Escrivania
Escrivania é o processo de criar glifos mágicos. Crítica tanto pela habilidade útil de conjurar magias extras, como o cerne da fórmula mágica usada em Encantamento, todo grupo de aventureiros pode se beneficiar de um conjurador hábil com glifos.
Ferramenta Relacionada e Atributo
Escrivania funciona usando ferramentas de caligrafia. Tentar criar um glifo sem isso é impossível. Assim como Encantamento, é necessária proficiência em Arcanismo para poder aplicar sua proficiência ao teste. Escrivania é baseado em Inteligência. A CD para efeitos é 8 + Proficiência + Inteligência.
Esferas de Poder: Caso usando Esferas de Poder, um conjurador de esferas pode usar seu atributo Chave ao invés de Inteligência.
Referência rápida
Embora cada etapa seja mais aprofundada, a referência rápida permite que você siga rapidamente os passos para fazer uma poção em sua forma mais básica:
• Selecione um feitiço que gostaria de criar das magias que conhece, ou através de Métodos Alternativos (veja “Fórmula Mágica”).
• Adquira os itens listados na coluna de materiais.
• Compare 10 + seu Modificador de Inteligência + seu bônus de proficiência com Ferramentas de Caligrafia, contra a CD do item. Caso alcance a CD listada, você pode criar o item.
• Use sua ferramenta de Ferramentas de Caligrafia para criar o glifo usando o número de horas listados na coluna Tempo, ou durante um descanso longo usando a ação do acampamento de Criação, se o tempo de criação for de 2 horas ou menos.
Criação sem essência
Um artesão capaz de lançar magia pode substituir a Essência necessária para criar um pergaminho de magia com a habilidade de conjurar feitiço, mas ao fazê-lo ele deve lançar esse feitiço constantemente. Isso é um processo exaustivo, drenando sua magia muito mais profundamente do que o normal, e confere um nível de exaustão para cada duas horas de trabalho. Ele precisa ter proficiência +3 para criar itens que exijam essência Incomum, +4 para Rara, +5 para Muito Rara e, finalmente, +6 para substituir essências Lendárias.
Fórmula mágica
Como todo tipo de encantamento, para criar um pergaminho de magia, você deve conhecer a Fórmula Mágica do feitiço do qual você quer fazer um Pergaminho de Feitiço. O jeito mais fácil de fazer isso é ser capaz de lançar o feitiço. Você sempre sabe a Fórmula Mágica de um feitiço que você sabe lançar (seja o conhecendo, tendo em sua lista de classe, ou em seu livro de rituais). Caso contrário, você precisa ter profundo conhecimento do feitiço para ser considerado como conhecendo sua Fórmula.
Aprender a Fórmula de um feitiço requer proficiência em Arcanismo e 1 dia (8 horas por dia) de estudo por nível da magia, bem como acesso a um professor ou livro que registre o feitiço. Uma vez aprendido, você pode gravá-lo em um livro de Fórmula Mágica.
Esferas de Poder
Glifos funcionam diferente quando usando Esferas de Poder. Pergaminhos podem ser feitos de Habilidades de Esfera, modificada por qualquer Feito. Você sabe a fórmula de todas as habilidades e Feitos que possua, e pode aprender fórmulas de habilidades e feitos desconhecidos que nem descrito acima. Adicionalmente, para propósito de criação de glifos, cada feito adicionado sobre a habilidade base adiciona +1 pm ao custo final da habilidade, além de qualquer custo normal.
Para equivalência de receitas, troque o glifo de Magia solicitado por um glifo de Esfera da mesma raridade, de uma esfera tematicamente apropriada.
Tabela de Criações de Escrivania
Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.
Glifos |
|||||
Material |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Truque |
20 po |
1 |
12 |
Comum |
1 reagente comum, 1 peças |
Nível 1 |
65 po |
1 |
12 |
Incomum |
1 essência comum, 1 reagente comum, 1 peças |
Nível 2 |
90 po |
1 |
14 |
Incomum |
1 essência comum, 2 reagente comum, 1 peças |
Nível 3 |
250 po |
2 |
14 |
Raro |
1 essência incomum, 1 reagente incomum, 1 peças |
Nível 4 |
300 po |
2 |
14 |
Raro |
1 essência incomum, 2 reagente incomum, 1 peças |
Nível 5 |
1200 po |
2 |
15 |
Raro |
1 essência rara, 1 reagente raro, 1 peças |
Nível 6 |
1500 po |
2 |
16 |
Raro |
1 essência rara, 2 reagente raro, 1 peças |
Nível 7 |
12000 po |
4 |
17 |
Muito raro |
1 essência muito rara, 1 reagente muito raro, 1 peças |
Nível 8 |
14000 po |
4 |
18 |
Muito raro |
1 essência muito rara, 2 reagente muito raro, 1 peças |
Nível 9 |
40000 po |
12 |
20 |
Lendário |
1 essência lendária, 1 reagente lendário, 1 peças |
Glifos (Esferas de Poder) |
|||||
Material |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Custo 0 |
20 po |
1 |
12 |
Comum |
1 reagente comum, 1 peças |
Custo 1 |
65 po |
1 |
12 |
Comum |
1 essência comum, 1 reagente comum, 1 peças |
Custo 2 |
90 po |
1 |
14 |
Comum |
1 essência comum, 2 reagente comum, 1 peças |
Custo 3 |
250 po |
2 |
14 |
Incomum |
1 essência incomum, 1 reagente incomum, 1 peças |
Custo 4 |
1200 po |
2 |
15 |
Raro |
1 essência rara, 1 reagente raro, 1 peças |
Custo 5 |
12000 po |
4 |
17 |
Muito raro |
1 essência muito rara, 1 reagente muito raro, 1 peças |
Custo 6 |
40000 po |
12 |
20 |
Lendário |
1 essência lendária, 1 reagente lendário, 1 peças |