Engenharia
Engenharia é, em sua essência, aplicar criatividade à coisas para fazer coisas novas. Às vezes até coisas novas úteis. Variando de humildes engenhocas a invenções complexas, engenharia é uma categoria ampla, que qualquer grupo de aventureiros pode se beneficiar.
Muitas vezes usada por vendedores ambulantes e andarilhos, engenheiros têm um amplo conjunto de habilidades e tendem a se destacar quando trabalhando com o que têm a mão e com sua inteligência, ao invés de listas de compras caras de materiais, embora muitos dirão que têm o mau hábito de coletar muito lixo com a ideia de que as coisas podem ser úteis quando você menos espera...
Ferramenta Relacionada e Atributo
Engenharia funciona usando Ferramentas de Funileiro. Uma
tentativa de criação sem as ferramentas sempre será feita com desvantagem, e a
proficiência permite que você adicione sua proficiência em qualquer teste de
criação de engenharia. Engenharia é baseada em Destreza. A CD para efeitos é 8
+ Proficiência + modificador de INT.
Referência
rápida
Tabela de Criações de Engenharia
Os seguintes itens podem ser criados, e estão separados em categorias.
Armas |
|||||
Nome |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Besta Leve |
25 po |
2 |
13 |
Comum |
1 peças extravagantes, 6 peças, 4 sucata |
Besta de Mão |
75 po |
4 |
16 |
Comum |
4 peças extravagantes, 3 peças, 4 sucata |
Besta Pesada |
50 po |
3 |
13 |
Comum |
3 peças extravagantes, 6 peças, 8 sucata |
Escudo Lanterna |
65 po |
3 |
14 |
Comum |
1 escudo leve, 1 espada curta, 1 lanterna coberta, 2 peças, 4 sucata |
Pistola |
250 po |
8 |
15 |
Incomum |
8 peças, 2 peças extravagantes |
Mosquete |
500 po |
8 |
16 |
Incomum |
12 peças, 2 peças extravagantes, 2 peças esotéricas |
Munição Arma de Fogo x10 |
3 po |
2 |
17 |
Incomum |
5 sucata, 1 peças |
Lembrete - Obra Prima: Um item é automaticamente obra-prima se todos os testes de criação superaram a CD por 6+ (mínimo CD 20). Caso pelo menos um teste não tenha alcançado essa CD, o item resultante é normal. Arma garante +1 para ataque e dano. Armadura ou escudo garante +1 para CA.
Munição |
|||||
Nome |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Adaptável |
13
po |
1 |
14 |
Comum |
1 munição, 1 peças |
Assobiante |
8
po |
1 |
12 |
Comum |
1 munição, 2 peças |
Boleadeira |
15
po |
1 |
14 |
Comum |
1 munição, 1 rede, 2 peças |
Carregada |
35
po |
1 |
16 |
Comum |
1 munição, 1 peças extravagantes |
Foguete x10 |
80
po |
1 |
15 |
Comum |
10 munição, 1 pólvora, 5 peças |
Ricochete |
30
po |
1 |
15 |
Comum |
1 munição, 1 peças extravagantes |
Próteses |
|||||
Nome |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Prótese básica |
5
po |
2 |
10 |
Comum |
1 partes, 8 sucata |
Membro mecânico |
125
po |
4 |
14 |
Comum |
1 essência arcana comum, 2 peças
extravagantes, 4 peças, 6 sucata |
Braço armado |
180
po |
4 |
15 |
Incomum |
1 peças esotéricas, 2 peças
extravagantes, 4 peças, 8 sucata |
Braço especializado |
270
po |
4 |
15 |
Incomum |
1 ferramenta, 1 essência arcana
comum, 1 peças esotéricas, 4 peças extravagantes, 6 sucata |
Ferramentas |
|||||
Nome |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Alquimista |
50
po |
4 |
14 |
Comum |
2 peças extravagantes, 4 sucata |
Calígrafo |
10
po |
2 |
10 |
Comum |
1 tinta comum, 2 peças, 1 sucata |
