Recado - Força de Vontade  

Posted by Bastet in

Tivemos nossa primeira sessão hoje, então achei tanto válido quanto apropriado falar um pouco sobre algo muito legal e útil para nós, e que (normalmente) depende apenas da gente para conseguir:


Força de Vontade


E o que seria força de vontade? Quando vc tem força de vontade vc está engrandecido, inspirado a alcançar seu melhor. Você não acumula ela, e ou você tem ou não tem.

Quando tem Força de Vontade, você jogador pode gastá-la para re-rolar um único dado de seu teste. vc tira esse dado e rola ele novamente. Como vimos na sessão, isso pode ajudar a vc transformar uma falha em sucesso, ou ainda melhor, evitar uma falha crítica em algo!

E como eu ganho? Bom, o mestre pode lhe dar se ele acreditar que de alguma forma seu personagem alcançou uma grande vitória pessoal, mas normalmente ganhar força de vontade depende de você. Eis as formas:

1- Agir de acordo com a Demanda de seu Legado.

2-Terminar uma Condição.

3-Você sofre um Flashback.

4-Se for possível se Render em combate, ao se render vc ganha força de vontade.

5-Por que o mestre quis


*Explicando*


1- Agir de acordo com a Demanda de seu Legado
 Por isso que deixamos claro como é importante escolher seu Legado bem; seu personagem É seu legado, o Legado descreve o que é seu arquétipo, o que sua Lenda, sua razão de viver. Quando vc jogador acredita que você razoavelmente e de forma interessante atendeu seu arquétipo, avise pro mestre, e ele concordando vc ganha força de vontade. Não tenham medo de perguntar, pois o mestre é recomendado a na maioria das vezes concordar, afinal o jogador conhece bem seu personagem. Claro que não adianta tentar sacanear...

EXEMPLO: Amora é virtuosa (literatura). Sua demanda é aprimorar sua arte. Ao invés de tentar resolver seus problemas, não criando um transtorno futuro, ela decide gravar a situação para ter como inspiração futura. Ou talvez ela tenha aprendido uma lição importante sobre honra na luta com o jovem troll, e escreveu sobre isso. Ou ainda Bas, que é Camarada. Bas decide que não pode perder tempo na missão, e que vai ter que dar um jeito com a bike depois, colocando o interesse de seus companheiros na frente de seu próprio. Lich aponta que isso satisfaz sua demanda, e ele ganha força de vontade.


2 - Terminar uma Condição.As vezes vo tem uma condição, e se o mestre achar que ela faz algum efeito mecânico ou ele vai dizer ("vc está Fedido, logo não te deixam entrar", ou "vc sofre desvantagem por causa de estar Mal Falada"). Elas podem eventualmente acabarem sozinhas, e se acabarem nada acontece.

Porém vc pode tentar acabar com elas ativamente. Como vc faz isso? Você atende o que a ficção tá dizendo. Bas estava Fedido; talvez ele e cormac perdessem um teste pra ir pra casa de cormac e tomar banho. Lich passou por um esforço e inconveniente, e se livrou da situação. Ou Bas que está dolorido gasta uma de suas (ou de Amora) compras e compra uma pilha de analgésicos e toma eles para conseguir ficar de boas. Foi inconveniente.

Algumas outras condições não são físicas, não dá pra resolver sózinho. Quando você fizer um teste que você ou o mestre achar que poderia ser afetado pela condição, você faria com Desvantagem; se ao invés você decidir que vc vai sofrer uma falha crítica automática, sem nem rolar, a condição termina. Por exemplo Nicole está "Mal Falada" na escola. Daí tentando convencer um nocker a dar informação, nike sugere "rapha, se um dos nockers fosse adolescente, ele poderia ser da minha escolha, saber minha reputação, então eu sofro falha crítica automática". Rapha aceitaria, e nike se livraria da condição.

Independente de COMO vc se livre da condição, desde que VOCÊ se esforçou pra isso e passou por inconveniente, vc ganha força de vontade. Se o mestre disser que ela passou sozinha vc não ganha.

Isso é uma excelente forma de render drama, notam? Digamos que uma coisa dramática acontece, e ao invés de tentar ser o heroi foda ("Não, eu tento convencer ele a não pular da ponte!"), vc jogador aceita uma falha crítica que vai criar drma ("eu tento fazer ele não pular da ponte, mas como estou Deprimido, eu sofro falhar crítica!").


4 - FlashbackEssa é meio rara, mas tem uma Façanha que vc escolhe outro jogador, e ele descreve um flashback que o personagem tem. Isso é uma forma da gente conhecer o backgropund um do outro. O jogador descreve o flashback, e após descrever ele ganha Força de Vontade. Ou seja, é uma forma de vc dar força de vontade pra um amiguinho!

5 - Se renderEssa é mais mecânica, se acontecer eu e o rapha avisamos. mas é assim, em lutas pode ter possibilidade de rendição (depende da situação). Se vc se render (ou for forçado a se render), vc ganha força de vontade

6 - O mestre quiserS o mestre achar que num certo momento você alcançou alguma grande vitória pessoal, ou algo assim, ele pode lhe dar força de vontade. Mas isso é do mestre mesmo, e é mais raro.


OU SEJA


Força de Vontade realmente é algo dos jogadores para os jogadores. Tenha na ponta da lingua o tema central de seu Legado; as vezes decida se foder (e o grupo junto) decidindo sofrer uma falha crítica por que uma condição afetaria ("estou com a condição "sonolento" então eu falho criticamente nesse teste pra ficar de guarda!"); ou procure se livrar de uma condição física inconveniente ("faz uma compra pra mim, vou comprar uns dois energéticos!"); etc.

Não dependa do mestre. Ele já tem tantas coisas pra lidar que só vai te dar força de vontade em momentos TCHAM. Só que a ideia de força de vontade é ganhar e gastar, ganhar e gastar. Não é ficar guardando nem nunca ter.

Isso pode salvar nossas asas feéricas de temíveis falhas críticas!


This entry was posted on sábado, maio 07, 2016 at 22:25 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

Sábias palavras.

E ótima imagem. Não sei se fiquei com mais pena do jogador ou do orc...

8 de maio de 2016 às 09:32

Postar um comentário