Apêndice - Defeitos  

Posted by Diego Erik in

Defeitos: Defeitos são como traços ao contrário. O jogador pode escolher até três Defeitos para seu personagem; cada um garante um Traço extra, ou dois juntos garantem mais um Talento de primeiro nível. Defeitos, como Traços, devem ser interpretados, e os bônus ganhos por eles podem ser revogados temporariamente caso não interpretados.

Alguns defeitos podem ser forçados nos personagens devido à circunstâncias do jogo; nesse caso eles contam exatamente como anti-talentos, e podem garantir talentos extras.


Abrigado
Criado em ambientes de corte e conhecendo pouco de violência, você tem dificuldade em se acostumar com ela.
Penalidades: Sempre que estiver com menos de ½ seus PA máximos, você fica Abalado.

Albinismo
Você tem pele, olhos e cabelos claros para sua raça, e luz, especialmente do sol, lhe é ofensiva.
Penalidades: Você fica Ofuscado quando em luz brilhante. Você sofre penalidades por andar debaixo do sol como exposição nível 1 à calor, para determinar testes e penalidades.

Aleijado
Seja por ferimento ou defeito, você é mais inteiro.
Penalidades: Você não possui uma mão, braço, pé ou perna.

Alto
Você é alto e desengonçado para sua espécie, medindo quase 50% a mais do que normal.
Penalidades: Você recebe todas as penalidades de um tamanho maior, mas nenhum dos bônus.

Alvo Fácil
Você não tem a coordenação rápida necessária para sobreviver em uma luta, mas acaba se enfiando nelas do mesmo jeito.
Penalidades: Você sofre -1 para CA.

Apaixonado
Seu amor por outro ocupa cada pensamento seu, e você se torna desanimado quando longe dessa pessoa.
Penalidades: No começo de cada dia que estiver longe dessa pessoa, você sofre -2 para Iniciativa e Percepção. Se perder essa pessoa, esse defeito torna-se Dúvida.

Amnésia
Seu passado, ou ao menos uma parte substancial dele, foi completamente perdido para você, e quem você é vem surgindo devagar.
Penalidades: Você não se lembra de seu passado, e pode escolher até dois talentos bônus a mais. Para cada talento extra assim escolhido, o mestre escolhe dois defeitos adicionais que você não possui conhecimento inicialmente, mas que irão aparecer ao longo do jogo. Você ainda pode escolher seu outro defeito normalmente.

Animosidade Animal
Animais não gostam de você, e então você não gosta deles também.
Penalidades: Você sofre -2 para Adestrar Animais e Cavalgar, e animais e bestas mágicas te escolhem como alvo preferencial.

Ansioso
Depois de sofre terrivelmente por não manter a boca fechada quando criança, você desenvolveu o hábito de ser particularmente cuidadoso com suas palavras.
Penalidades: Você sofre -2 para Socialização e fala lentamente, devido a concentração necessária. A não ser que indicado, é assumido que você não fala mais alto que um sussurro.

Asmático
Você superou o pior de sua condição, mas exercício pesado ou condições severas acabam com sua respiração.
Penalidades: Você sofre -2 contra efeitos que causem fadiga e efeitos de pó, fumaça e neblina. Você só pode prender a respiração pela metade to tempo normal.

Assustadiço
Você teve um evento traumático em sua infância que ainda afeta suas reações até hoje.
Penalidades: Sempre que ver uma Aberração, Imortal ou Morto-Vivo, ou uma cena chocante, você fica Abalado por 1 minuto a não ser que passe em um teste de Vontade CD 15 + ND. Imunidade a medo não evita esse teste.

Atrapalhado
Diversas cicatrizes e roxos em joelhos e cotovelos atestam sua dificuldade em se mover entre obstáculos.
Penalidades: Sempre que estiver em terreno ruim e rolar 1 ou 2 em qualquer teste, você cai no chão.

Avoado
Seja por que vive sonhando acordado ou está acostumado a tudo de mão-beijada, você não presta atenção aos arredores direito.
Penalidades: Você sofre -2 para Sentir Motivação e Percepção passiva.

