- Usar o movimento de seu Antecedente.
- Usar uma das vantagens de seu Povo.
Ao começo de cada sessão você
recupera 1 uso de Herança. Você também recupera um uso sempre que sofre um revés
significativo por causa de uma limitação ou desvantagem de seu Povo ou
Antecedente. Qualquer um da mesa pode mencionar essa desvantagem, e se houver
acordo, você recupera 1 Herança.
Povo
Seu Povo é a
cultura de onde você veio, seja uma raça de fantasia ou uma região do cenário.
Escolha duas características pelo qual seu povo é particularmente conhecido; essas
características são a base dos movimentos de seu povo. Essas características
podem remover a necessidade de desafiar perigo, lhe permitir alcançar
algo que outros povos não conseguem, ou lhe dar vantagem para situações
que são mais fáceis para eles.
Exemplos
Anões: Enxergar no escuro; mestres
artesãos.
Elfos: Visão de águia; adeptos
de magia.
Gnomos: Invenções mágicas; inofensivos.
Goblins: Força em números; instinto de
sobrevivência.
Halflings: Grande agilidade; coração puro.
Humanos: Adaptabilidade; diplomacia.
Orcs: Tamanho e força bruta;
ferocidade.
Caravaneiros étnicos: Místicos e videntes; famílias unidas.
Cidadãos do império: Legionários da civilização; mercantes hábeis e cruéis.
Ilhéus do mar interno: Navegantes natos; mergulhadores exímios.
Moradores do deserto: Passos leves e rápidos; viver com pouco.
Tribos do norte gélido: Gigantes entre os homens; resistência ao frio.
Antecedente
Um Antecedente é seu passado, uma
mistura de sua profissão, seus anos formativos, e o que você é ou faz no mundo fora
da missão da aventura. Um antecedente lhe garante um movimento, bem como
algumas sugestões de Elos, além de toda uma carga interpretativa. A lista a
seguir é grande, mas não exaustiva; caso tenha alguma outra ideia converse com
o mestre.
Acólito
Você passou sua vida em serviço
de um templo ou religião. Você age como um intermediário entre o reino do
sagrado e do mundo mortal, fazendo ritos sagrados e oferecendo sacrifícios para
guiar os fiéis à presença do divino.
Escolha uma religião, que nem um
clérigo. Quando prepara com cuidado uma oferenda, você produz um sacrifício
ou oferenda apropriada para essa religião.
Sugestão de Elos.
- Quem aqui montou esse negócio?
- Com qual de vocês eu trabalhei antes?
- Quem pensa que sou apenas um saqueador de tumbas?
- Quem tem interesse nas coisas antigas?
Agente
Muitas organizações não são
presas à uma região geográfica, e seus membros atuam além de barreiras
políticas e onde a organização precisa. Um tipo de espião, contato ou
diplomata, você serviu a uma organização desse tipo.
Quando busca um antigo colega de
profissão como contato, você encontra um.
Sugestão de Elos.
- Quem é parte de minha missão?
- Quem não sabe de minha missão?
- Quem eu estou tentando recrutar?
- Com quem eu tive um passado... complicado?
Aprendiz
Você passou anos aprendendo sobre
o multiverso. Você fuçou escritos, estudou pergaminhos e ouviu os grandes
especialistas em magia. Seus esforços lhe tornaram um mestre teórico em seu
campo.
Quando mexe nos seus antigos
equipamentos, produz itens arcanos como reagentes e componentes exóticos.
Sugestão de Elos.
- Quem trabalhou com meu antigo mentor?
- Quem me procurou pelo meu conhecimento?
- Quem é um ex-aprendiz falho?
- Quem foi alvo de um experimento mágico?
Assassino
Por muito tempo a morte foi seu
trabalho. Você conhece todo tipo de veneno e tática sombria para ser usada, e
por mais que possa ter deixado essa vida para trás, esse conhecimento ainda é
útil.
Escolha um veneno, você é imune a
ele e começa com uma dose dele. Quando tem um tempo para trabalhar, você
produz uma dose dele.
Sugestão de Elos.
- Quem me contratou para uma missão antigamente?
- Quem é o único que confia em mim?
- Quem está disposto a fazer o que for necessário?
- Quem me deve a vida?
