Capítulo 1 – Estilos
Marciais
Os estilos marciais são técnicas de combate
especializadas, que se separam em escolas de pensamento. Um estilo possui
Manobras e Posições. Manobras podem ser Golpes, Contragolpes ou Melhoramentos. Para
iniciar uma manobra ou posição, você precisa estar apto a se mover. Você não
precisa estar apto a falar. Você inicia uma manobra fazendo a ação de iniciação
especificada.
Golpes: Golpes geralmente envolvem um ataque. A não ser que
listados o contrário, são usados com uma ação padrão.
Contragolpes: Contragolpes são sempre usados com ações imediatas.
Cada um indica as condições em que pode ser usado.
Melhoramentos: Melhoramentos, a não ser que listados o contrário,
são usados com uma ação rápida.
Posições: Posições possuem efeitos passivos, e permanecem
ativas mesmo fora de combate. Mudar de posição é uma ação rápida.
Resistência: Algumas manobras garantem testes de resistência.
Qualquer teste de resistência é calculado com 10 + nível da manobra + atributo
chave da perícia associada à escola.
Habilidades
Extraordinárias e Sobrenaturais:
Manobras e posições marciais nunca são magias ou habilidades similares à magia.
A não ser que a descrição de uma manobra ou posição específica diga o
contrário, trate-a como uma habilidade extraordinária. Assim, essas habilidades
funcionam normalmente em uma área anti-magia ou em uma área de magia morta. Uma
manobra ou posição não pode ser dissipada nem pode ser anulada via
contra-mágica, e iniciar uma manobra ou posição não provoca ataques de
oportunidade. Se uma manobra for inteiramente mágica ou faz uso de uma fonte de
poder sobrenatural, fica especificado que ela é uma habilidade sobrenatural em sua
descrição. Nesse caso, a manobra obedece a todas as regras padrão para habilidades
sobrenaturais.
Detectando
Manobras Marciais: A maioria das
manobras não cria efeitos persistentes ou duradouros, e os resultados são
óbvios para qualquer observador. No entanto, identificar uma manobra, posição ou
disciplina específica requer a perícia Conhecimento Marcial.
Múltiplos
Efeitos: Manobras e posições marciais
geralmente funcionam como estão descritas, não importa quantos outros poderes, magias
ou efeitos mágicos estejam operando na mesma área ou no mesmo alvo. Quando uma
manobra ou posição tiver um efeito específico em outras manobras, poderes ou
magias, sua descrição explicará o efeito. A maioria dos adeptos marciais pode
usar somente uma posição de cada vez, mas alguns adeptos de nível alto podem
ser capazes de usar duas posições de cada vez.
Adeptos Marciais
Todo
grupo de manobras pertence a uma disciplina marcial. As manobras numa disciplina
são ligadas sutilmente por efeitos comuns, filosofias ou funções. Assim como os
nomes das manobras, os nomes das disciplinas marciais variam muito de um local para
outro. De fato, o termo disciplina não é usado universalmente. Disciplinas podem
ser conhecidas como escolas, tradições, filosofias, regimentos, ensinos,
caminhos ou estilos.
Cada
disciplina é ligada a uma perícia que pode ser usada na execução de algumas
manobras, e cuja qual o adepto marcial precisa conhecer a fim de poder aprender
essas manobras. Além disso, várias armas são associadas à filosofia ou manobras
de diferentes disciplinas. Essas armas são necessárias para uso das manobras. É
possível aprender a utilizar as armas associadas de uma disciplina marcial como
um Grupo de Armas, caso o personagem seja um adepto marcial.
Para
ser um adepto marcial, um personagem desiste de todos os seus talentos
normalmente ganhos aos níveis ímpares. No lugar disso, ele aprende uma escola a
qual seja treinado na perícia e pelo menos uma das armas.
Um
adepto marcial conhece uma manobra de cada nível que é capaz de usar, e mais
uma ao BBA 1, 6, 11 e 16, que pode usar para aprender qualquer manobra de
qualquer nível que possa usar, menos do nível mais alto (com exceção óbvia do
nível 1). Além das manobras, o adepto marcial aprende gratuitamente todas as
posições marciais. Ao subir de nível, o adepto marcial pode mudar todas as
manobras que conhece por outras.
Um
adepto marcial começa podendo deixar preparadas duas manobras marciais, com uma
garantida ao começo do combate. Ao atingir o 3° nível, ele pode preparar três
manobras e é garantido duas. Ele passa a preparar 4 manobras ao nível 6, 5 ao
9, 6 ao 12, 7 ao 15 e, finalmente, 8 ao 18. O adepto marcial não pode escolher
deixar menos manobras preparadas do que seu máximo. Reorganizar quais manobras
ficam preparadas e quais não exige 1 minuto de concentração, fora de combate.
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on terça-feira, agosto 16, 2011
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