Azarado
Azar te segue como uma nuvem negra.
Penalidades: Você falha criticamente em 1 e 2 naturais.

Baixo
Você é atarracado para sua espécie, medindo pouco mais que a metade do normal.
Penalidades: Você recebe todas as penalidades de um tamanho inferior, mas nenhum dos bônus.

Bravado
Você é fascinado com heroísmo, e se coloca em perigo para se mostrar heroico.
Penalidades: Você nunca recebe bônus de Esquiva na CA.

Burro
Você pode ter boa vontade e não conseguir ou simplesmente não dar a mínima, mas o que importa é que você realmente não é tão esperto quanto os outros.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de INT, e não pode Pegar 10 com eles.

Caolho
Você perdeu um olho, ou sempre só teve um, e sua noção de profundidade é prejudicada por causa disso.
Penalidades: Você recebe -1 para ataques à distância, e oponentes recebem +1 ao te flanquear. Caso escolhido por vontade própria, você não possui ou perdeu o órgão necessário.

Cego
O mundo dos brilhos e das cores é alienígena para você, que compreende o mundo por outros sentidos.
Penalidades: Você recebe as penalidades normais de cegueira: Perde DES na CA, trata chão como superfície escorregadia e oponentes tem camuflagem total. Caso seja escolhido por vontade própria, ou tenha esse defeito a bastante tempo, recebe +4 para Percepção com outros sentidos. Caso escolhido por vontade própria, você não possui ou perdeu o órgão necessário.

Condescendente
Criado com a afirmação de que apenas aqueles similares à você eram digno de respeito, você tem uma atitude desagradável para com aqueles que não de sua posição, raça ou nacionalidade.
Penalidades: Você sofre -4 para socialização com quem não fizer parte de seu grupo selecionado.

Conjuração Metódica
Você foi ensinado magia de uma forma extremamente complexa e ritualizada ou sofreu com algum acidente mágico, e o prospecto de fazer magia às pressas lhe invoca ideias de desastre.
Penalidades: Você aumenta o tempo de conjuração de rituais para 10 minutos por teste. Caso forçado a fazer na velocidade normal, recebe -5 para o teste.

Consumismo
Você é dado a futilidade e prazeres monetários, e não consegue viver sem eles.
Penalidades: Você deve separar 10% de seu tesouro para comprar em gemas, joias, roupas elegantes ou outras frivolidades. Se em algum momento você cai abaixo desse valor em frivolidades, fica Fatigado.

Crueldade
Você era recompensado por demonstrar sua vitória sobre outros da forma mais completa possível, e descobriu o prazer em esfregar a vitória na cara de seus oponentes.
Penalidades: Sempre que tiver um oponente Indefeso ou Morrendo a menos de 9m, você recebe -2 para ataque contra oponentes que não estiverem nessas condições.

Culpa
Uma pessoa que você amava morreu enquanto estavam brigados, ou você cometeu um ato terrível e nunca se perdoou. Agora, você relembra de sua culpa constantemente.
Penalidades: Você sofre -2 contra efeitos de distração e em testes de Concentração.

Curioso
Você tem uma mente curiosa, e sempre quer saber o que há atrás da porta, no baú ou debaixo da árvore.
Penalidades: Escolha dois temas que lhe atiçam a curiosidade. Sempre que estiver os estudando ou envolto com eles você conta como Desatento para Percepção. Caso seja confrontado com seus temas favoritos e impedido de estudá-los, você deve obter sucesso em Fortitude CD 20 ou ficar Fatigado pelo resto do dia ou até poder satisfazer sua curiosidade.

Deformado
Seja por magia, doença ou acidente, você tem uma deformidade que interfere com seu movimento.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de DES, e não pode Pegar 10 com eles.

Dependente
Lá no fundo você tem problemas de autoestima, e depende muito da aceitação dos outros.
Penalidades: Sempre que você falha em um teste de Socialização, você fica Abalado por uma hora.

