Criar a personalidade
de seu personagem, seus traços, maneirismos, hábitos, crenças e defeitos, irá
ajudar a trazê-lo a vida quando jogar o jogo. Quatro categorias de traços de
personalidade são listados aqui: Traços de personalidade, ideais, elos e
defeitos. Além dessas categorias pense sobre as palavras e frases favoritas de
seu personagem, tiques e gestos habituais, vícios e manias, e tudo mais que
puder imaginar.
Traços
de Personalidade
Dê a seu personagem
dois traços de personalidade. Formas pequenas e simples de ajudar você a tornar
seu personagem diferente. Procure descrever algo interessante e divertido sobre
seu personagem, e não qualidades genéricas. Eles podem ser gostos, desgostos,
feitos, maneirismos, influências etc.
Ideais
Descreva um ideal que
motiva seu personagem. Seus ideais são as coisas que ele acredita, o princípio
fundamental de moral e ética que o compele. Ideais podem respondem uma das
seguintes perguntas: Quais são os princípios que nunca trairá? O que te faria
cometer sacrifícios? O que te leva a agir e te guia a seus objetivos e
ambições? Qual é a coisa mais importante que você tenta fazer?
Elos
Crie um elo para seu
personagem. Elos representam conexão com pessoas, lugares e eventos no mundo.
Eles ligam você a coisas de seu Antecedente. Eles podem te inspirar a atos de
heroísmo, ou fazer você agir contra o bom-senso caso sejam ameaçados. Elos
podem responder uma das seguintes perguntas: Com quem você se importa mais? A
que lugares você sente uma conexão especial? Qual é sua posse mais querida?
Defeito
Finalmente, escolha um
defeito para seu personagem. Ele pode representar um vício, compulsão, medo ou
fraqueza, algo que alguém poderia explorar para trazer sua ruína ou forçá-lo a
agir contra o bom-senso. Mais significantes do que traços de personalidade
negativos, um defeito pode responder uma das seguintes perguntas: O que te
deixa irado? Que pessoa, conceito ou evento que você tem pavor? Quais são seus
vícios?
Inspiração
Inspiração é uma
ferramenta que o mestre usa para recompensar a interpretação de seu personagem
de forma verdadeira a sua personalidade.
Ganhando
Inspiração: O mestre pode lhe dar Inspiração por
uma variedade de razões. Tipicamente Inspiração é dada quando você interpreta
seus traços de personalidade, se rende as desvantagens trazidas por um elo ou
defeito, ou de alguma forma interpreta seu personagem de forma apropriada. Ou
você tem Inspiração ou não tem; não é possível acumular Inspiração.
Usando
Inspiração: Você pode usar Inspiração para ganhar
Vantagem em uma rolagem qualquer. Adicionalmente você pode recompensar um outro
jogador por boa interpretação, criatividade ou ter feito algo excitante no
jogo, algo que realmente contribua com a história e com a diversão de forma
interessante. Você dá a Inspiração de seu personagem para o dele.
Antecedentes
Toda história tem um
começo. Seu Antecedente revela de onde seu personagem veio, como se tornou um
aventureiro, e seu lugar no mundo. Escolher um Antecedente providencia dicas
importantes sobre a identidade de seu personagem. A pergunta mais importante
para fazer sobre seu Antecedente é “O
que mudou?”. Por que parou de fazer seja lá o que for seu Antecedente para
fazer o que faz agora? De onde conseguiu o dinheiro para seu equipamento, ou se
é de um Antecedente rico, por que você não tem mais dinheiro? Como aprendeu as
perícias de sua classe? O que te separa das pessoas comum de seu Antecedente?
Além de sugestões de interpretação, Antecedentes garantem benefícios concretos,
listados abaixo.
Proficiências:
Cada Antecedente dá proficiência em duas perícias; muitos deles também garantem
proficiência com uma ou mais ferramentas. Sempre que o personagem recebe a
mesma proficiência de duas fontes diferentes, ele pode escolher outra.
Idiomas:
Alguns Antecedentes permitem aprender idiomas adicionais.
Equipamento:
Cada Antecedente providencia uma quantidade de equipamento extra.
Recurso:
Cada Antecedente também lhe indica um Recurso, um benefício que você pode
acessar e que pode lhe ajudar durante a interpretação.
Criando
o Seu
Você pode querer mudar
alguns traços de seu Antecedente para se encaixar melhor no personagem que tem
em mente, ou mesmo criar um Antecedente somente seu. Para isso escolha um
Recurso, duas perícias, um total de duas ferramentas ou idiomas, dois traços de
personalidade, um ideal, um elo e um defeito.
Artesão
de Guilda
Você é membro de uma
guilda de artesãos, hábeis em um campo particular e associado a outros. Você
aprendeu suas perícias como o aprendiz de um mestre ou junto de uma guilda, até
se tornar um mestre você também.
Perícias:
Intuição, Persuasão.
Ferramentas:
Uma ferramenta de artesão.
Equipamento:
Uma ferramenta de artesão, uma carta de referência de sua guilda, roupas de
viajante e 15po.
Tipo
de Guilda
1
-
Alquimistas e farmacêuticos.
2
-
Armeiros e armoreiros.
3
-
Fazedores de bebidas.
4
-
Calígrafos, escribas e escrivãos.
5
-
Carpinteiros e rebocadores.
6
-
Cartógrafos.
7
-
Sapateiros.
8
-
Cozinheiros e padeiros.
9
-
Vidraceiros e fabricantes de vidro.
10
-
Joalheiros e ourives.
11
-
Coureiros, esfoladores e curtidores.
12
-
Maçons e pedreiros.
13
-
Pintores, e fazedores de sinais.
14
-
Oleiros.
15
-
Construtores de barcos e velas.
16
-
Ferradores e forjadores de metal.
17
-
Engenhoqueiros e conjuradores.
18
-
Fazedores de carroças e rodas.
19
-
Tecelões e tintureiros.
20
-
Entalhadores e tanoeiros.
Recurso:
Membro de Guilda
Como um membro respeitado
de guilda você tem benefícios. Seus companheiros de guilda vão lhe providenciar
alimentação e hospedagem, e pagar por seus custos funerais, sem necessário.
Guildas costumam ter um grande poder político, se você for acusado de um crime
a guilda irá lhe dar suporte caso seja inocente ou seu crime justificável. Você
deve pagar 5po por mês para fazer parte de sua guilda.
Personalidade
1
-
Eu acredito que se algo vale a pena ser feito, deve ser feito bem. Não há fuga,
eu sou um perfeccionista mesmo.
2
-
Eu sou um esnobe que menospreza quem não sabe apreciar boa arte.
3
-
Eu sempre quero saber como as coisas e pessoas funcionam.
4
-
Eu sou cheio de aforismos e tenho um provérbio para cada ocasião.
5
-
Eu sou rude com pessoas que não tem minha dedicação a trabalho duro.
6
-
Eu gosto de discorrer longamente sobre minha profissão.
7
-
Eu me seguro a meu dinheiro e regateio incansavelmente.
8
-
Eu sou bem conhecido pelo meu trabalho e gosto de saber que as pessoas gostam
dele. Eu fico abalado quando pessoas não ouviram falar de mim.
Ideal
1
- Comunidade: É o dever de todo povo civilizado a
reforçar os elos de comunidade e segurança da civilização.
2
- Generosidade: Meus talentos foram dados a mim para
que eu os use em benefício do mundo.
3
- Liberdade: Todo mundo deve ser livre para escolher
sua profissão.
4
- Ganância: Eu estou nisso só pelo dinheiro.
5
- Pessoas: Eu sou dedicado às pessoas com quem me importo, não
a ideais.
6
- Aspiração: Eu trabalho duro para ser o melhor que
há em minha profissão.
Elo
1
-
A loja onde aprendi minha profissão é o lugar mais importante do mundo pra mim.
2
-
Eu criei um grande trabalho para alguém, e então descobri que ela não era digno
dele. Ainda estou procurando alguém digno.
3
-
Eu devo muito à minha guilda por me forjar em quem sou hoje.
4
-
Eu busco riqueza para conseguir o amor de alguém.
5
-
Um dia vou retornar à minha guilda e provar que sou o melhor artista de todos
eles.
6
-
Eu vou conseguir vingança contra as forces que destruíram meu negócio e local
de trabalho.