Charlatão
Você sempre teve um jeito com
pessoas. Você sabe o que os faz funcionar, e com um pouco de cuidado pode os
ler como um livro. Você sabe o que as pessoas querem e dá isso a elas, ou ao
menos promete.
Quando usa de mentira ou
bajulação para agradar, descobre o que o alvo realmente deseja.
Sugestão de Elos.
- Quem acha que eu não valho nada?
- Quem é alvo de meus elogios?
- Quem mais gosta de minhas histórias?
- Quem participou de esquemas comigo?
Comum
Você vem de uma posição social
humilde, mas seu destino é algo muito maior. O povo de onde veio pode lhe ver
como um campeão, e é seu destino enfrentar os monstros e tiramos que ameaçam o
povo comum.
Quando se lembra das lendas e
experiências do povo comum da terra, recebe uma resposta de Conhecimento.
Sugestão de Elos.
- Em quem eu confio como um mentor?
- Quem aqui foi o sal da terra também?
- Quem gosta das minhas histórias simples?
- Quem me acha um tolo?
Criminoso
Você é um criminoso experiente,
com uma história em quebrar a lei. Você é muito mais próximo do que a maioria
das pessoas do mundo de assassinato, roubo e violência, e sobreviveu até esse
ponto ao ignorar as regras e regulamentos da sociedade.
Quando você surpreende um
inimigo com uma arma pequena ou escondida, ganhe Vantagem para o primeiro
ataque contra seu alvo.
Sugestão de Elos.
- Contra quem eu lutei antes?
- Em quem eu confio?
- Quem ainda não viu a brutalidade das ruas?
- Quem eu decidi que é um covarde?
Entretenimento
Você é seu melhor na frente de um
público. Você sabe como prendê-los, entretê-los, e mesmo inspirá-los. Sua
música pode instigar corações, sua música erguer espíritos, sua dança capturar
mentes. Seja qual for a técnica, sua arte é sua vida.
Quando oferece seus serviços
para uma pessoa ou plateia, escolhe 1.
- Ele quer lhe conhecer em privado.
- Ele gosta muito de seus serviços.
- Você intui um segredo dele.
Sugestão de Elos.
- Quem acha que eu não valho nada?
- Quem é alvo de meus elogios?
- Quem mais gosta de minhas histórias?
- Quem participou de esquemas comigo?
Erudito
Em seus anos formativos você se
encontrou em uma das grandes instituições de ensino do mundo, onde você
aprendeu que conhecimento é tesouro maior que ouro e gemas.
Quando recebe uma resposta de conhecimento,
pode fazer uma segunda pergunta sobre a resposta.
Sugestão de Elos.
- De quem as profecias falam?
- Quem é um receptáculo aguardando para ser preenchido?
- Quem esconde um segredo de mim?
- Quem está me ensinando algo?
Estrangeiro
Você vem de algum lugar distante.
Não apenas longe, um lugar que a maioria das pessoas da região sequer sabe que
existe, quem dera onde existe, tendo no máximo ouvido histórias absurdas.
Quando os costumes do seu povo
são superiores, tem uma resposta estranha, mas válida, para o problema, que
nem em Conhecimento.
Sugestão de Elos.
- A quem eu devo minha vida?
- Quem de vocês não é daqui?
- Quem jurou me ajudar?
- Quem tem a chave para o que procuro?
Explorador
Você passou longos anos estudando
os costumes e métodos dos povos de outrora, e tantos outros enfiado em meio ao
pó de ruínas ancestrais. Apesar de pegar pouco sol, você desenvolveu um jeito
pra aventura.
Quando encontra um mapa,
livro, pergaminho ou informação relevante nas suas coisas, recebe uma
resposta de Conhecimento.
Sugestão de Elos.
- Quem está mentindo sobre a razão por que está aqui?
- Quem está pagando por essa expedição?
- Quem estava comigo em minha última aventura?
- Quem tem o mapa para nosso destino?
Gladiador
Você lutava por dinheiro e pela
fama, e não por ideais, e está acostumado com arriscar a vida por uma
recompensa. Sua experiência lhe torna familiar com a vida de violência, e lhe
rende boas histórias.
Quando derrota um inimigo de
forma brutal, escolha 1.
- Escolha um inimigo; você tem sua atenção.
- Escolha um aliado; você cria uma abertura e ele ganha Vantagem para o próximo ataque contra ele.