Desatento
Você simplesmente não consegue perceber as coisas.
Penalidades: Você sempre conta como Desatento para Percepção, e também recebe -2 para Procurar.

Distraído
Você tem uma dificuldade excepcional em se focar em uma única coisa.
Penalidades: Sempre que fizer um teste que exige mais que uma ação padrão você sofre -1 para ele, -1 para cada turno adicional (máximo -5). Quando Pega 20 você na verdade Pega 15.

Doente
Você possui uma doença ou problema crônico o qual teve que aprender a lidar, mas diminui sua resistência.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de CON, e não pode Pegar 10 com eles.

Dorminhoco
Não é que você tenha sono pesado, e sim que você precisa dormir bastante para ficar bem.
Penalidades: Seu descanso prolongado aumenta para 12 horas, e você sofre -2 contra efeitos de sono.

Duvida
Você não tem confiança em suas habilidades ou perdeu a confiança no universo em geral.
Penalidades: Sempre que você falha em um teste de perícia ou habilidade, você sofre -4 para esse mesmo teste pela próxima hora.

Espertalhão
Você se considera muito superior aos outros, e precisa deixar claro isso.
Penalidades: Sempre que alguém fizer uma ação moderadamente difícil (CD 20+), você impõe uma penalidade de -2 para o teste com seus comentários. Caso não o faça, deve obter sucesso em Vontade CD 20 ou ficar Abalado por uma hora.

Esquecido
Você facilmente se distrai e tem tendência a esquecer de coisas importantes.
Penalidades: Sempre que estiver em uma localização por mais que uma hora, você deve passar em Sabedoria CD 10, ou deixar para trás um item mundano aleatório.

Esquisito
Você tem aquele tipo de personalidade ou maneirismo que desagrada as pessoas, mesmo quando você não tenta.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de CAR, e não pode Pegar 10 com eles.

Expectativas Opressivas
Você foi criado com a crença de que sua família era especial, e que pessoas de posição sempre deveriam obter sucesso. Devido à sua preocupação com isso e memórias das consequências da falha, você fica facilmente frustrado.
Penalidades: Sempre que falha em um teste de perícia, você sofre -2 com ela até obter sucesso com ela ou falhar com outra.

Falastrão
Você pode ser um fofoqueiro de marca maior ou simplesmente muito nervoso, mas você não consegue manter segredos, e precisa divulgar as coisas que descobre para outras pessoas.
Penalidades: Sempre que descobrir uma informação importante ou confidencial, você precisa obter sucesso em um teste de SAB CD 15, ou divulgar essa informação para alguém dentro das próximas 24 horas. Caso seja impedido de divulgar a informação, você fica nervoso e considerado Fatigado durante esse tempo e por uma hora depois.

Falha
Sempre que é importante se sair bem em algo, você tende a não se sair.
Penalidades: Uma vez por dia, você sofre -4 para uma perícia aleatória, em um momento importante. Essa penalidade permanece até o próximo descanso prolongado.

Fraco
Não importa o quanto se esforce, seus músculos não conseguem tônus nem você consegue força como outros.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de FOR, e não pode Pegar 10 com eles.

Frágil
Seja por uma doença infantil ou uma condição constante, você tem uma constituição mais frágil do que outros.
Penalidades: Ao fim de combates você deve fazer um teste de Fortitude CD 10 + o número de turnos que agiu. Caso falhe você fica fatigado por 10 minutos por turno que agiu nesse encontro.

Fútil
Você considera beleza como um fator determinante no valor de uma pessoa, e não consegue disfarçar essa atitude.
Penalidades: A CD para testes sociais com pessoas menos belas que você aumenta em 4, e sua CD social diminui em 4 contra pessoas mais belas que você.

Ganância
Uma avareza profunda e compulsiva lhe corrói por dentro.
Penalidades: Sempre que tesouro for dividido, se você não acabar com pelo menos 10% mais que qualquer outra pessoa, você fica irritado e não consegue Ajudar Outro nem ajudar em flanqueamento.