Defeito
1
-
Eu farei qualquer coisa para por minhas mãos em algo raro ou sem preço.
2
-
Eu rapidamente suponho que alguém está tentando me trapacear.
3
-
Ninguém deve descobrir que eu roubei dinheiro dos cofres da guilda.
4
-
Eu nunca estou satisfeito com o que tenho, seu sempre quero mais.
5
-
Eu mataria por um título de nobreza.
6
-
Eu sou muito invejoso quando alguém supera minha habilidade. Aonde vou eu vejo
rivais.
Variante:
Mercante de Guilda
Ao invés de uma guilda
de artesão você é de uma guilda mercante. Você vive de comprar e vender
produtos, ou a matéria-prima que artesãos precisam. Você pode ser um
importador, mercante local ou mesmo mestre de caravana. Ao invés de
proficiência em uma ferramenta de artesão você e proficiente em ferramentas de
navegação ou um outro idioma. Ao invés de começar com ferramentas você começa
com uma mula ou carroça.
Acólito
Você passou sua vida em
serviço de um templo. Você age como um intermediário entre o reino do sagrado e
do mundo mortal, fazendo ritos sagrados e oferecendo sacrifícios para guiar os
fieis à presença do divino. Acólito e clérigo não são a mesma coisa: Um
milagreiro andarilho pode ser respeitado como canalizador do divino, mas não
ter nenhuma autoridade na religião.
Perícias:
Intuição, Religião.
Idiomas:
Dois à sua escolha.
Equipamento:
Um símbolo sagrado, um livro de oração, cinco bastões de incenso, vestimentas,
roupas comuns, e 15po.
Recurso:
Abrigo dos Fiéis
Você tem o respeito de
outros de sua fé, e pode fazer as cerimônias religiosas de sua divindade. Você
e seus companheiros podem esperar cura e cuidado grátis em um templo de sua fé,
apesar de precisar pagar componentes caros. Sua religião e doações lhe
sustentam em um estilo de vida Modesto.
Você também pode ter
elos com um templo em particular, seja onde morou ou onde mora agora, e
enquanto próximo dele você tem assistência garantida de seus sacerdotes, desde
que não seja algo perigoso.
Personalidade
1
-
Eu favoreço um herói particular de minha fé, e constantemente falo de seus
feitos como exemplo.
2
-
Eu consigo simpatizar mesmo com o pior inimigo, tendo empatia para com ele e me
esforçando para alcançar paz.
3
-
Eu vejo sinais em todo evento e ação. Os deuses tentam falar conosco, nós
apenas precisamos ouvir.
4
-
Nada abala minha atitude otimista.
5
-
Eu menciono (ou menciono errado) textos sagrados constantemente.
6
-
Eu sou tolerante (ou intolerante) com outras religiões, e respeito (ou condeno)
o louvor de outros deuses.
7
-
Eu tive boa comida, bebida e companhia entre a elite de meu templo. Vida
simples me afeta.
8
-
Eu passei tanto tempo no templo que tenho pouca experiência prática com pessoas
do mundo externo.
Ideal
1
- Tradição: As antigas tradições devem ser
preservadas e seguidas.
2
- Caridade: Eu sempre tento ajudar os necessitados,
custe o que custar.
3
- Mudança: Devemos tentar nos adaptar às mudanças que os
deuses introduzem no mundo.
4
- Poder: Eu anseio um dia chegar ao topo da hierarquia
religiosa de minha fé.
5
- Fé: Eu confio que minha divindade irá guiar minhas
ações. Se eu me esforçar, tudo ocorrerá bem.
6
- Aspiração: Eu tento me provar digno de meu deus ao
basear minhas ações em seus ensinamentos.
Elo
1
-
Eu morreria para recuperar um artefato de minha fé perdido há muito tempo.
2
-
Um dia irei conseguir vingança contra a hierarquia corrupta que me declarou um
herege.
3
-
Eu devo minha vida ao sacerdote que cuidou de mim quando meus pais morreram.
4
-
Tudo o que eu faço é pelo povo comum.
5
-
Eu farei de tudo para proteger o templo em que servi.
6
-
Eu tento proteger um texto sagrado que meus inimigos consideram herege e tentam
destruir.
Defeito
1
-
Eu julgo os outros de forma muita dura, e eu ainda mais severamente.
2
-
Eu confio demais naqueles que possuem poder dentro da hierarquia de meu templo.
3
-
Minha fé às vezes me faz confiar cegamente naqueles que clamam a mesma fé.
4
-
Eu sou inflexível.
5
-
Eu suspeito de estranhos e espero o pior deles.
6
-
Uma vez que eu escolha um objetivo eu me obceco nele em exclusão a tudo o mais
na minha vida.
Agente
Muitas organização não
são presas à uma região geográfica, e seus membros atuam além de barreiras
políticas e onde a organização precisa. Um tipo de espião, contato ou diplomata,
você serviu a uma organização desse tipo.
Perícias:
Intuição e uma perícia de INT, SAB ou CAR, apropriada para sua organização.
Idiomas:
Dois à escolha.
Equipamento:
Emblema de sua organização, um livro de códigos, roupas comuns e 15po.
Recurso:
Abrigo Seguro
Você tem acesso a uma
rede de operativos e auxiliares que podem lhe ajudar. Você conhece palavras
secretas e senhas para acessar casas seguras, pouso grátis ou informação.
Outros agentes não arriscam vida ou serem descobertos para te ajudar porém.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Acólito.
Caçador
de Recompensas
Mesmo antes de ser
aventureiro sua vida era repleta de conflito, por que você capturava pessoas em
troca de pagamento, especialmente em um ambiente urbano. De pegador de ladrões
à "máscara de veludo" que caça bandidos de alta classe, você sabe
como encontrar sua presa.
Perícias:
Dois entre Enganação, Furtividade, Intuição e Persuasão.
Ferramentas:
Duas entre ferramentas de ladrão, instrumento musical ou jogo.
Equipamento:
Roupas apropriadas para sua profissão, e 20po.
Recurso:
Ouvido no Chão
Você tem contato com as
pessoas com quem suas presas se comunicam. Essa conexão vem na forma de
contatos em todo lugar que visita, alguém que lhe dá informação sobre as
pessoas e lugares da área.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Criminoso.
Cavaleiro
da Ordem
Você pertence a uma
ordem de cavalaria e jurou alcançar um certo objetivo. Apesar da palavra
cavaleiro invocar imagens de homens nobres montados em cavalos, ser um
cavaleiro é mais sobre a filosofia, dever e bravura do que um estilo de
combate.
Perícias:
Persuasão, e um entre Arcanismo, História ou Religião, apropriado para sua
ordem.
Ferramentas:
Instrumento musical ou jogo.
Idioma:
Um à escolha.
Equipamento:
Estandarte, sinete ou selo da ordem, roupas de viajante, e 10po.
Recurso:
Respeito do Cavaleiro
Você recebe apoio de
cavaleiros de sua ordem e aqueles que concordam com seus objetivos. Essa ajuda
vem na forma de refeições e abrigo, cura conforme apropriado, e o ocasional
risco de vida com o povo ajudando um cavaleiro ferido numa briga de rua.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Soldado.
Charlatão
Você sempre teve um
jeito com pessoas. Você sabe o que os faz funcionar, e com um pouco de cuidado
pode os ler como um livro. Você sabe o que as pessoas querem e dá isso a elas,
ou ao menos promete. O sensato é evitar coisas que parecem boas demais, mas
bom-senso está em falta quando você está por perto; negócios impossíveis
parecem reais quando feitos por você.
Perícias:
Enganação, Prestidigitação.
Ferramentas:
Kit de Disfarce, Kit de Falsificação.
Equipamento:
Roupas elegantes, um kit de disfarce, as ferramentas de seu golpe favorito
(óleo de cobra, um jogo para trapaceiro, etc) e 15po.
Golpe
Favorito
1
-
Trapaça em jogos.
2
-
Falsificação de documentos ou dinheiro.
3
-
Insinuar-se na vida das pessoas e roubar seu dinheiro.
4
-
Identidades falsas.
5
-
Golpes de mão rápida nas ruas.
6
-
Golpes de compra e venda.
