Engenharia
Engenharia é, em sua essência, aplicar criatividade à coisas para fazer coisas novas. Às vezes até coisas novas úteis. Variando de humildes engenhocas a invenções complexas, engenharia é uma categoria ampla, que qualquer grupo de aventureiros pode se beneficiar.
Muitas vezes usada por vendedores ambulantes e andarilhos, engenheiros têm um amplo conjunto de habilidades e tendem a se destacar quando trabalhando com o que têm a mão e com sua inteligência, ao invés de listas de compras caras de materiais, embora muitos dirão que têm o mau hábito de coletar muito lixo com a ideia de que as coisas podem ser úteis quando você menos espera...
Ferramenta Relacionada e Atributo
Engenharia funciona usando Ferramentas de Funileiro. Uma tentativa de criação sem as ferramentas sempre será feita com desvantagem, e a proficiência permite que você adicione sua proficiência em qualquer teste de criação de engenharia. Engenharia é baseada em Destreza. A CD para efeitos é 8 + Proficiência + modificador de INT.
Referência rápida
Embora cada etapa seja mais aprofundada, a referência rápida permite que você siga rapidamente as etapas para trabalhar itens de couro.
• Selecione o item que você gostaria de criar.
• Adquira os itens listados na coluna de materiais.
• Compare 10 + seu modificador de Inteligência + seu bônus de proficiência com um Ferramentas de Funileiro. Caso alcance a CD listada, você pode criar o item.
• Use sua ferramenta de Funileiro para criar o item usando o número de horas listado na coluna Tempo, ou durante um descanso longo usando a ação do acampamento de Criação.
Tabela de Criações de Engenharia
Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.
Armas |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Besta de Mão |
75 po |
8 |
16 |
Comum |
1 lingote, 35 peças |
Besta Leve |
25 po |
4 |
13 |
Comum |
2 lingotes, 8 peças |
Besta Pesada |
50 po |
6 |
13 |
Comum |
5 lingotes, 15 peças |
Escudo Lanterna |
65 po |
6 |
14 |
Comum |
1 escudo leve, 1 espada curta, 1 lanterna coberta, 10 peças |
Carabina |
400 po |
16 |
15 |
Incomum |
6 lingotes, 180 peças |
Mosquete |
500 po |
16 |
16 |
Incomum |
8 lingotes, 230 peças |
Munição Arma de Fogo x10 |
3 po |
4 |
17 |
Incomum |
1 peças |
Pistola |
250 po |
16 |
15 |
Incomum |
4 lingotes, 110 peças |
Pistola Leve |
200 po |
16 |
14 |
Incomum |
2 lingotes, 90 peças |
Lembrete - Obra Prima: Um item é automaticamente obra-prima se o modificador de criação superar a CD por 6+ (mínimo CD 20). Arma garante +1 para ataque e dano. Armadura ou escudo garante +1 para CA.