Gula
Você não apenas sente muita fome, como também particularmente aproveita o sabor da comida.
Penalidades: Você precisa comer pelo menos três vezes o normal para se sentir bem. A cada dia em que não o fizer, você deve obter sucesso em Fortitude CD 20 ou ficar Fatigado por 4 horas ao acordar, ou até se alimentar corretamente.

Hedonista
Você é uma criatura de prazer e conforto, e o mundo é sem graça sem essas coisas.
Penalidades: Sempre que passa um dia sem passar pelo menos uma hora em entretenimento, ou fazendo algo prazeroso ou interessante, faça um teste de Fortitude CD 20 ao fim do dia. Caso falhe, você acorda no dia seguinte Fatigado por 4 horas ou até ter seu entretenimento.

Hemofílico
Você possui uma condição rara, que lhe torna pouco hábil para combate.
Penalidades: Cada vez que for ferido em combate por algo que pudesse causar sangramento, você recebe sangramento 1. Você não estabiliza sozinho.

Horroroso
Você é uma ofensa aos deuses, e sua aparência marcada, torta ou desfigurada revolta as pessoas.
Penalidades: Você recebe -4 para APA, e atitudes de NPCs começam um passo pior.

Inculto
Você sempre teve dificuldade de aprendizado e retenção de informação, e conhece muito pouco do mundo além do óbvio de sua profissão.
Penalidades: Você não pode fazer testes destreinados de Conhecimento. Caso tenha acesso a uma biblioteca pode fazer o teste, mas com -2.

Indefeso
Algumas pessoas são duronas e podem ranger os dentes para aguentar de tudo. Você não é uma dessas pessoas.
Penalidades: Você sofre -1 para Cura e Sobrevivência. Você é considerado Indefeso em todo turno em que não puder fazer ao menos uma ação padrão.

Ingênuo
Sua percepção de que todo mundo no fundo é bom não vale muito no calor da batalha, e os inescrupulosos se aproveitam disso.
Penalidades: Você sofre -2 na CA contra armas improvisadas e -2 para Disciplina contra Derrubar e Truque Sujo.

Insanidade
Você não é certo da cabeça, e enquanto consegue lidar com sua condição, dificilmente poderia ser chamado de “normal”.
Penalidades: Você sofre cronicamente de uma das seguintes insanidades. Uma insanidade possui CD original 20, e a cada semana pode-se tentar um teste de Vontade com a CD atual, caso obtenha sucesso a CD diminui em valor igual a SAB (mínimo 1), até chegar a 0, momento no qual você é curado. Caso esse defeito seja escolhido por vontade própria, sua CD nunca cai abaixo de 5.
-Esquizofrenia: Não sabe distinguir real de imaginário, e não pode Pegar 20. Sempre que estiver em situação tensa deve fazer Vontade ou ficar Confuso por 1d6 turnos.
-Fobia: Medo irracional de algo (geralmente comum). Abalado se apresentado à fonte, Vontade caso confrontado ou Assustado por 1d6 turnos.
-Mania: Obcessão irracional por algo (geralmente inapropriado). Fatigado se apresentado à fonte, Vontade caso confrontado ou Fascinado por 1d6 turnos.
-Paranóia: Não consegue confiar em outros. +5 para CD de Ajudar Outro. Deve passar em Vontade para aceitar ajuda.
-Personalidade Múltipla: Possui uma ou mais personalidades extras, largamente diferentes. Sempre que acordar de sono ou inconsciência, teste de Vontade ou outra personalidade toma conta. Habilidades e lembranças são as mesmas, mas personalidades não reconhecem a existência de outras.
-Psicose: -2 para causa dano não-letal; caso impedido de fazer Golpe de Misericórdia deve fazer Vontade CD 20 ou ficar Fatigado. Pode suprimir insanidade por um dia com teste de Vontade.

Inveja
Você cresceu em uma ou próximo a uma cultura opulenta e decadente, que valoriza mostrar bens materiais e conquistas para outros, fazendo com que a semente da inveja fosse plantada em seu coração.
Penalidades: Para cada dia em que você não rouba pelo menos 10pp de coisas, faça um teste de Vontade CD 20. Caso falhe sofre -1 cumulativo para testes de resistência (máximo -5). Caso obtenha sucesso ou roube algo, a penalidade volta para 0.