Recurso:
Identidade Falsa
Você criou uma segunda
identidade que inclui documentos, conhecidos e disfarces. Você também consegue
forjar documentos, incluindo oficiais e cartas pessoais, desde que tenha um
exemplo do documento ou escrita que está tentando copiar.
Personalidade
1
-
Eu me apaixono facilmente, e sempre estou atrás de alguém.
2
-
Eu tenho uma piada para cada ocasião, especialmente onde humor é inapropriado.
3
-
Elogiar é meu truque favorito para conseguir o que eu quero.
4
-
Eu sou um jogador nato que não consegue resistir a correr um risco para o
potencial de pagamento.
5
-
Eu minto sobre quase tudo, mesmo quando não há boa razão para tal.
6
-
Sarcasmo e insultos são minha arma de escolha.
7
-
Eu mantenho diversos símbolos sagrados e invoco qualquer deus que for útil no
momento.
8
-
Eu furto qualquer coisa que pode ter algum valor.
Ideal
1
- Independência: Eu sou um espírito livre. Ninguém me
diz o que fazer.
2
- Justiça: Eu nunca tomo de quem não pode perder algumas
moedas.
3
- Caridade: Eu distribuo o dinheiro que consigo a
quem realmente precisa.
4
- Criatividade: Eu nunca faço o mesmo golpe duas vezes.
5
- Amizade: Bens materiais vêm a vão. Elos de amizade ficam
para sempre.
6
- Aspiração: Eu sou determinado a me tornar alguém
melhor.
Elo
1
-
Eu enganei a pessoa errada e preciso ter certeza que ele nunca cruze meu
caminho ou das pessoas com quem me importo.
2
-
Eu devo tudo a meu mentor - uma pessoa horrível que deve estar apodrecendo em
uma prisão.
3
-
Em algum lugar eu tenho um filho que não me conhece. Eu estou fazendo isso por
ele.
4
-
Eu venho de uma família nobre, e um dia vou recuperar minhas terras e títulos
daqueles que os tiraram de mim.
5
-
Uma pessoa poderosa matou alguém que eu amava. Em breve terei minha vingança.
6
-
Eu enganei e arruinei uma pessoa que não merecia. Eu me esforço em redimir meus
erros, mas acho que nunca me perdoarei.
Defeito
1
-
Eu não resisto a um rosto bonito.
2
-
Eu sempre estou devendo. Eu gasto meus ganhos mais rápido do que os obtenho.
3
-
Eu estou convencido de que ninguém pode me enganar do jeito que engano os
outros.
4
-
Eu sou ganancioso demais. Eu não resisto me arriscar caso tenha dinheiro
envolvido.
5
-
Eu não resisto a golpear pessoas mais poderosas do que eu.
6
-
Eu admito que vou fugir e salvar minha própria pele se as coisas ficarem feias.
Cortesão
Em tempos anteriores
você era uma figura de importância na corte de um nobre ou em uma organização
burocrática. Você pode até ter vindo de nascimento comum; é seu talento e não
seu sangue que lhe ganhara essa posição.
Perícias:
Intuição, Persuasão.
Idiomas:
Dois à escolha.
Equipamento:
Roupas elegantes e 5po.
Recurso:
Funcionário da Corte
Seu conhecimento de
burocracia lhe permite acessar os mecanismos internos de qualquer corte nobre
ou governo. Você sabe a quem apaziguar e a quem pedir favores, bem como quais
são as intrigas atuais.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Artesão de Guilda.
Criminoso
Você é um criminoso
experiente, com uma história em quebrar a lei. Você é muito mais próximo do que
a maioria das pessoas do mundo de assassinato, roubo e violência, e sobreviveu
até esse ponto ao ignorar as regras e regulamentos da sociedade.
Perícias:
Enganação, Furtividade.
Ferramentas:
Um tipo de jogo, ferramentas de ladrão.
Equipamento:
Um pé de cabra, roupas comum com capuz, e 15po.
Especialidade
1
-
Chantagista.
2
-
Ladrão.
3
-
Leão de Chácara.
4
-
Atravessador.
5
-
Assaltante de estrada.
6
-
Matador de aluguel.
7
-
Batedor de carteira.
8
-
Contrabandista.
Recurso:
Contato Criminal
Você tem um contato
confiável entre você e uma rede criminosa. Você sabe como mandar mensagens a
seu contato, mesmo a grandes distâncias. Especificamente, você conhece os
mensageiros, mestres de caravana e marinheiros corruptos dispostos a entregar
esse tipo de mensagem.
Personalidade
1
-
Eu sempre tenho um plano para quando as coisas derem errado.
2
-
Eu estou sempre calmo, independente da situação. Eu nunca ergo minha voz ou
deixo minhas emoções me controlarem.
3
-
A primeira coisa que faço num local é notar a localização de coisas valiosas
-ou onde poderiam estar escondidas.
4
-
Eu preferiria fazer um novo amigo a um novo inimigo.
5
-
Eu demoro pra confiar. Aqueles que parecem os melhores geralmente são os com
mais a esconder.
6
-
Eu não presto atenção aos riscos de uma situação. Nunca me diga as chances.
7
-
A melhor forma de me forçar a fazer algo é me dizer que eu não consigo.
8
-
Eu explodo ao menor insulto.
Ideal
1
- Honra: Eu não roubo de parceiros de profissão.
2
- Liberdade: Correntes foram feitas para serem quebradas,
bem como quem as forjou.
3
- Caridade: Eu roubo dos ricos para dar aos pobres.
4
- Ganância: Eu roubo dos ricos para dar a mim mesmo.
5
- Pessoas: Eu sou leal a meus amigos, não e meus ideais, e
todos os outros que se danem.
6
- Redenção: Há uma fagulha de bem em todo mundo.
Elo
1
-
Eu estou tentando pagar uma dívida que devo a um benfeitor generoso.
2
-
Meus ganhos vão para minha família.
3
-
Algo importante foi tomado de mim e eu busco pegá-lo de volta.
4
-
Eu vou me tornar o maior ladrão que já existiu.
5
-
Eu sou culpado de um crime terrível. Eu espero que possa me redimir.
6
-
Alguém que eu amava morreu por causa de um erro que cometi. Isso nunca vai
acontecer de novo.
Defeito
1
-
Quando eu vejo algo de valor não consigo evitar pensar em como roubá-lo.
2
-
Se forçado a escolher entre amigos e dinheiro eu costume escolher dinheiro.
3
-
Se tem um plano, eu vou esquecê-lo. Se eu não esquecer, eu vou ignorá-lo.
4
-
Eu tenho uma falha que revela que estou mentindo.
5
-
Eu fujo quando as coisas ficam ruins.
6
-
Uma pessoa inocente está na prisão por causa de algo que eu fiz. Eu não tenho
problema com isso.
Variante:
Espião
Apesar de suas
capacidades não serem diferentes de um bandido comum, você aprendeu essa arte
em um contexto diferente: O de agente de espionagem. Você pode ser sancionado
pela coroa, ou talvez um agente livre vendendo informações.
Entretenimento
Você é seu melhor na
frente de um público. Você sabe como prendê-los, entretê-los, e mesmo
inspirá-los. Sua música pode instigar corações, sua música erguer espíritos,
sua dança capturar mentes. Seja qual for a técnica, sua arte é sua vida.
Perícias:
Acrobacia, Performance.
Idiomas:
Kit de Disfarce, um instrumento musical.
Equipamento:
Um instrumento musical, um item de um admirador (carta romântica, badulaque,
mecha de cabelo, etc), uma fantasia e 15po.
Especialidade
1
-
Ator.
2
-
Dançarino.
3
-
Engolidor de fogo.
4
-
Bobo.
5
-
Malabarista.
6
-
Instrumentalista.
7
-
Poeta.
8
-
Cantor.
9
-
Contador de histórias.
10
-
Acrobata.
Recurso:
Por Exigência Popular
Você sempre consegue
encontrar um lugar para atuar, geralmente em uma taverna ou estalagem, mas
possivelmente em um circo, teatro ou na corte de um nobre. Em tais lugares você
recebe alimentação e pouso modesto ou confortável (dependendo da qualidade do
estabelecimento), desde que atue todas as noites. Adicionalmente sua
performance lhe deixa famoso; estranhos que lhe reconhecem em locais onde se
apresentou tendem a gostar de você.
Personalidade
1
-
Eu conheço uma história relevante para quase toda situação.