- Escolha uma testemunha; ela vai espalhar histórias desse feito.
Sugestão de Elos.
- Quem é o mais divertido?
- Quem eu confio mais que os outros?
- Quem me enfrentou em combate?
- Quem tem medo de mim?
Guarda
Você serviu em uma cidade ou à
uma pessoa, sendo uma defesa contra o crime. Você não era um soldado, voltado
contra possíveis inimigos, e sim proteger seu contratante e policiar seus
arredores.
Quando defende alguém,
pode sofrer o dano no lugar da pessoa protegida sem gastar pontos de Defesa.
Sugestão de Elos.
- Com quem eu mais me preocupo?
- Com quem eu posso contar?
- Quem está flertando comigo?
- Quem eu jurei proteger?
Inquisidor
Você foi um servo do braço
inquisitorial de uma organização. O trabalho envolve caçar cultistas de poderes
das trevas, hereges dentro de sua própria fé e blasfemadores entre os fiéis.
Misericórdia é obra de seus superiores; seu trabalho geralmente não é bonito.
Quando vasculha seu equipamento,
encontra um item exótico ou específico para ferir ou repelir monstros, demônios,
ou praticantes de magia negra.
Sugestão de Elos.
- Quem lutou contra o mal ao meu lado?
- Quem concordou em se unir a mim nessa caçada?
- Quem também está disposto a fazer o que é necessário?
- Quem perdeu alguém para as trevas?
Legado
Você é membro de uma família ou
organização famosa por um objetivo. Por mais que essa organização pode não ter
o prestígio que merece, aqueles que conhecem seus feitos e símbolos lhe
oferecem o devido respeito.
Escolha um inimigo de seu legado.
Quando se anuncia honesta e abertamente para esse inimigo ou aqueles para
quem seu legado importa, eles vão pelo menos lhe ouvir, e não atacarão até tenha
dito o que quer, pelo menos.
Sugestão de Elos.
- A família de quem serve meu legado a gerações?
- Quem me recrutou para essa missão?
- Quem se importa comigo, e não com a reputação dos meus?
- Quem é minha missão?
Nobre
Você entende poder, riqueza e
privilégio. Você possui um título nobre e sua família é dona de terras, coleta
impostos e tem influência política. Você e o mestre devem conversar sobre sua
nobreza, terras, títulos, posição social e mais.
Quando presenteia outro membro
da nobreza, tem um presente elegante e apropriado.
Sugestão de Elos.
- Quem fez um juramento para comigo?
- Quem é meu parente?
- Quem procura se aproveitar de mim?
- Quem não respeita minha posição?
Par
Vocês estão sempre juntos, e nada
pode separá-los. Sejam colegas de trabalho, irmãos, parceiros ou amigos de
alma, separados vocês não seriam capazes de muito; mas juntos podem encarar o
impossível.
Controla
dois personagens que usam a mesma reserva de estresse. Quando
agem separados, tem Desvantagem contínua, e
quando um sofre dano, também precisa pagar um custo. Essa habilidade está sempre
ativa.
Quando agem juntos, recebem
Vantagem para o teste.
Sugestão de Elos.
- Quem tem um triângulo amoroso conosco?
- Quem gosta de um de nós, mas não do outro?
- Quem se uniu à nossa causa?
- Quem tem uma história antiga com um de nós?
Possuído
Você não é realmente você, ou ainda,
não é quem aparenta. Essa pessoa que outros vêem é apenas quem você veste, o
último em um grupo de pessoas que carregaram seu manto, receptáculos que
tiveram o privilégio ou horror de portar sua essência. Bênção, maldição ou
sorte do destino, você vive uma vida após a outra.
Quando você ou alguém para
quem garantiu Vantagem mata um oponente vivo, guarde 1 Sustento (max 3).
Quando faz descanso curto, descanso longo, ou se gastaria 1 suprimento
adicional ao fim de um descanso longo, você deve gastar Sustento. Essa habilidade
está sempre ativa.
Quando está morrendo,
não de seu último suspiro e sim role +Sustento.
Decisivo: Sobrevive, e recupera 1 estresse.
Sucesso: Sobrevive.
Falha: Você morre, ou melhor, seu
receptáculo morre. Outro npc será possuído por você.
Sugestão de Elos.
- Quem conheceu esse receptáculo, antes?