Ira
Você é uma criatura de temperamento curto, governado por emoção antes de razão e que vê constantemente vermelho.
Penalidades: Todo encontro seu primeiro ataque contra cada criatura sofre -5 para o ataque, mas recebe +2 para o dano. Isso se aplica a qualquer tipo de ataque.

Irreflexivo
Você tem dificuldade para fazer decisões rápidas e agir por impulso.
Penalidades: Você recebe -2 para Iniciativa, e caso pudesse agir no turno surpresa, você não pode.

Laços de Família
Sua família é extremamente importante para você, e você se sente de coração partido quando não consegue fazer o que pedem.
Penalidades: Sempre que um membro de sua família lhe fizer um pedido, você deve cumpri-lo ou cair um passo na barra de condição até completar ou obter sucesso em um teste de Vontade CD 20 feito no começo de cada dia. Não pode ser pego caso não tenha família, e se perder contato com ela esse defeito torna-se Dúvida.

Ligado
Você é emocionalmente ligado a uma pessoa ou objeto que tem pavor de perder.
Penalidades: Sempre que o objeto de seu cuidado é ameaçado, em perigo, ou em posse de outra pessoa, você recebe -1 para Vontade e -2 contra medo. Se você o perder, esse defeito torna-se Dúvida.

Luxúria
Você não apenas é lascivo e gosta de atos carnais, e sim quase todos seus pensamentos envolvem isso e você fica distraído e ansioso caso passe muito tempo sozinho.
Penalidades: Sempre que passa um dia sem ter satisfação sexual com um ou mais parceiros, faça um teste de Fortitude CD 20 ao fim do dia. Caso falhe, você recebe -1 para todos os testes até conseguir seu romance. Em compensação, você recebe +2 para seduzir outros à atos carnais.

Macaco Velho
Você está acostumado com um pequeno grupo de habilidades, e tem dificuldade em aprender coisas novas.
Penalidades: Você recebe -1 ponto de perícia por nível (mínimo 0).

Mãos Bobas
Você tem uma dificuldade peculiar em manter coisas em suas mãos.
Penalidades: Sempre que rolar 1 ou 2 em um ataque, perícia de DES ou Reflexos, você derruba todos os itens que estiver segurando.

Marca da Escravidão
Você foi escravizado e marcado durante parte de sua infância, e ainda se lembra de quando era punido por falhar em qualquer coisa que deveria fazer.
Penalidades: Sempre que falha em uma perícia você sofre -2 para todos os testes por 1 turno, exceto tentar novamente a mesma perícia.

Medo de Altura
Você tem um medo natural de lugares altos e, por consequência, de quedas em geral.
Penalidades: Sempre que fizer um teste para evitar cair, você rola duas vezes e fica com o pior. Adicionalmente, sempre que estiver escalando ou a até 3m de uma queda de 4,5m ou mais, você fica Abalado.

Medo do Escuro
Você foi tocado pelos terríveis terrores que vivem no escuro, e se sente ameaçado quando fica nas trevas.
Penalidades: Você sofre -1 para testes resistência em áreas de luz baixa ou mais escuro.

Medroso
Seu coração pode ser puro como o da pomba, mas certamente não é valente como o do leão.
Penalidades: Você sofre -2 contra efeitos de medo.

Meticuloso
Você planeja e prepara tudo com detalhe, e não é bom em improvisa coisas.
Penalidades: Você sofre -2 com perícias as quais não é treinado.

Metido
Você depende da opinião dos outros, e quando compra ou ganha algo interessante, ou quando faz algo muito bem, precisa falar sobre ou ficar chateado e desinteressado.
Penalidades: Sempre que conseguir um sucesso decisivo, um tesouro ou presente interessante, ou obter sucesso em algo difícil, você precisa passar 1 minuto falando de sua conquista para alguém interessado ou ficar Fatigado até o fazer.