Cartógrafo |
15
po |
3 |
13 |
Comum |
1 peças extravagantes, 1 peças,
4 sucata |
Cervejeiro |
20
po |
3 |
10 |
Comum |
2 peças extravagantes, 4 sucata |
Coureiro |
5
po |
2 |
12 |
Comum |
1 peças, 4 sucata |
Cozinheiro |
1
po |
2 |
12 |
Comum |
5 sucata |
Disfarce |
25
po |
1 |
10 |
Comum |
1 reag. reativo comum, 1 peças extravagantes |
Envenenador |
50
po |
2 |
11 |
Comum |
1 reag. venenoso comum, 1 peças
extravagantes |
Falsificação |
15
po |
3 |
13 |
Comum |
1 peças extravagantes, 1 peças,
4 sucata |
Herbalismo |
5
po |
2 |
12 |
Comum |
1 peças, 4 sucata |
Joalheiro |
25
po |
2 |
12 |
Comum |
2 peças extravagantes, 2 sucata |
Ladrão |
25
po |
3 |
12 |
Comum |
1 peças extravagantes, 2 peças,
4 sucata |
Marceneiro |
1
po |
2 |
12 |
Comum |
4 sucata |
Navegador |
25
po |
3 |
12 |
Comum |
1 peças extravagantes, 2 peças,
3 sucata |
Oleiro |
10
po |
3 |
10 |
Comum |
2 peças, 5 sucata |
Pedreiro |
10
po |
3 |
10 |
Comum |
2 peças, 5 sucata |
Pintor |
10
po |
2 |
10 |
Comum |
1 tinta comum, 2 peças, 1 sucata |
Sapateiro |
5
po |
2 |
12 |
Comum |
1 peças, 3 sucata |
Serralheiro |
50
po |
4 |
12 |
Comum |
3 peças extravagantes, 5 sucata |
Tecelão |
1
po |
2 |
12 |
Comum |
4 sucata |
Vidreiro |
30
po |
3 |
12 |
Comum |
2 peças extravagantes, 3 sucata |
Miscelânia |
|||||
Nome |
Preço |
Testes |
CD |
Raridade |
Materiais |
Sucata x20 |
2
po |
1 |
5 |
Trivial |
1 lingote |
Ampulheta |
25po |
4 |
12 |
Comum |
1 peças extravagante, 2 peças |
Armadilha de arame |
5
po |
1 |
12 |
Comum |
1 peças, 2 sucata |
Armadilha de barulho |
10
po |
1 |
13 |
Comum |
2 peças, 2 sucata |
Armadilha de caça |
10
po |
1 |
13 |
Comum |
2 peças, 4 sucata |
Arpéu |
7
po |
1 |
12 |
Comum |
1 peças, 2 sucata |
Balança de mercador |
5
po |
1 |
10 |
Comum |
2 peças, 1 sucata |
Brinquedo |
10
po |
1 |
12 |
Comum |
3 peças, 2 sucata |
Caixa de fogo |
2
po |
1 |
10 |
Comum |
1 peças, 1 sucata |
Chifre |
4
po |
2 |
10 |
Comum |
1 peças, 4 sucata |
Fechadura |
10
po |
4 |
17 |
Comum |
3 peças, 2 sucata |
Furadeira |
5
po |
1 |
12 |
Comum |
1 peças, 2 sucata |
Gaita de Fole |
30
po |
3 |
13 |
Comum |
1 couro trabalhado, 1 peças
extravagantes, 2 sucata |
Kit escalada |
25
po |
1 |
12 |
Comum |
10 pitons, 1 peças
extravagantes, 2 peças |
Lâmpada |
5
pp |
2 |
10 |
Comum |
2 sucata |
Lanterna coberta |
5
po |
2 |
9 |
Comum |
2 peças, 3 sucata |
Lanterna furta-Fogo |
10
po |
2 |
11 |
Comum |
3 peças, 3 sucata |
Lente de aumento |
100
po |
3 |
14 |
Comum |
2 peças extravagantes, 1 peças |
Luneta |
1000
po |
6 |
18 |
Comum |
5 peças esotéricas, 2
peças extravagantes, 2 sucata |
Peças |
1
po |
1 |
12 |
Comum |
5 sucata |
Relógio de bolso |
150
po |
4 |
14 |
Comum |
5 peças esotéricas, 1
peças extravagantes, 3 peças, 1 sucata |
Talha ou sisal |
1
po |
2,5
k |
12 |
Comum |
5 sucata |
Temporizador |
5
po |
1 |
12 |
Comum |
1 peças, 2 sucata |
Aparato de respiração |
300
po |
4 |
14 |
Incomum |
3 essência primeva comum, 2
peças extravagantes, 4 sucata |
Carregador de Munição |
250
po |
4 |
17 |
Incomum |
5 peças extravagantes, 2 peças,
2 sucata |
Peças extravagantes |
10
po |
3 |
11 |
Incomum |
5 sucata |
Aparelho de
respiração: O usuário pode respirar
debaixo d'água por até 1 hora. Você não pode (inteligivelmente) falar ou executar
componentes verbais de magia enquanto vestindo este dispositivo.