Munição |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Adaptável |
13 po |
2 |
14 |
Comum |
1 munição, 1 peças |
Assobiante |
8 po |
2 |
12 |
Comum |
1 munição, 2 peças |
Boleadeira |
15 po |
2 |
14 |
Comum |
1 munição, 1 rede, 2 peças |
Carregada |
35 po |
2 |
16 |
Comum |
1 munição, 10 peças |
Foguete x10 |
80 po |
2 |
15 |
Comum |
10 munição, 1 pólvora, 5 peças |
Ricochete |
30 po |
2 |
15 |
Comum |
1 munição, 10 peças |
Próteses |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Prótese básica |
5 po |
4 |
10 |
Comum |
2 peças |
Membro mecânico |
125 po |
8 |
14 |
Comum |
1 essência comum, 20 peças |
Braço armado |
180 po |
8 |
15 |
Incomum |
90 peças |
Braço especializado |
270 po |
8 |
15 |
Incomum |
1 ferramenta, 1 essência comum, 10 peças |
Ferramentas |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Alquimista |
50 po |
8 |
14 |
Comum |
25 peças |
Calígrafo |
10 po |
4 |
10 |
Comum |
5 peças |
Cartógrafo |
15 po |
6 |
13 |
Comum |
8 peças |
Cervejeiro |
20 po |
6 |
10 |
Comum |
10 peças |
Coureiro |
5 po |
4 |
12 |
Comum |
2 peças |
Cozinheiro |
1 po |
4 |
12 |
Comum |
10 sucata |
Disfarce |
25 po |
2 |
10 |
Comum |
10 peças |
Envenenador |
50 po |
4 |
11 |
Comum |
1 reagente comum, 10 peças |
Falsificação |
15 po |
6 |
13 |
Comum |
8 peças |
Herbalismo |
5 po |
4 |
12 |
Comum |
2 peças |
Joalheiro |
25 po |
4 |
12 |
Comum |
10 peças |
Ladrão |
25 po |
6 |
12 |
Comum |
10 peças |
Marceneiro |
1 po |
4 |
12 |
Comum |
10 sucata |
Navegador |
25 po |
6 |
12 |
Comum |
10 peças |
Oleiro |
10 po |
6 |
10 |
Comum |
5 peças |
Pedreiro |
10 po |
6 |
10 |
Comum |
5 peças |
Pintor |
10 po |
4 |
10 |
Comum |
5 peças |
Sapateiro |
5 po |
4 |
12 |
Comum |
2 peças |
Serralheiro |
50 po |
8 |
12 |
Comum |
25 peças |
Tecelão |
1 po |
4 |
12 |
Comum |
10 sucata |
Vidreiro |
30 po |
6 |
12 |
Comum |
15 peças |
Miscelânia |
|||||
Nome |
Preço |
Tempo |
CD |
Raridade |
Materiais |
Sucata x20 |
1 po |
1 |
5 |
Trivial |
1 peças |
Ampulheta |
25po |
8 |
12 |
Comum |
12 peças |
Armadilha de arame |
5 po |
2 |
12 |
Comum |
2 peças |
Armadilha de barulho |
10 po |
2 |
13 |
Comum |
5 peças |
Armadilha de caça |
10 po |
2 |
13 |
Comum |
5 peças |
Arpéu |
7 po |
2 |
12 |
Comum |
3 peças |
Balança de mercador |
5 po |
2 |
10 |
Comum |
2 peças |
Brinquedo |
10 po |
2 |
12 |
Comum |
5 peças |
Caixa de fogo |
2 po |
1 |
10 |
Comum |
1 peças |
Chifre |
4 po |
4 |
10 |
Comum |
2 peças |
Fechadura |
10 po |
8 |
17 |
Comum |
5 peças |
Furadeira |
5 po |
2 |
12 |
Comum |
2 peças |
Gaita de Fole |
30 po |
6 |
13 |
Comum |
15 peças |
Kit escalada |
25 po |
2 |
12 |
Comum |
12 peças |
Lâmpada |
5 pp |
4 |
10 |
Comum |
5 sucata |
Lanterna coberta |
5 po |
4 |
9 |
Comum |
2 peças |
Lanterna furta-Fogo |
10 po |
4 |
11 |
Comum |
5 peças |
Lente de aumento |
100 po |
6 |
14 |
Comum |
50 peças |
Luneta |
1000 po |
12 |
18 |
Comum |
500 peças |
Peças |
1 po |
2 |
12 |
Comum |
20 sucata |
Peças x2 |
2 po |
2 |
10 |
Comum |
1 lingote |
Peças x10 |
10 po |
2 |
12 |
Comum |
5 lingote |
Relógio de bolso |
150 po |
8 |
14 |
Comum |
75 peças |
Talha ou sisal |
1 po |
2 |
12 |
Comum |
10 sucata |
Temporizador |
5 po |
2 |
12 |
Comum |
2 peças |
Aparato de respiração |
300 po |
8 |
14 |
Incomum |
150 peças |
Carregador de Munição |
250 po |
8 |
17 |
Incomum |
120 peças |
Aparelho de respiração: O usuário pode respirar debaixo d'água por até 1 hora. Você não pode (inteligivelmente) falar ou executar componentes verbais de magia enquanto vestindo este dispositivo.
