Tabelas de Materiais
As tabelas a seguir servem como uma ferramenta para o mestre popular os encontros e seus tesouros com componentes, e para responder as perguntas de “o que eu encontro” de seus jogadores. Se você normalmente não fornecer saque equivalente ao padrão de 5e, você não precisa começar a fornecer saques equivalente a eles usando essas novas tabelas, basta aplicar essas tabelas com a frequência que fizer sentido para o seu jogo.
Compra
Compra de materiais por Raridade |
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Materiais Triviais |
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Material |
Preço |
Profissão |
Peças |
1 po |
Todos |
Pedaço de Prata |
1 pp |
Joalheria |
Sucata |
5 pc |
Todos |
Materiais Comuns |
||
Material |
Preço |
Profissão |
Couraça |
2 po |
Couraria |
Essência comum |
45 po |
Vários |
Lingote de aço |
2 po |
Ferraria |
Lingote inferior |
1 po |
Ferraria |
Material de construção |
2 po |
Carpintaria, Maçonaria |
Pedaço de Ouro |
1 po |
Joalheria |
Ramo de madeira |
1 pp |
Marcenaria |
Ramo de qualidade |
2 po |
Marcenaria |
Reagente comum |
15 po |
Alquimia, Envenenamento |
Materiais Incomuns |
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Material |
Preço |
Profissão |
Essência incomum |
150 po |
Vários |
Lingote exótico |
30 po |
Ferraria |
Ramo incomum |
25 po |
Marcenaria |
Reagente incomum |
40 po |
Alquimia, Envenenamento |
Materiais Raros |
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Material |
Preço |
Profissão |
Essência rara |
700 po |
Vários |
Lingote raro |
60 po |
Ferraria |
Ramo raro |
80 po |
Marcenaria |
Reagente raro |
200 po |
Alquimia, Envenenamento |
Materiais Muito Raros |
||
Material |
Preço |
Profissão |
Essência muito rara |
7000 po |
Vários |
Reagente muito raro |
2000 po |
Alquimia, Envenenamento |
Materiais Lendários |
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Material |
Preço |
Profissão |
Essência lendária |
25000 po |
Vários |
Reagente lendário |
5000 po |
Alquimia, Envenenamento |
Coleta
Muitos dos materiais podem simplesmente ser encontrados crescendo na natureza, e pode ser recolhidos por alguém que sabe o que procurar e passa o tempo fazendo exatamente isso. Ao viajar em velocidade normal ou devagar por 8 horas ou mais pelo ermo (ou seja, não terreno urbano ou agrícolas) você pode fazer um teste de coleta, com Desvantagem caso em velocidade normal.
Se você dedicar 8 horas à coleta sem viajar, terá a opção de fazer dois testes (sem desvantagem) e ficar com ambos os resultados, ou encontrar um item de sua escolha (exceto Essências) que está disponível dentro dessa tabela de bioma (fazendo o teste de habilidade da tabela para colhê-lo) ou 1d12 de qualquer item trivial sem necessidade de teste.
Você pode escolher coletar reagentes, procurar materiais ou caçar animais selvagens. Jogue um d100 e consulte a tabela correspondente para o bioma relevante para determinar o que é encontrado.
Coletar Reagentes: Os reagentes são colhidos com um teste de habilidade de Sabedoria. Se tiver um kit de Herbalismo e for proficiente com ele, você pode adicionar seu modificador de proficiência ao teste.
Coletar materiais: Os materiais podem ser colhidos com sua escolha de Força, Destreza ou Sabedoria. Se você tem proficiência com Sobrevivência, você pode adicionar seu modificador de proficiência ao teste.
Caçar: A comida pode ser coletada com sua escolha de Destreza ou Sabedoria. Se você tem proficiência com Sobrevivência, você pode adicionar seu modificador de sobrevivência ao teste.
Dificuldade: A CD para esses testes é a mesma CD para navegação de terreno desse tipo.