2
-
Sempre que eu chego num lugar novo eu coleto rumores e espalho fofocas.
3
-
Eu sou um romântico incurável, sempre procurando por aquele “alguém especial”.
4
-
Ninguém fica bravo perto de mim por muito tempo, pois eu sempre consigo acalmar
ânimos.
5
-
Eu amo um bom insulto, mesmo os voltados contra mim.
6
-
Eu fico amargo se não sou o centro das atenções.
7
-
Eu não aceito nada menos que a perfeição.
8
-
Eu mudo de humor ou de ideia tão rápido quanto mudo de notas musicais.
Ideal
1
- Beleza: Quando toco eu torno o mundo algo melhor.
2
- Tradição: As histórias, lendas e canções do
passado não devem ser esquecidas nunca, pois nos ensinam quem somos.
3
- Criatividade: O mundo precisa de novos ideais e ações.
4
- Ganância: Eu só estou nessa pela fama e dinheiro.
5
- Pessoas: Eu gosto de ver a satisfação no rosto das pessoas
quando atuo. Isso é tudo o que importa.
6
- Honestidade: Arte deve refletir a alma; deve vir de
dentro e refletir quem nós realmente somos.
Elo
1
-
Meu instrumento é minha posse mais estimada, e me lembra de alguém que eu amo.
2
-
Alguém roubou meu precioso instrumento, e um dia eu vou recuperá-lo.
3
-
Eu quero ser famoso, custe o que custar.
4
-
Eu valorizo um herói de eras passadas e meço meus feitos contra os dele.
5
-
Eu vou fazer de tudo para me provar superior a meu odiado rival.
6
-
Eu faria de tudo pelos membros de minha antiga trupe.
Defeito
1
-
Eu farei qualquer coisa por fama e renome.
2
-
Eu adoro um rosto bonito.
3
-
Um escândalo me proíbe de voltar para casa. Esse tipo de problema parece me
seguir.
4
-
Uma vez eu provoquei um nobre que ainda quer minha cabeça. Foi um erro que
provavelmente vai se repetir.
5
-
Eu tenho dificuldade em esconder minhas intenções verdadeiras. Minha língua
afiada me causa problemas.
6
-
Apesar de meus esforços, eu não sou confiável.
Variante:
Gladiador
Tanto no ramo do
entretenimento quanto qualquer menestrel, um gladiador é treinado na arte de
transformar o combate em um espetáculo digno de audiência. Seu Recurso pode ser
utilizado em locais que possuam combate, como arena de gladiadores ou ringues
de luta; e no equipamento pode trocar um instrumento por uma arma incomum mas
barata, como um tridente ou rede.
Eremita
Você viveu afastado,
seja numa comunidade fechada como um monastério ou totalmente sozinho. Em seu
tempo afastado da sociedade você encontrou solidão quieta e talvez as respostas
que procurava.
Perícias:
Medicina, Religião.
Idiomas:
Uma de escolha.
Ferramentas:
Kit de Herbalista.
Equipamento:
Um porta-pergaminho com anotações, um cobertor de inverno, roupas comuns, kit
de herbalista, 5po.
Motivo
de Afastamento
1
-
Busca por iluminação.
2
-
Vida comunitária em acordo com uma ordem religiosa.
3
-
Exílio por um crime (cometido ou não).
4
-
Afastamento após um grande evento.
5
-
Necessidade de solidão e silêncio para produzir.
6
-
Comungar com a natureza, longe da civilização.
7
-
Protetor de uma ruína ou relíquia antiga.
8
-
Peregrinação.
Recurso:
Descoberta
Sua peregrinação lhe
garantiu uma poderosa descoberta, de acordo com seu afastamento; uma verdade
sobre os deuses, cosmos, forças da natureza ou mesmo história. Pode ser
informação importante para um grupo, ou perigosa para os que lhe exilaram, um
dos motivos de seu retorno à sociedade. O mestre trabalhará com você sobre a
natureza e impacto de sua descoberta.
Personalidade
1
-
Eu fiquei isolado por tempo demais, raramente falando.
2
-
Eu sou completamente sereno, mesmo frente ao perigo.
3
-
O líder de minha comunidade tinha algo sábio a dizer sobre todo tópico, e eu me
esforço em dividir essa sabedoria.
4
-
Eu sinto uma simpatia tremenda por todos os sofredores.
5
-
Eu não entendo de etiqueta e expectativas sociais.
6
-
Eu ligo tudo o que ocorre comigo a um grande plano cósmico.
7
-
Eu costume me perder em meus pensamentos e contemplação, desatento a minha
volta.
8
-
Eu estou trabalhando em uma grande teoria, e amo dividir minhas ideais.
Ideal
1
- Bem Maior: Meus dons são para ser divididos com
todos, não para serem usados em meu benefício.
2
- Lógica: Emoções não devem nublar nossas noções de certo e
errado ou nosso pensamento lógico.
3
- Pensamento Livre: Questionamento e curiosidade são os
pilares do progresso.
4
- Poder: Solidão e contemplação são caminhos para o poder
místico e mágico.
5
- Viva e Deixe Viver: Se meter nos assuntos dos outros só
causa problemas.
6
- Autoconhecimento: Se você conhece a si, não há mais nada
para conhecer.
Elo
1
-
Nada é mais importante do que membros de minha cabala, ordem ou associação.
2
-
Eu me afastei para me esconder dos que me caçavam. Um dia terei que
enfrentá-los.
3
-
Eu ainda busco a iluminação que procurei no afastamento.
4
-
Eu me afastei por que amava alguém que não podia ter.
5
-
Se minha descoberta for revelada pode trazer ruína ao mundo.
6
-
Meu isolamento me trouxe grande conhecimento sobre um grande mal que apenas eu
posso destruir.
Defeito
1
-
Agora que voltei ao mundo eu aproveito seus prazeres um pouco demais.
2
-
Eu tenho pensamentos ruins que minha isolação não conseguiu afogar.
3
-
Eu sou dogmático em meus pensamentos e filosofia.
4
-
Eu deixo minha necessidade de vencer argumentos superar amizades e harmonia.
5
-
Eu arriscaria coisas demais para descobrir um pedacinho de conhecimento
perdido.
6
-
Eu gosto de manter segredos e não os divido com ninguém.
Escolástico
Em seus anos formativos
você se encontrou em uma das grandes instituições de ensino do mundo, onde você
aprendeu que conhecimento é tesouro maior que ouro e gemas.
Perícias:
História, e uma entre Arcanismo, Natureza e Religião.
Idiomas:
Dois à escolha.
Equipamento:
Robes de sua ordem, kit de escrita (tinta, caneta, afiador de pena e
pergaminhos), um livro emprestado e 10po.
Recurso:
Acesso à Biblioteca
Você tem acesso livre à
maior parte das bibliotecas de sua ordem. Apesar de algumas informações serem
preciosas ou secretas, você tem uma boa idéia sobre como lidar com a
burocracia. Adicionalmente você recebe tratamento preferencial em outras
bibliotecas e com professores e escolásticos.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Sábio.
Forasteiro
Você cresceu no ermo,
longe da civilização e os confortos das cidades e tecnologia. Mesmo em locais
onde você não conhece os detalhes do terreno, você ainda é hábil nos caminhos
do ermo.
Perícias:
Atletismo, Sobrevivência.
Idiomas:
Um a escolha.
Ferramentas:
Um instrumento musical.
Equipamento:
Um cajado, armadilha de caçador, um troféu de uma presa, roupas de viajante e
10po.
Origem
1
-
Mateiro.
2
-
Armadilheiro.
3
-
Colono.
4
-
Guia.
5
-
Exilado ou pária.
6
-
Caçador de recompensa.
7
-
Peregrino.
8
-
Nômade tribal.
9
-
Caçador-coletor.
10
-
Assaltante tribal.
Recurso:
Andarilho
Você tem uma memória
excelente para mapas e geografia, e sempre pode se lembrar de terreno, postos
de civilização e outros traços em volta. Você também pode encontrar comida e
água para você e até mais cinco pessoas a cada dia, desde que a região os
ofereça.
Personalidade
1
-
Eu sou movido por uma natureza aventureira que me levou para longe de casa.
2
-
Eu cuido de meus amigos como se fosse uma ninhada de filhotes.