- Quem me conheceu em um receptáculo anterior?
- Quem me alimentou energia quando eu estava desesperado e faminto?
- Quem confia em mim, apesar da verdade?
Profissional
Você é membro de uma guilda,
hábeis em um campo particular e associado a outros. Você aprendeu suas perícias
como o aprendiz de um mestre ou junto de uma guilda, até se tornar um mestre
você também.
Escolha duas coisas pelo qual sua
ordem é conhecida. Quando usa a reputação de sua ordem com alguém que se
importa, portas se abrem.
Sugestão de Elos.
- A quem me deram a missão de servir?
- Quem eu estou ensinando nossos métodos?
- Quem seria um excelente candidato para minha ordem?
- Quem também faz parte do mesmo grupo?
Renascido
Você retornou. Essa não é a
primeira vez que você anda essas terras, e sim mais uma encarnação em um ciclo.
Você tem uma conexão tênue com seus antepassados ou vidas passadas, algo único
seus e que outros dificilmente entenderiam.
Quando tem um sonho vívido
sobre suas vidas passadas, faça uma pergunta sobre uma situação que estão
lidando, e receba uma resposta honesta, apesar de críptica.
Sugestão de Elos.
- Quem me conhecia de minha vida passada?
- Quem é de meu sangue nessa vida?
- Quem duvida que sou quem digo ser?
- Quem jurou me seguir?
Selvagem
Você cresceu no ermo, longe da
civilização e os confortos das cidades e tecnologia. Mesmo em locais onde você
não conhece os detalhes do terreno, você ainda é hábil no ermo.
Quando você mostra dominância à
uma fera natural, a fera escolhe 1:
- Aceitar sua autoridade até demonstrar fraqueza.
- Escapar ou fugir, e depois lhe evitar.
- Lutar por dominância.
Sugestão de Elos.
- Quem é o alfa?
- Quem parece mais presa que predador?
- Quem é legal com animais?
- Quem cheira melhor?
Tocado
Você não é completamente daqui, e
alguma força estranha e poderosa lhe tocou de alguma. Talvez você seja
descendente de algo sobrenatural, ou seu poder tenha lhe tocado de alguma outra
forma, mas você é tão mágico quanto essa força, eternamente separados dos demais.
Quando encontra algo estranho
em você, pode ter itens maravilhosos, impossíveis e impráticos, como música
contagiante, risada de criança, um beija-flor vivo, etc.
Sugestão de Elos.
- Quem tem a alma mais bela?
- Quem me fez uma promessa?
- Quem é o mais cruel com seus inferiores?
- Quem se sente irresistivelmente atraído a mim?
Urbano
Você cresceu nas ruas, órfão ou
pobre. Você não tinha ninguém para cuidar de você e teve que aprender a se
virar. Contra todas as apostas você sobreviveu, e o fez através de esperteza,
força, velocidade ou uma combinação de cada.
Quando vasculha seus bolsos,
encontra um item pequeno útil para essa situação, mas apenas se puder explicar de
quem o roubou, e quando.
Sugestão de Elos.
- Quem pensa que eu sou um rato inútil?
- Quem é o mais familiar com fome?
- Quem me protege?
- Quem mostrou bondade à mim?
Veterano
Guerra está em sua vida desde
quando você consegue se lembrar. Você treinou de jovem em como usar armas e
armaduras, aprendendo as perícias básicas da sobrevivência, incluindo como
ficar vivo no campo de batalha, seja como soldado, mercenário, guarda ou
miliciano.
Quando é surpreendido durante
um descanso, você não é surpreso e sim estava preparado para isso.
Sugestão de Elos.
- Quem serviu comigo?
- Quem lutou pelo outro lado?
- Quem aqui está no comando?
- Quem eu acho que vai matar a todos nós?
Viajante
Você viajou por anos. Nesse tempo
você encarou tempestades poderosas, monstros e coisas piores. Você ama a linha
distante do horizonte, mas chegou a hora de tentar algo novo.
Quando lidera uma viagem, ela
acontece tranquila, ou ao menos você nota o perigo chegando com tempo de sobra.
Sugestão de Elos.
- Quem viajou longe comigo?
- Quem gosta de minhas histórias?
- Quem me contratou como guia?
- Quem me deve uma da última vez que viajamos juntos?
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on quinta-feira, fevereiro 06, 2020
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