Braço Armado: Um braço mecânico funcional que pode substituir um que falta. Funciona como um Membro Mecânico, mas além disso, esse braço pode abrigar uma arma corpo a corpo de uma mão de sua escolha. Esta arma pode ser trocada como parte de um descanso curto ou longo.
Braço Mecânico Especializado: Um braço mecânico funcional que pode substituir um que falta. Funciona como um Membro Mecânico, mas além disso, este braço pode abrigar uma ferramenta de sua escolha.
Brinquedo: Este brinquedo é um animal mecânico, monstro ou pessoa, como um sapo, rato, pássaro, dragão ou soldado. Quando colocado no chão, o brinquedo se move 1,5 metro no chão em uma direção aleatória. Ele faz barulhos como apropriado para a criatura que representa.
Carregador de munição: Um anexo para bestas. Quando equipada, a besta não tem mais a propriedade recarga, embora ganhe a qualidade “recarregar 5”, e deve ser recarregado como uma ação ou uma ação bônus após atirar 5 vezes.
Escudo Lanterna: Este bizarro broquel tem uma lanterna, uma manopla, espinhos defensivos, e uma espada curta embutida nele. O escudo funciona como um Escudo leve, mas com algumas adições. Primeiro, a lanterna acoplada funciona como uma Lanterna Coberta, e pode ser acesa, aberta ou fechada normalmente. Além disso, o escudo tem uma espada curta embutida que pode ser empunhada enquanto estiver usando a manopla, sem necessidade de uma mão livre.
Furadeira: Pode fazer buracos nas coisas. Pode destruir uma fechadura com uma CD de 14 ou inferior com 10 minutos de trabalho.
Membro Mecânico: Um braço mecânico funcional que pode substituir um que falta. Este item segue as regras para sintonização, mas não requer um espaço de sintonização uma vez sintonizado. Enquanto sintonizado dessa maneira, ele funciona da mesma forma que o membro que substitui.
Munição adaptável: Você pode selecionar um tipo de dano diferente, entre concussão, perfuração, corte, ácido, frio, fogo ou eletricidade quando criando essa munição. Quando você recuperar esta flecha, role um d6. Em um 1, ele está quebrada.
Munição Assobiante: Quando disparada, essa munição emite um assobio estridente que pode ser ouvido a até 150m de onde.
Munição carregada: Este tiro pode ser disparado na metade do alcance normal da arma. Você pode disparar qualquer objeto com menos de 2 polegadas em qualquer dimensão pesando menos de 1kg para uma criatura ou ponto dentro desse intervalo. Quando você recuperar esta flecha, role um d6. Em um 1, ele está quebrada.
Munição de Boleadeira: Esta munição especial enreda o alvo que atinge. Em atingido, um alvo Grande ou menor deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 12, ou ficar preso, como se fosse por uma rede.
Munição de Foguete: Este é um tiro especial que contém um foguete perigoso como propulsor, acelerando-o para maior velocidade e distância. Este tiro pode ser disparado a longa distância de uma arma sem desvantagem, e causa um dado adicional de dano da arma no acerto. No entanto, os alvos ganham o dobro do bônus na CA da cobertura contra este tiro, pois eles são difíceis de arquear.
Munição de ricochete: Você pode atacar um alvo fora da linha de visão mas que saiba sua localização, ricocheteando a munição em uma superfície. Caso o faça o alvo recebe apenas cobertura contra o ataque. Quando você recuperar esta flecha, role um d6. Em um 1, ele está quebrada.
Prótese básica: Uma perna de substituição funcional. Ao usar isso em substituição para uma de suas pernas, seu deslocamento é reduzido em 3 metros e você tem desvantagem em testes de resistência de Destreza e de Destreza (Acrobacia).
Relógio: Um pequeno artefato que rastreia com precisão o tempo. Deve ser bobinado todos os dias ou deixará de marcar o tempo.
Temporizador: Um pequeno temporizador que pode ser configurado para contar o tempo com precisão, até 4 horas, fazendo barulho no final do tempo.