3
-
Uma vez eu corri 25 milhas sem parar para avisar minha tribo de um perigo, e o
faria de novo de necessário.
4
-
Eu tenho uma lição para cada situação, tiradas de observação da natureza.
5
-
Eu não dou valor a pessoas ricas ou elegantes; dinheiro e boas maneiras não vão
lhe salvar e uma fera faminta.
6
-
Eu sempre estou pegando coisas, mexendo com elas e as vezes as quebrando.
7
-
Eu me sinto muito mais confortável em volta de animais do que de pessoas.
8
-
Na verdade eu fui realmente criado por lobos.
Ideal
1
- Mudança: A vida é como as estações, em constante mudança, e
nós precisamos nos adaptar.
2
- Bem Maior: É o dever de todos trazerem a maior quantidade
de felicidade para a tribo toda.
3
- Honra: Se eu desonrar a mim, desonro minha tribo toda.
4
- Poder: Os mais fortes devem governar.
5
- Natureza: O mundo natural é mais forte do que
todos os construtos da civilização.
6
- Glória: Eu devo alcançar glória, para mim e para meu clã.
Elo
1
-
Minha família, clã ou tribo é a coisa mais importante em minha vida, mesmo que
estejam longe de mim.
2
-
Um ferimento no ermo de meu lar é um ferimento em mim.
3
-
Eu trarei ira terrível sobre os destruidores de minha terra natal.
4
-
Eu sou o ultimo de meu povo, e devo garantir que seu nome vire lenda.
5
-
Eu sofro terríveis visões de desastres por vir, e farei de tudo para evitá-los.
6
-
É meu dever providenciar crianças para sustentar minha tribo.
Defeito
1
-
Eu gosto demais de vinho, cerveja e semelhantes.
2
-
Não há espaço para cautela em uma vivida ao máximo.
3
-
Eu me lembro de cada insulto sofrido e tenho um rancor silencioso em relação a
quem me causou mal.
4
-
Eu demoro em confiar em pessoas de outras raças, tribos e sociedades.
5
-
Violência é minha resposta para quase todo desafio.
6
-
Não espere que eu salve quem não consegue se salvar; é o caminho da natureza
que os fortes vivam e os fracos pereçam.
Guarda
da Cidade
Você serviu em uma
cidade, sendo uma defesa contra o crime. Você não era um soldado, voltado
contra possíveis inimigos, e sim proteger e policiar a população da cidade.
Perícias:
Atletismo, Intuição.
Idiomas:
Dois à escolha.
Equipamento:
Um uniforme, chifre de sinal, grilhões e 10po.
Recurso:
Olho do Guardião
Sua experiência com
proteger a lei lhe dá uma boa noção com leis locais. Você facilmente encontra o
posto da guarda local e organizações similares, bem como antros de atividade
criminosa.
Variante:
Investigador
Ao invés de ser um
guarda você era um detetive que resolvia crimes, uma profissão incomum no
campo, mas que surge em regiões de tamanho decente. Você recebe proficiência em
Atletismo ao invés de Investigação.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Soldado.
Herdeiro
Você herdou algo de
grande valor, não apenas dinheiro e riqueza, mas um objeto que fora confiado
apenas à você. A revelação dessa herança mudou sua vida e lhe colocou no
caminho da aventura.
Perícias:
Sobrevivência, e um entre Arcanismo, História ou Religião.
Ferramentas:
Instrumento musical ou jogo
Equipamento:
Sua herança, roupas de viajante, um item que é proficiente, e 15po.
Recurso:
Herança
Crie com o mestre uma
herança ou escolha uma da lista. Ela servirá como gancho para o mestre, que
criará junto com você mais detalhes. O item pode por exemplo ser crucial para
algo, ou um item mágico menor que torna-se mais potente com o tempo.
Herança
1
-
Um documento, como um mapa, carta ou diário.
2-3
-
Um trinket.
4
-
Uma peça de vestuário.
5
-
Uma jóia.
6
-
Um livro arcano ou de fórmulas.
7
-
Uma história, poema ou segredo.
8
-
Uma tatuagem ou marca corporal.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Herói do Povo.
Herói
do Povo
Você vem de uma posição
social humilde, mas seu destino é algo muito maior. O povo de onde veio pode
lhe ver como um campeão, e é seu destino enfrentar os monstros e tiramos que
ameaçam o povo comum.
Perícias:
Adestrar Animais, Sobrevivência.
Ferramentas:
Uma ferramenta de artesão, veículos (terra).
Equipamento:
Uma ferramenta de artesão, uma pá, uma panela de ferro, roupas comuns e 10po.
Reviravolta
1
-
Enfrentou os agentes de um tirano.
2
-
Salvou pessoas de um desastre natural.
3
-
Encarou um monstro terrível.
4
-
Roubou de corruptos para ajudar os pobres.
5
-
Liderou uma milícia contra uma ameaça.
6
-
Invadiu a fortaleza de um tirano e roubou armas para o povo.
7
-
Treinou a plebe para usar ferramentas de fazenda como armas.
8
-
Um nobre removeu um decreto impopular depois um ato simbólico seu contra.
9
-
Teve seu destino revelado por uma criatura mágica.
10
-
Recrutado para um exército subiu de posto e foi elogiado por seu heroísmo.
Recurso:
Hospitalidade Rústica
Vindo do povo comum você
encontra espaço entre eles. Sempre pode encontrar lugar para se esconder,
descansar ou se recuperar entre o povo comum, a não ser que tenha se mostrado
um perigo para eles; a plebe lhe esconde da lei ou de quem o persegue, apesar
de não arriscarem a vida por você.
Personalidade
1
-
Eu julgo as pessoas por suas ações, não suas palavras.
2
-
Se alguém está com problemas, eu sempre estou pronto para ajudar.
3
-
Quando eu me foco em algo eu vou até o fim, independente do que esteja no
caminho.
4
-
Eu tenho uma noção forte de fair play e sempre tento achar um meio termo em
discussões.
5
-
Eu confio em minhas habilidades e faço o que posso para instigar confiança nos
outros.
6
-
Pensar é para os outros. Eu prefiro ação.
7
-
Eu emprego vocábulos prolixos de modo inexato, em diligência de bacorejar-me
astuto.
8
-
Eu me entedio fácil. Quando eu vou começar a lidar com meu Destino?
Ideal
1
- Respeito: As pessoas merecem ser tratadas com
dignidade e respeito.
2
- Equivalência: Ninguém deveria ser tratado
preferencialmente pela lei, e ninguém está acima dela.
3
- Liberdade: Tiranos não podem ser permitidos a
oprimir o povo.
4
- Poder: Se eu me tornar forte poderei tomar o que eu quiser.
5
- Sinceridade: Não há razão em fingir ser algo que não
sou.
6
- Destino: Nada pode evitar que eu encontre meu destino.
Elo
1
-
Eu tenho uma família, mas não faço ideia de onde esteja. Eu espero vê-la de
novo um dia.
2
-
Eu arei a terra, eu amo a terra, e irei proteger a terra.
3
-
Um nobre orgulhoso uma vez me surrou, e por causa disso eu vou me vingar em
todos os fortões que encontrar.
4
-
Minhas ferramentas são símbolos de minha vida passada, e eu os carrego para que
eu nunca esqueça minhas raízes.
5
-
Eu protejo aqueles que não podem se proteger.
6
-
Eu queria que meu amor de infância tivesse vindo comigo atrás de meu destino.
Defeito
1
-
O tirano que governa minhas terras vai fazer de tudo para me ver morto.
2
-
Eu estou convencido do significado do meu destino, e cego para as chances de
falha.
3
-
As pessoas que me conheciam sabem de meu segredo vergonhoso, por isso nunca
posso voltar para casa.
4
-
Eu tenho uma fraqueza pelos vícios da cidade, especialmente bebida forte.
5
-
Em segredo eu acredito que as coisas seriam melhores se eu fosse o tirano.
6
-
Eu tenho dificuldade em confiar nos meus aliados.
Mercenário
Veterano
Você lutava por
dinheiro, e não por ideais, e está acostumado com arriscar a vida por uma fatia
de tesouro. Sua experiência lhe torna familiar com a vida de aventureiro, e lhe
rende boas histórias.
Perícias:
Atletismo, Persuasão.