Mimado
Você não tem culpa por ter sido criado em um ambiente onde foi superprotegido.
Penalidades: Você sofre -2 contra ações extenuantes.

Mudo
Talvez você siga um voto ou simplesmente seja impossibilitado de falar, mas seu mundo é em total silêncio.
Penalidades: Você é mudo, não pode fazer componentes verbais nem se comunicar verbalmente. Caso seja um código, você também não deve se comunicar além das formas mais simples e diretas, e caso quebre seu voto perde o talento ligado (e todos que o usem como pré-requisito) por 24 horas. Caso escolhido por vontade própria, você não possui ou perdeu o órgão necessário.

Nervoso
Vivendo sobre constante ameaça de morte ou pior, seus nervos ficaram balançados.
Penalidades: Sempre que pega 10, você na verdade pega 8.

Obeso
Por um motivo ou por outro, você é amplamente maior que sua raça, pesando perto do dobro.
Penalidades: Seu deslocamento diminui em 3m e você recebe –2 para testes de vigor prolongado. Roupas e armaduras custam o dobro para você.

Óbvio
Você é péssimo em ser enganador, então você simplesmente não tenta mais.
Penalidades: Você sofre -1 para Blefar e Disfarce. Você demora o dobro de tempo para usas essas perícias.

Orgulho
Você não admite desafios à sua dignidade, honra ou autoridade.
Penalidades: Sempre que alguém lhe ameaça, acusa ou desafia, você sofre -2 para Socialização e Sentir Motivação até essa criatura se desculpar ou ser provada errada.

Ouvido Ruim
Seja por defeito natural ou ferimento, sua audição é péssima.
Penalidades: Você sofre -2 para Percepção de audição, e penalidades de distância são dobradas para esse propósito. Você pode usar aparelhos corretivos que ocupam um espaço de item e que reduzem a penalidade para 0, mas caso o perca sofre o dobro das penalidades por 1 minuto.

Preguiça
Você não coloca mais esforço nas coisas do que o absolutamente necessário, e se alguém pode o fazer, ainda melhor.
Penalidades: Sempre que funções forem divididas, caso você termine com mais trabalho ou tempo de trabalho do que qualquer outra pessoa, deve obter sucesso em Fortitude CD 20 ou ficar Fatigado por 4 horas.

Provinciano
Você só vê as coisas de um jeito: O jeito certo.
Penalidades: Você sofre -2 para Socialização e Sentir Motivação com criaturas de religião ou visão diferente da sua.

Queimado
Você foi queimado por cinza vulcânica, uma turba com tochas ou outro acidente flamejante, e as cicatrizes lhe trazem grande dor quando se aproxima do fogo.
Penalidades: Você sofre -1 contra efeitos de fogo, e sempre que estiver adjacente ou perto de fogo fica Fatigado até passar pelo menos 1 turno inteiro longe.

Resfriado
Você pode ser forte como um touro, mas está constantemente com o nariz e olhos vermelhos de uma pessoa gripada.
Penalidades: Você deve fazer um teste de CON CD 15 todos os dias ao acordar. Caso falhe você pegou um resfriado comum (CD 14, 1d2 FOR / dia, 2 testes consecutivos), e conta como tendo falhado o primeiro teste. Você pode passar sua gripe para outros normalmente.

Sedentário
Existem pessoas que nasceram para exercício e grandeza física... e existe você.
Penalidades: Você sofre -1 para Acrobacia, Atletismo e Natação. Você pode realizar essas perícias apenas pela metade do tempo antes de arriscar fadiga.

Sedento por Poder
Não é que você gosta de poder, você é simplesmente viciado em poder.
Penalidades: Você sofre -2 contra ofertas de riqueza ou poder.

Sentimental
Você é sentimental, e seus pensamentos normalmente fogem ao passado em horas inapropriadas.
Penalidades: Você sofre -2 para Percepção passiva e Reflexos contra armadilhas ou perigos.