Braço Armado: Um braço mecânico funcional que pode
substituir um que falta. Funciona como um Membro Mecânico, mas além disso, esse
braço pode abrigar uma arma corpo a corpo de uma mão de sua escolha. Esta arma
pode ser trocada como parte de um descanso curto ou longo.
Braço Mecânico
Especializado: Um braço mecânico
funcional que pode substituir um que falta. Funciona como um Membro Mecânico,
mas além disso, este braço pode abrigar uma ferramenta de sua escolha.
Brinquedo: Este brinquedo é um animal mecânico, monstro
ou pessoa, como um sapo, rato, pássaro, dragão ou soldado. Quando colocado no chão,
o brinquedo se move 1,5 metro no chão em uma direção aleatória. Ele faz
barulhos como apropriado para a criatura que representa.
Carregador de
munição: Um anexo para bestas.
Quando equipada, a besta não tem mais a propriedade recarga, embora ganhe a
qualidade “recarregar 5”, e deve ser recarregado como uma ação ou uma ação
bônus após atirar 5 vezes.
Escudo Lanterna: Este bizarro broquel tem uma lanterna, uma
manopla, espinhos defensivos, e uma espada curta embutida nele. O escudo
funciona como um Escudo leve, mas com algumas adições. Primeiro, a lanterna acoplada
funciona como uma Lanterna Coberta, e pode ser acesa, aberta ou fechada
normalmente. Além disso, o escudo tem uma espada curta embutida que pode ser
empunhada enquanto estiver usando a manopla, sem necessidade de uma mão livre.
Furadeira: Pode fazer buracos nas coisas. Pode destruir
uma fechadura com uma CD de 14 ou inferior com 10 minutos de trabalho.
Membro Mecânico: Um braço mecânico funcional que pode
substituir um que falta. Este item segue as regras para sintonização, mas não
requer um espaço de sintonização uma vez sintonizado. Enquanto sintonizado
dessa maneira, ele funciona da mesma forma que o membro que substitui.
Munição adaptável: Você pode selecionar um tipo de dano
diferente, entre concussão, perfuração, corte, ácido, frio, fogo ou eletricidade
quando criando essa munição. Quando você recuperar esta flecha, role um d6. Em
um 1, ele está quebrada.
Munição Assobiante: Quando disparada, essa munição emite um
assobio estridente que pode ser ouvido a até 150m de onde.
Munição carregada: Este tiro pode ser disparado na metade do
alcance normal da arma. Você pode disparar qualquer objeto com menos de 2
polegadas em qualquer dimensão pesando menos de 1kg para uma criatura ou ponto
dentro desse intervalo. Quando você recuperar esta flecha, role um d6. Em um 1,
ele está quebrada.
Munição de
Boleadeira: Esta munição especial
enreda o alvo que atinge. Em atingido, um alvo Grande ou menor deve fazer um
teste de resistência de Destreza CD 12, ou ficar preso, como se fosse por uma
rede.
Munição de Foguete: Este é um tiro especial que contém um
foguete perigoso como propulsor, acelerando-o para maior velocidade e
distância. Este tiro pode ser disparado a longa distância de uma arma sem desvantagem,
e causa um dado adicional de dano da arma no acerto. No entanto, os alvos
ganham o dobro do bônus na CA da cobertura contra este tiro, pois eles são
difíceis de arquear.
Munição de ricochete: Você pode atacar um alvo fora da linha de
visão mas que saiba sua localização, ricocheteando a munição em uma superfície.
Caso o faça o alvo recebe apenas cobertura contra o ataque. Quando você
recuperar esta flecha, role um d6. Em um 1, ele está quebrada.
Prótese básica: Uma perna de substituição funcional. Ao usar
isso em substituição para uma de suas pernas, seu deslocamento é reduzido em 3 metros
e você tem desvantagem em testes de resistência de Destreza e de Destreza (Acrobacia).
Relógio: Um pequeno artefato que rastreia com
precisão o tempo. Deve ser bobinado todos os dias ou deixará de marcar o tempo.
Temporizador: Um pequeno temporizador que pode ser
configurado para contar o tempo com precisão, até 4 horas, fazendo barulho no
final do tempo.