Ferramentas:
Um tipo de jogo e veículos (terrestres).
Equipamento:
Uniforme, insígnia de posto, um jogo, e 10po.
Recurso:
Vida de Mercenário
Você consegue
identificar companhias mercenárias pelos símbolos, bem como sua reputação e
comandantes. Você consegue encontrar tavernas que mercenários frequentam, e
consegue trabalho mercenário entre aventuras.
Características
Sugeridas
Use Personalidade,
Ideal, Elo e Defeito do antecedente Soldado.
Navegante
Você navegou por anos. Nesse
tempo você encarou tempestades poderosas, monstros e aqueles tencionando
afundar seu navio. Você ama a linha distante do horizonte, mas chegou a hora de
tentar algo novo. Navegantes podem escolher entre dois Recursos.
Perícias:
Atletismo, Percepção.
Idiomas:
Ferramentas de navegação, veículos (água).
Equipamento:
Um porrete, 15m de corda de seda, um amuleto da sorte, roupas comuns e 10po.
Recurso:
Passagem de Navio
Quando precisa você
consegue arranjar passagem grátis pra você e seus companheiros. Você pode
velejar seu antigo navio, com amigos ou conhecidos, ou oferecendo seu
conhecimento em troca. Como você está dependendo de um favor, as viagens
geralmente não vão atender todas as suas necessidades. Espera-se que você e seu
grupo ajudem durante a viagem.
Recurso:
Reputação Ruim
Não importa aonde você
vá, as pessoas tem medo de sua reputação. Quando em terras civilizadas você
consegue escapar de ofensas menores como não pagar uma bebida na taverna ou uma
briga, por que a maioria das pessoas não tem coragem de te entregar para as
autoridades.
Personalidade
1
-
Meus amigos sabem que podem confiar em mim.
2
-
Eu trabalho muito para poder me divertir ainda mais quando o trabalho terminar.
3
-
Eu gosto de navegar a novos portos e fazer novos amigos em volta de uma garrafa
de cerveja.
4
-
Eu estico a verdade para conseguir uma boa história.
5
-
Para mim uma briga de taverna é uma boa forma de conhecer uma nova cidade.
6
-
Eu nunca digo não a uma aposta amistosa.
7
-
Meu palavreado é tão sujo quanto um galinheiro.
8
-
Eu gosto de um trabalho bem feito, especialmente se eu puder convencer alguém a
fazê-lo.
Ideal
1
- Respeito: O que mantém um navio unido é o
respeito mútuo entre o capitão e a tripulação.
2
- Justiça: Todos trabalhamos, todos dividimos as recompensas.
3
- Liberdade: O mar é liberdade, liberdade para ir
onde quiser e fazer qualquer coisa.
4
- Maestria: Eu sou um predador, e os outros navios
no mar são minhas presas.
5
- Pessoas: Eu sou dedicado a meus companheiros, não ideais.
6
- Aspiração: Um dia eu terei meu próprio navio e
farei meu próprio destino.
Elo
1
-
Eu sou leal a meu capitão primeiro, tudo o mais vem em segundo.
2
-
O navio é a coisa mais importante - capitães e companheiros vêm e vão.
3
-
Eu vou sempre me lembrar de meu primeiro navio.
4
-
Em um porto eu tenho um amor cujos olhos quase me roubaram do mar.
5
-
Eu fui roubado de minha parte justa nos lucros, e pretendo conseguir o que é
meu.
6
-
Piratas mataram meu capitão e tripulação, tomaram nosso navio e me deixaram
para morrer. Eu terei minha vingança.
Defeito
1
-
Eu sigo ordens, mesmo que eu ache elas erradas.
2
-
Eu direi qualquer coisa para evitar trabalho extra.
3
-
Uma vez que alguém questiona minha coragem eu não volto atrás, não importa quão
perigoso.
4
-
Uma vez que eu comece a beber, é difícil parar.
5
-
Eu não consigo evitar em afanar moedas que eu vejo soltas.
6
-
Meu orgulho vai me destruir.
Variante:
Pirata
Você passou sua
juventude debaixo de um terrível pirata, uma criatura feroz que lhe ensinou a
sobreviver em um mundo de tubarões e selvagens. Piratas usam o Recurso Má
Reputação.
Nobre
Você entende poder,
riqueza e privilégio. Você possui um título nobre e sua família é dona de
terras, coleta impostos e tem influência política. Você e o mestre devem
conversar sobre sua nobreza, terras, títulos, posição social e mais. O Nobre
pode escolher entre dois recursos diferentes.
Perícias:
História, Persuasão.
Idiomas:
Uma à escolha.
Ferramentas:
Um jogo à escolha.
Equipamento:
Roupas boas, um sinete, identificações e 25po.
Recurso:
Posição de Privilégio
Graças a seu título as
pessoas tendem a esperar o melhor de você. Você é bem recebido em alta
sociedade, e as pessoas assumem que você tem o direito de estar onde está. O
povo comum tenta evitar lhe desagradar, e você pode conseguir uma audiência com
nobres locais.
Recurso:
Servos
Você tem o serviço de
até três servos fiéis à sua família, atendentes, mensageiro, mordomos, etc.
Seus servos são plebeus que realizam funções simples, mas não lutam por você
nem o acompanham em situações perigosas.
Personalidade
1
-
Minha bajulação eloquente faz com que qualquer pessoa com quem converso se
sinta a mais importante do mundo.
2
-
O povo comum me ama por minha bondade e generosidade.
3
-
Pela minha aparência elegante ninguém pode duvidar que estou acima das massas
sujas.
4
-
Eu me esforço muito para sempre estar no meu melhor e seguir as últimas modas.
5
-
Eu não gosto de sujar minhas mãos, e não serei pego em acomodações impróprias.
6
-
Apesar de meu nascimento nobre eu não me boto acima de outras pessoas. Temos
todos o mesmo sangue.
7
-
Meu apoio uma vez perdido, é perdido para sempre.
8
-
Se você me ferir eu irei esmagar você, arruinar seu nome e salgar seus campos.
Ideal
1
- Respeito: Respeito me é devido por causa de minha
posição, mas todo mundo merece ser tratado com dignidade.
2
- Responsabilidade: É meu dever respeitar a autoridade daqueles
acima de mim, bem como os abaixo devem me respeitar.
3
- Independência: Eu devo provar que posso cuidar de mim
mesmo sem o apoio de minha família.
4
- Poder: Se eu conseguir mais poder, ninguém vai me dizer o que
fazer.
5
- Família: Sangue é mais grosso que água.
6
- Obrigação: É meu dever cuidar e proteger aqueles
abaixo de mim.
Elo
1
-
Eu irei encarar qualquer desafio para receber aprovação de minha família.
2
-
A aliança de minha família com outra deve ser sustentada a todo custo.
3
-
Nada é mais importante do que os outros membros de minha família.
4
-
Eu estou apaixonado pelo herdeiro e uma família que odeia a minha.
5
-
Minha lealdade ao soberano é infalível.
6
-
O povo comum deve me ver como um herói do povo.
Defeito
1
-
Eu secretamente acredito que todos estão abaixo de mim.
2
-
Eu escondo um segredo escandaloso que poderia arruinar minha família para
sempre.
3
-
Eu vejo insultos e ameaçada veladas em tudo que me é dito, e me irrito fácil.
4
-
Eu tenho um desejo insaciável por prazeres carnais.
5
-
Na verdade o mundo realmente gira em volta de mim.
6
-
Eu costumo trazer vergonha a minha família através de minhas palavras e ações.
Variante:
Cavaleiro
O título de Cavaleiro é
um dos menores na nobreza de muitas sociedades, mas pode ser o caminho para uma
posição mais elevada. Você usa o recurso Servos, e um deles é um nobre que
serve como escudeiro em troca de treinamento. Você também adiciona a seus
equipamentos uma bandeira ou outro objeto de um lorde ou lady a quem jurou sua
devoção.
Órfão
Você cresceu nas ruas
sozinho, órfão ou pobre. Você não tinha ninguém para cuidar de você e teve que
aprender a se virar. Contra todas as apostas você sobreviveu, e o fez através
de esperteza, força, velocidade ou uma combinação de cada.
Perícias:
Furtividade, Prestidigitação.
Ferramentas:
Kit de disfarce, ferramentas de ladrão.