Solitário
Criado por piratas, bandidos ou outros malfeitores que nunca se arriscariam por você, você aprendeu a agir sozinho. A presença de aliados pode se tornar uma distração para você, e você faz seu melhor para mantê-los afastados.
Penalidades: Você sofre -1 para ataque e CA quando adjacente a um aliado ou recebendo Ajudar Outro.

Superprotetor
Em sua juventude você viu um amigo ou amado sofrer um ferimento terrível ou morrer, e você se culpa por ter sido incapaz de ajudar, mesmo que não pudesse ter feito nada.
Penalidades: Sempre que um de seus aliados cair a -1 ou mais, você fica Abalado até ele se recuperar. Caso ele morra, você fica Abalado pelo resto do dia.

Supersticioso
Criado em volta daqueles que consideravam magia como inatamente perigosa, não importa a fonte, você tem dificuldade em aceitar ela te afetando, mesmo que para o bem.
Penalidades: Sempre que é afetado por uma magia benéfica, você tem 50% de chance de ter que resistir.

Surdo
O mundo é um eterno silêncio para você.
Penalidades: Você é surdo, e recebe todas as penalidades associadas: -4 iniciativa, -4 percepção passiva, 20% de falha de componentes verbais. Caso escolhido por vontade própria, você não possui ou perdeu o órgão necessário.

Teimoso
Você se sente compelido a corrigir cada ação e argumento que contraria sua visão de mundo.
Penalidades: Sempre que presencia uma ação ou ouve um argumento que vai contra sua visão, você deve para-lo ou corrigi-lo. Se você não o fizer ou não conseguir o fazer, você fica Abalado por uma hora.

Tolo
Você tem dificuldade em pegar rápido as coisas, e tende a ficar para trás em pensamento.
Penalidades: Você sofre -1 para todos os testes e perícias de SAB, e não pode Pegar 10 com eles.

Tomado pelas Fadas
Em sua infância você foi tomado pelos Sidhe por um tempo. Quando voltou, você passou a considerar o mundo normal mundano, chato e talvez até nojento, e seu desejo de voltar para lá lhe tira a atenção mesmo de sua saúde.
Penalidades: Você sofre -2 contra doenças, venenos e habilidades geradas por Fadas.

Trote
Quando você entra em uma corrida, mesmo seus amigos apostam na tartaruga.
Penalidades: Você se move apenas 3x em corrida (2x com armadura ou carga pesada), e recebe -3m para deslocamento de viagem.

Vaidoso
Você é muito sensível com sua imagem, e se importa demais com a forma que outros lhe percebem.
Penalidades: Sempre que falhar em um teste resistido, sofre -2 para esse teste pelas próximas 24 horas.

Viciado
Devido à exposição extrema, você se tornou viciado em uma substância. Você pode controlar seu vício, mas ele nunca realmente vai embora.
Penalidades: Você é viciado em uma substância, e sofre -1 para Iniciativa sempre que não estiver sobre efeito dela. Para cada dia em que você não usa sua substância favorita, faça um teste de Vontade. Caso falhe sofre -1 cumulativo para testes de resistência (máximo -5), até usá-la. Caso obtenha sucesso três vezes seguidas, livra-se do vício. Cada vez que tomar uma dose enquanto sofrendo das penalidades da dose anterior, aumenta a CD em +2; cada dia em que passar sem tomar uma dose recebe +1 para resistir (zera caso tome). Caso esse defeito seja escolhido por vontade própria o vício é crônico, e cada vez que é vencido retorna caso a substância seja usada de novo, ou 1d4 dias depois, com a CD básica.

Visão Ruim
Uma doença, ferimento ou simples condição lhe faz enxergar muito mal à distância.
Penalidades: Você sofre -2 para Percepção de visão, e penalidades de distância são dobradas para esse propósito e ataques à distância. Você pode usar aparelhos corretivos que ocupam um espaço de item e que reduzem a penalidade para 0, mas caso o perca sofre o dobro das penalidades por 1 minuto.

Xenofóbico
Você tem dificuldade em entender e confiar naqueles com modos ou aparências diferentes.
Penalidades: Você sofre -2 para Sentir Motivação e Socialização com criaturas de raças ou culturas diferentes.

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