-Caverna: 14
-Colina: 12
-Deserto: 14
-Floresta: 14
-Montanha: 16
-Pântano: 16
-Planície: 12
-Selva: 16
-Tundra: 14
-Terreno Mágico: +4
Coleta de reagentes |
||
D100 |
(Não mágico) |
(Mágico) |
01-10 |
1d4 sucata |
1d4 reagente comum |
11-30 |
Reagente comum |
Reagente incomum |
31-50 |
1d4 reagente comum |
1d4 reagente incomum |
51-70 |
Reagente incomum |
Essência comum |
71-80 |
1d4 reagente incomum |
1d4 reagente raro |
81-95 |
Essência comum |
Essência incomum |
96-00 |
Essência incomum |
Essência rara |
Coleta de Materiais |
||
D100 |
(Colina, Floresta, Pântano, Planície, Selva) |
(Caverna, Deserto, Montanha, Tundra) |
01-20 |
1d4 x 10 sucata |
1d6 Peças |
21-40 |
1d12 ramos de madeira |
1d4 ramos de qualidade |
41-60 |
1d6 peças |
1d4 couraça |
61-80 |
1d4 ramos de qualidade |
1d4 minério exótico |
80-95 |
1d6 couraças |
Minério raro |
96-00 |
Essência comum |
Essência comum |
Caça |
||
D100 |
(Colina, Floresta, Pântano, Planície, Selva) |
(Caverna, Deserto, Montanha, Tundra) |
01-30 |
Ingredientes frescos |
Peças |
31-60 |
1d4 ingredientes frescos |
Ingredientes frescos |
61-90 |
1d4 ingredientes frescos, 1 couraça |
1d4 ingredientes frescos |
91-00 |
1d8 ingredientes frescos, 1d4 couraça |
1d6 ingredientes frescos, 1 couraça |
Saque
Colheita e saque são dois caminhos para o mesmo lugar, mas geralmente dependem de que tipo de inimigo foi derrotado. Normalmente criaturas humanóides que carregam coisas são candidatos às tabelas de Tesouro Individual, enquanto outros tipos de criaturas são apropriadas para Colheita.
Se você normalmente não fornecer saque equivalente a tabelas de tesouros padrão, você não precisa começar a fornecer saques equivalente a eles usando essas novas tabelas, basta aplicar essas tabelas com a frequência que fizer sentido para o seu jogo.
Lembre-se de que você pode misturar e combinar totalmente à medida que senso. Você pode substituir a moeda por gemas ou peças de arte, você pode substituir itens de criação que não fariam sentido com moedas, pedras preciosas ou peças de arte, etc. As tabelas são apenas um guia e conveniência para que tipo de variedade de materiais deve vir de que tipo de criatura. A recomendação é usar as tabelas de itens metade do tempo, e fornecer tesouro monetário na outra metade.
Saque individual (ND 0-4) |
|||
D100 |
Materiais |
Dinheiro |
Equivalente |
01-15 |
1d4 sucata |
2d4 pc |
18 pc |
16-30 |
1d6 sucata |
1d4 pp |
6 pp |
31-40 |
1d8 sucata |
1d4 pp |
6 pp |
41-60 |
Peças |
1d6 pp, 2d4 pc |
1 po, 5 pp |
61-70 |
1d6 peças |
1d6 po, 2d4 pp |
6 po, 5 pp |
71-75 |
2d6 peças |
1 po, 1d10 pp |
10 po |
76-80 |
Reagente comum |
2d4 pp |
15 po, 5 pp |
81-85 |
Reagente comum |
2d4 pp |
15 po |
86-90 |
Reagente comum |
2d4 pp |
15 po |
91-94 |
Reagente comum |
1d6 po, 1d10 pp |
18 po, 5 pp |
95-96 |
Essência comum |
1d6 po, 1d10 pp |
46 po |
97-98 |
Essência comum |
1d6 po, 1d10 pp |
46 po |
99-00 |
Essência comum |
1d6 po, 1d10 pp |
46 po |
Saque individual (ND 5-10) |
|||
D100 |
Materiais |
Dinheiro |
Equivalente |
01-30 |
1d4 x 10 peças |
1d10 po, 1d10 pp |
36 po, 6pp |
31-40 |
1d10 peças, 1d20 sucata |
1 ppl, 1d10 po, 2d10 pp |
30 po |
41-50 |
Reagente incomum |
1d6 x 10 po |
75 po |
51-60 |
Reagente incomum |
1d6 x 10 po |
75 po |
61-80 |
Reagente incomum |
1d6 x 10 po |
75 po |
81-90 |
Essência comum |
1d6 x 10 po |
125 po |
91-94 |
Essência comum |
2d6 x 10 po |
170 po |
95-00 |
Essência incomum |
1d6 x 10 po |
185 po |
Saque individual (ND 11-16) |
||
D100 |
Materiais |
Equivalente |
01-20 |
2 lingote exótico, 2 lingote raro, 20 peças |
300 po |
21-30 |
Reagente incomum, Reagente raro |
305 po |
31-40 |
2 couro raro |
400 po |
41-50 |
2 essência incomum |
400 po |
51-60 |
2 Reagente raro |
400 po |
61-70 |
10 reagentes incomuns |
400 po |
71-80 |
1 essência incomum, 5 reagente incomum |
400 po |
81-90 |
10 lingote raro |
600 po |
91-94 |
3 reagente raro |
600 po |
95-00 |
1 essência rara |
700 po |
Saque individual (ND 17+) |
||
D100 |
Materiais |
Equivalente |
01-15 |
4 Essência rara |
3500 po |
16-30 |
2 reagente muito raro, 10 lingote raro |
5000 po |
31-45 |
2 reagente muito raro, 5 reagente raro |
5000 po |
46-60 |
2 reagente muito raro, Essência rara |
5000 po |
61-70 |
3 reagente muito raro, 5 reagente raro |
7000 po |
71-80 |
Essência muito rara |
7000 po |
81-90 |
Essência muito rara |
7000 po |
91-94 |
Essência muito rara, 1 reagente muito raro |
9000 po |
95-00 |
2 reagente lendário |
10000 po |
Colheita
As tabelas de Colheita substituem o Tesouro Individual para criaturas que não humanoides.