Equipamento:
Uma faca pequena, um mapa da cidade em que cresceu, um bichinho de estimação,
um memento de seus parentes, roupas comuns e 10po.
Recurso:
Segredos da Cidade
Você conhece os padrões
e fluxos secretos das cidades, e pode encontrar passagens que outros perderiam.
Fora de combate você e seus companheiros podem se mover de um local a outro na
cidade em metade do tempo.
Personalidade
1
-
Eu escondo comida e badulaques nos meus bolsos.
2
-
Eu faço muitas perguntas.
3
-
Eu gosto de me enfurnar em espacinhos onde ninguém pode me alcançar.
4
-
Eu durmo com as costas para uma parede e com tudo o que tenho entre meus braços.
5
-
Eu como feito um porco, e possuo péssimos hábitos.
6
-
Eu acho que todo mundo que é legal comigo tem intenções malignas.
7
-
Eu não gosto de tomar banho.
8
-
Eu abertamente digo o que outras pessoas apenas indicam.
Ideal
1
- Respeito: Todas as pessoas, ricas ou pobres,
merecem respeito.
2
- Comunidade: Nós temos que cuidar uns dos outros,
por que ninguém mais vai fazê-lo.
3
- Mudança: Os pequenos são erguidos e os grandes caem. Mudança
é a natureza das coisas.
4
- Retribuição: Os ricos tem que ser mostrados como é a
vida e morte nas regiões pobres.
5
- Pessoas: Eu ajudo as pessoas que me ajudam, é isso que nos
mantém vivo.
6
- Aspiração: Eu vou provar que sou digno de uma vida
melhor.
Elo
1
-
Minha cidade é meu lar, e eu irei lutar para defendê-la.
2
-
Eu protejo um orfanato para evitar que outros sejam forçados a passar pelo que
passei.
3
-
Eu devo minha sobrevivência a outra criança de rua que me ensinou a viver nas
ruas.
4
-
Eu tenho uma dívida que não tenho como pagar para com a pessoa que teve piedade
de mim.
5
-
Eu escapei de minha vida de pobreza ao roubar alguém importante, e agora eu sou
procurado por isso.
6
-
Ninguém deveria ter que passar pelas dificuldades que passei.
Defeito
1
-
Eu fujo de uma luta se estiver em desvantagem numérica.
2
-
Ouro é muito dinheiro para mim, e eu faria quase qualquer coisa por mais.
3
-
Eu nunca vou realmente confiar em alguém além de mim mesmo.
4
-
Eu preferiria matar alguém dormindo a encarar uma luta justa.
5
-
Não é roubo se eu preciso mais do que a pessoa.
6
-
Pessoas não coneguem se proteger recebem o que merecem.
Sábio
Você passou anos
aprendendo sobre o multiverso. Você fuçou escritos, estudou pergaminhos e ouviu
os grandes especialistas no assunto que lhe interessa. Seus esforços lhe tornaram
um mestre em seu campo.
Perícias:
Arcanismo, História.
Idiomas:
Dois a escolha.
Equipamento:
Tinta preta, pena, uma faca pequena, uma carta com uma pergunta que ainda não
conseguiu responder, roupas comuns e 10po.
Especialidade
1
-
Alquimista.
2
-
Astrônomo.
3
-
Acadêmico desacreditado.
4
-
Bibliotecário.
5
-
Professor.
6
-
Pesquisador.
7
-
Aprendiz de feiticeiro.
8
-
Escriba.
Recurso:
Pesquisador
Se você não sabe de
algo costuma saber onde e com quem encontrar. Esse conhecimento normalmente vem
na forma de uma universidade, biblioteca ou sábio específico. Alguns segredos
podem levar bastante para serem descobertos, e existem coisas sobre as quais
ninguém falou ainda, ou ao menos ninguém com autoridade e conhecimento reais.
Personalidade
1
-
Eu uso palavras polissilábicas que passam uma impressão de grande erudição.
2
-
Eu já li livros das maiores bibliotecas do mundo, ou ao menos eu gosto de dizer
que o fiz.
3
-
Eu estou acostumado a ajudar aqueles que não são tão espertos quanto eu, e
explico tudo pacientemente.
4
-
Não há nada que eu goste mais do que um bom mistério.
5
-
Eu estou disposto a ouvir todos os lados de um argumento antes de julgar.
6
-
Eu… preciso… falar… lentamente… quando... falando... com... idiotas... o que
é... quase... todo mundo... comparado... comigo.
7
-
Eu sou terrivelmente sem jeito em situações sociais.
8
-
Eu acredito que as pessoas estão sempre tentando roubar meus segredos.
Ideal
1
- Conhecimento: O caminho para o poder e melhoria
pessoal é através de conhecimento.
2
- Beleza: O que é belo nos aponta para o que é verdadeiro.
3
- Lógica: Emoções não devem nublar nosso pensamento lógico.
4
- Sem Limites: Nada deve parar as possibilidades
infinitas da existência.
5
- Poder: Conhecimento é o caminho para poder e dominação.
6
- Melhoramento Pessoal: O objetivo de uma vida de estudos
é melhorar a si mesmo.
Elo
1
-
É meu dever proteger meus estudantes.
2
-
Eu tenho um texto antigo com conhecimentos secretos que não devem cair em mãos
erradas.
3
-
Eu me esforço para preservar uma biblioteca, universidade ou monastério.
4
-
O trabalho de minha vida é uma série de tomos relacionados a um campo
específico.
5
-
Eu tenho procurado minha vida a resposta para uma certa questão.
6
-
Eu vendi minha alma por conhecimento. Eu espero fazer grandes feitos e
recuperá-la.
Defeito
1
-
Eu sou facilmente distraído pela promessa de informação.
2
-
A maioria das pessoas grita e corre ao ver um demônio; eu paro e tomo notar de
sua anatomia.
3
-
Descobrir um segredo antigo vale o preço de uma civilização.
4
-
Eu ignore soluções simples e favoreço as complexas.
5
-
Eu falo sem pensar nas palavras, invariavelmente ofendendo os outros.
6
-
Eu não conseguiria manter um segredo nem que minha vida, ou de alguém,
dependesse disso.
Soldado
Guerra está em sua vida
desde quando você consegue se lembrar. Você treinou de jovem em como usar armas
e armaduras, aprendendo as perícias básicas da sobrevivência, incluindo como
ficar vivo no campo de batalha, seja como soldado, mercenário, guarda ou
miliciano.
Perícias:
Atletismo, Intimidar.
Idiomas:
Um tipo de jogo, veículos (terra).
Equipamento:
Uma medalha de patente, um troféu tirado de um oponente caído, um tipo de jogo,
roupas comuns e 10po.
Especialidade
1
-
Oficial.
2
-
Batedor.
3
-
Infantaria.
4
-
Cavalaria.
5
-
Curandeiro.
6
-
Contramestre.
7
-
Portador de estandarte.
8
-
Não-combatente (cozinheiro, domador de cavalos, ferreiro, etc).
Recurso:
Patente Militar
Você tem uma patente de
sua carreira como soldado. Soldados leais a sua organização ainda reconhecem sua
autoridade e influência, prestam deferência a você se de patente menor. Você
pode usar sua influência para emprestar cavalos e equipamentos simples, ou ter
acesso a fortaleza e acampamentos militares onde sua patente é reconhecida.
Personalidade
1
-
Eu sou sempre educado e respeitoso.
2
-
Eu sou perseguido pode memórias da guerra, e não consigo tirar as imagens de
violência de minha cabeça.
3
-
Eu perdi amigos demais, e demoro para criar novos.
4
-
Eu sou repleto de contos inspiradores ou de cautela sobre quase toda situação
de combate.
5
-
Eu posso encarar uma fera terrível sem nem piscar.
6
-
Eu gosto de ser forte e quebrar coisas.
7
-
Eu tenho um senso de humor grosseiro.
8
-
Eu encaro problemas de frente. Uma solução simples e direta é o melhor caminho
para o sucesso.
Ideal
1
- Bem Maior: Nosso dever é dar nossas vidas em
defesa dos outros.
2
- Responsabilidade: Eu faço o que preciso, e obedeço
autoridade justa.
3
- Independência: Pessoas seguindo ordens cegamente
abraçam um tipo de tirania.