Colheita Básica
Bestas, Dragões e Monstruosidades podem ser colhidos usando Sabedoria (Sobrevivência) para carnes e couros. A critério do Mestre, uma criatura do tipo planta pode ser colhida para alimentação usando a mesma CD e quantidade, mas fornecendo ingredientes frescos comuns em vez de carne. A colheita leva 10 minutos.
Colheita de criaturas exóticas
Outros tipos de criatura usam de Colheita Exótica. Antes de colher, o personagem pode passar 1 minuto fazendo um teste de conhecimento apropriado para o tipo de criatura, com a mesma CD de identificação. Em caso de sucesso ele sabe o que pode ser colhido, qual sua dificuldade, requisitos especiais e perigos, e recebe Vantagem para o teste de colheita.
Para fazer a colheita, o personagem faz um teste do conhecimento apropriado, ou um teste de Medicina. Caso tenha identificado a criatura, o resultado é comparado contra a tabela da mesma, coletando todos os ingredientes que alcançar a CD. Caso não tenha identificado, ou criatura não possua uma tabela específica, é rolado contra CD do ND, e uma rolagem aleatória é feita para determinar o que é conseguido.
Colheita Básica |
|||
Tamanho |
CD |
Couraça |
Carne |
Miúdo |
- |
- |
- |
Pequeno |
12 |
1d4 sucata, ou 1 couraça |
- |
Médio |
10 |
1 couraça |
1 carne comum |
Grande |
12 |
2 couraças |
1d4 carne comum |
Enorme |
14 |
3 couraças |
2d6 carne comum |
Imenso |
14 |
4 couraças |
3d8 carne comum |
Adicionalmente, materiais especiais podem substituir até metade dos itens coletados, caso atendam os pré-requisitos:
Materiais Especiais |
||||
Material |
ND Mín |
CD |
Requisito adicional |
Efeitos |
Carne incomum |
5 |
+3 |
|
|
Carne rara |
9 |
+5 |
|
|
Carne muito rara |
13 |
+7 |
|
|
Carne lendária |
17 |
+9 |
|
|
Couraça dura |
8 |
+4 |
CA 16+ |
+1 CA da armadura |
Couraça resistente |
8 |
+5 |
Resistência elemental |
Tem a resistência ao elemento |
Escamas de dragão |
14 |
+8 |
Dragão |
+1 CA e resistência a elemento |
Colheita Exótica |
||||
D100 |
ND 0-4 |
ND 5-10 |
ND 11-16 |
ND 17+ |
01-20 |
1d6 peças |
Essência comum |
Essência incomum |
Essência rara |
21-50 |
Reagente comum |
Reagente incomum |
Reagente raro |
Reagente muito raro |
51-70 |
1d4 Reagente comum |
1d4 Reagente incomum |
1d4 Reagente raro |
1d4 Reagente muito raro |
71-90 |
Essência comum |
Essência incomum |
Essência rara |
Essência muito rara |
91-95 |
Reagente incomum |
Reagente raro |
Reagente muito raro |
Reagente lendário |
96-00 |
Essência incomum |
Essência rara |
Essência muito rara |
Essência lendária |