4
-
Poder: Tanto na guerra quanto na
vida o mais forte vence.
5
-
Viva e Deixe Viver: Não vale a pena
matar ou guerrear por ideais.
6
-
Nação: Minha cidade, nação ou povo
são tudo o que importa.
Elo
1
-
Eu daria minha vida pelas pessoas com quem servi.
2
-
Alguém salvou minha vida no campo de batalha. Até hoje eu nunca deixarei um
amigo para trás.
3
-
Minha honra é minha vida.
4
-
Eu nunca esquecerei uma derrota esmagadora que minha companhia sofreu, nem os
inimigos que a fizeram.
5
-
Aqueles que lutam ao meu lado são aqueles dignos de morrer por.
6
-
Eu luto por aqueles que não podem lutar.
Defeito
1
-
O inimigo monstruoso que enfrentamos em campo ainda me faz tremer.
2
-
Eu tenho pouco respeito por quem não é um bom guerreiro.
3
-
Eu cometi um engano terrível em batalha que custou muitas vidas, e eu faria de
tudo para mantê-lo em segredo.
4
-
Meu ódio por meus inimigos é cego.
5
-
Eu obedeço a lei, mesmo que ela cause miséria.
6
-
Eu preferiria comer minha armadura a admitir que estou errado.
Viajante
Distante
Você vem de algum lugar
distante. Não apenas longe, um lugar que a maioria das pessoas da região sequer
sabe que existe, quem dera onde
existe, tendo no máximo ouvido histórias absurdas.
Perícias:
Intuição, Percepção.
Ferramentas:
Um instrumento musical ou jogo de sua escolha, provavelmente algo de sua terra
natal.
Idiomas:
Um à escolha.
Equipamento:
Roupas de viajante, o instrumento ou jogo de sua escolha, um mapa simples de
onde você está feito em sua terra natal, uma jóia de sua terra de 15po e 5po.
Por
que você está aqui?
1
-
Emissário.
2
-
Exilado.
3
-
Fugitivo.
4
-
Peregrino.
5
-
Turista.
6
-
Andarilho.
Recurso:
Olhos em Você
Seu sotaque,
maneirismo, modos de linguagem e talvez até sua aparência lhe marcam como
estrangeiros, e enquanto isso pode ser perigoso também chama atenção de pessoas
curiosas com sua história. Nobres, príncipes e escolásticos podem estar
interessados em sua companhia exótica.
Personalidade
1
-
Eu tenho noções diferentes de espaço pessoal.
2
-
Eu tenho minas próprias idéias de o que é ou não comida, e acho os hábitos de
outros de fascinantes a repugnantes.
3
-
Eu tenho um código de moral ou de propriedade que outros não entendem.
4
-
Eu mostro afeição ou desprezo de formas não familiares.
5
-
Eu honro minhas divindades com costumes estranhos pra essa região.
6
-
Eu começo ou termino meu dia com rituais tradicionais que outros não entendem.
Ideal
1
- Aberto: Eu tenho muito a aprender com o povo bom que
conheço no caminho.
2
- Reservado: Como alguém novo, eu sou cauteloso e
respeitoso.
3
- Aventura: Estou longe de casa e tudo é estranho e
fantástico.
4
-
Esperteza: Eu posso não saber seus
métodos, mas eles não sabem os meus, e isso pode ser vantajoso.
5
-
Inquisitivo: Tudo é novo, mas eu
tenho uma sede por aprender.
6
-
Suspeita: Eu preciso tomar cuidado,
pois não sei diferenciar amigo de inimigo aqui.
Elo
1
-
Enquanto eu tiver esse pedaço de minha terra natal, posso encarar qualquer
desafio.
2
-
Os deuses de meu povo me confortam aqui no estrangeiro.
3
-
Não tenho causa maior do que o serviço à meu povo.
4
-
Minha liberdade é meu bem mais preciso, e nunca permitirei que a tomem de novo.
5
-
Eu sou fascinado pela beleza e esplendor dessa nova terra.
6
-
Apesar de eu não ter tido escolha eu lamento deixar meus amados para trás.
Espero os ver de novo um dia.
Defeito
1
-
Secretamente (ou não) eu estou convencido da superioridade de minha cultura
sobre essa.
2
-
Eu finjo não entender o idioma local para evitar interações que eu não desejo
ter.
3
-
Eu tenho uma fraqueza pelos prazeres dessa terra.
4
-
Eu não aceito bem algumas das ações e motivações desse povo, por que eles são
diferentes.
5
-
Eu considero os seguidores desses deuses inocentes na melhor das hipóteses,
tolos ignorantes na pior.
6
-
Eu tenho uma fraqueza pela beleza exótica desse povo.
Antecedentes Caseiros
Meretriz
Antes de se aventurar
você era um membro da profissão mais antiga, trocando dinheiro pelos prazeres
de sua companhia. Conhecer as pessoas tão intimamente lhe deu um vasto
conhecimento sobre suas qualidades e efeitos. Você pode ter começado cedo,
tendo sido forçado por uma vida pobre, ou começado apenas recentemente, para
criar uma vida melhor.
Perícias:
Intuição e uma entre Enganação ou Persuasão.
Proficiência:
Um jogo ou instrumento.
Equipamento:
Capa longa, roupas comuns, roupas reveladoras, e 15po.
Especialidade
1
-
Prostituta pobre ou de rua.
2
-
Dançarino ou músico pessoal.
3
-
Trabalhador de bordel.
4
-
Massagista.
5
-
Cortesão de luxo ou arem.
6
-
Acompanhante social ou criativo, mas não carnal.
Recurso:
Companhia Bem-Vinda
As pessoas pagam bem
por sua companhia, e você não tem dificuldade em conseguir um teto; mesmo sem
oferecer seus serviços você sabe como agradar o espírito. Quando relaxadas as
pessoas tendem a confiar em você, e você pode usar seu charme para descobrir
rumores e segredos locais entre o povo. Você também pode identificar meretrizes
locais, que tipicamente ajudam e apoiam companheiros de profissão, podendo lhe
dar informação ou emprestar equipamento simples.
Personalidade
1
-
Eu permaneço alegre e otimista, como se meu coração fosse feito de ouro.
2
-
Eu sou amargo por causa de experiências ruins, o que falo soa sarcástico ou
cínico.
3
-
Eu sou um camaleão, mudando minha personalidade conforme a situação exige.
4
-
Eu gosto de ter o que eu quero, quando eu quiser. Eu odeio que me digam não.
5
-
Independente da situação eu mantenho um ar de graça e classe, e sempre sou
cuidadoso com meus modos.
6
-
Eu flerto abertamente, e amo ser o centro das atenções.
7
-
Eu sou cuidadoso, com medo de ser traído ou atacado.
8
-
Eu sou quieto, sempre ouvindo e prestando atenção aos meus arredores.
Ideal
1
- Independência: Ninguém vai ter poder sobre mim
novamente.
2
- Número Um: Eu só me preocupo comigo mesmo.
3
- Honestidade: Você deve respeitar seus acordos e
cumprir o que foi paga para fazer.
4
- Dinheiro: Existem coisas que eu não farei por
dinheiro, mas não muitas.
5
- Segredos: Conhecer os segredos de alguém me dá
poder sobre ele.
6
- Prazer: Encontre alegria na vida sempre que puder, com quem
puder.
Elo
1
-
Todas as pessoas da vida são meus irmãos e irmãs, e eu preciso defendê-los.
2
-
Eu devo um valor significante a meu chefe.
3
-
Eu protejo a identidade e segredos de meus clientes.
4
-
Eu tenho uma família que trabalho para ajudar.
5
-
Minha reputação determina meu valor, e precisa ser mantida.
6
-
Uma casa de prazeres um dia foi meu lar, e eu irei protegê-lo com minha vida.
Defeito
1
-
Eu não acredito mais em amor.
2
-
Eu julgo as pessoas pelo o que elas podem fazer por mim.
3
-
Eu não consigo esquecer o passado e reajo mal ao que me lembra de minha antiga
vida.
4
-
Eu estou lutando contra o vício de uma substância ilícita, com sucesso variado.
5
-
Eu vim de um lar desestruturado, e odeio ser lembrado disso.
6
-
Eu farei qualquer coisa para subir na vida.
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on quarta-feira, agosto 13, 2014
at 18:34
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