Protetorado de Helios - Pack de Campanha  

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Cenário



Sci-Fi Pós-Cyberpunk. O gênero pós-cyberpunk é uma resposta moderna ao gênero cyberpunk, por si mesmo uma resposta à ficção científica avant-garde de décadas passadas. Enquanto o pós-cyberpunk veste-se de muitos dos mesmos visuais de seu progenitor, ele foge da tendência presunçosa de que a rebeldia dos personagens, que estão fora do sistema, os torna superiores e capazes de derrubar o sistema por fora. Pessoas de pós-cyberpunk fazem parte de uma sociedade tecnológica longe de ser perfeita, mas eles vivem nela e a melhoram ou pioram por dentro, ao invés de serem párias externos.

O Protetorado de Hélios é um cenário de ficção científica pendendo para a ficção “dura”: A tecnologia é extrapolada da que temos hoje em dia, e nada é respondido como se fosse magia. Viagem mais rápida que a luz não existe, e mesmo os melhores drives não aproximam-se da velocidade da luz; a viagem espacial demora semanas e tripulantes precisam entrar em sono suspenso para resistir à força gravitacional elevada; infantaria ainda usa armamentos cinéticos com cargas químicas.

Por outro lado esse ainda é um cenário de ficção científica, com tecnologias avançadas. O sistema solar começa a ser colonizado; estações com gravidade artificial mineram gigantes gasosos e asteroides para materiais que ajudam a expansão planetária e terraformação; soldados vestidos em exoesqueletos e armaduras motorizadas usam rifles de munição sem cápsula para penetrar escudos cinéticos da oposição; Luna foi a primeira colônia, e agora está a horas de viagem da terra; plataformas de combate mecanizadas (vulgos “mecas”) são vistos no campo de batalha; Marte possui estados e colônias das diversas nações; grandes corporações rivalizam nações e colonizam asteroides fora do controle das Nações Unidas, etc.

Apesar de muito procurar, a humanidade não encontrou sinais de vida alienígena. Talvez sejamos os únicos no universo, e mesmo assim o espaço parece pouco para nos aguentarmos: Cansados do controle e imperialismo da ONU, colônias externas financiadas por mega-corporações formaram a Aliança dos Sistemas Externos e travaram uma violenta guerra civil contra a Terra. Fazem 5 anos que a Guerra terminou, a ONU teve que ceder e seu controle termina em Marte (que agora é parcialmente livre), e os mundos além são livres, o que apenas significa que os grandes grupos, nações e corporações lutam cada um por si sem um corpo os legislando.

Os personagens são funcionários de uma dessas corporações, trabalhando para a Atlas, uma Companhia Militar Privada e manufatura armamentista subsidiária da Hyperion INC, um dos grandes poderes privados do sistema. As CMPs costumam lidar com toda a parte de segurança, logística e administração de colônias, e nesse papel os personagens são pessoas de escalão mediano na Divisão Echo, atualmente estacionada em Marte.


Povos
Enquanto a raça humana não encontrou outra espécie do espaço, o majestoso e implacável poder da gravidade, que move planetas, estrelas e galáxias, também modificou o frágil corpo da raça humana. Três “sub-raças” podem ser classificadas, de acordo com a gravidade onde a pessoa foi criada. Enquanto o termo “raça” é usado aqui, a maioria da humanidade continua preferindo se identificar através de etnias, nações e religiões, essas novas diferenças físicas apenas servindo para fraturar ainda mais as divisões.

Planetário: Nativos de baixa gravidade, geralmente 0.3g, a gravidade de Marte e da maioria das colônias. Possuem menor densidade óssea, e com isso são mais altos e menos pesados. Compõem a maioria da população nativa que vive fora da Terra. Regras: Recebem uma Vantagem.

Terráqueo: Nativos de gravidade 1g (normalmente encontrada apenas na terra). Em um universo de gravidade no máximo 0.3g são os mais fortes e pesados, mas também os menos adaptados para a vida no espaço. Regras: Recebem a vantagem Nativo de Gravidade Pesada e a complicação Enjôo Gravitacional, além de uma Vantagem.

Espaciano: Nativos de gravidade ainda menor que 0.3g, como asteroides e estações espaciais. Possuem densidade menor e são mais leves, mas são mais adaptados para a vida espartana do espaço. Regras: Recebem +2 para resistir à fome, desidratação e falta de ar, mas também a complicação Nativo de Gravidade Baixa, além de uma Vantagem.



Nações
Para a maioria da humanidade, sua nação é sua identificação cultural padrão. As nações da humanidade podem ser divididas em dois grupos maiores, as nações da ONU, e os Independentes.


ONU
A Organização das Nações Unidas é o de facto corpo governante na Terra. Seu poder político e militar aumentou vastamente após a 3ª Guerra Mundial do século XXI e a formação do CMNU (Comando Militar das Nações Unidas), e consolidou-se com a expansão espacial. Enquanto é composta por nações soberanas, na prática a ONU controla e supervisiona operações espaciais, garantindo que as nações consigam manter seus interesses perante independentes e as grandes corporações. Os grandes superpoderes que compõem a ONU são os seguintes:

Estados Unidos da América: Tendo absorvido partes do Canadá e México como estados, os EUA continuam uma grande potência militar e econômica, mas que sofreu grandemente com a Terceira Guerra Mundial e a troca de ataques nucleares com a antiga Rússia. Hoje em dia os EUA permanecem um grande poder econômico e espacial, mas, aleijado pela guerra, nunca recobrou a superioridade absoluta que tinha em relação aos outros superpoderes.

Luna: Enquanto a Lua terraformada não é exatamente uma nação, a colônia fora construída como um esforço conjunto internacional nas décadas de expansão espacial após a Terceira Guerra Mundial. Como o primeiro grande esforço internacional conjunto sob a bandeira da ONU, Luna tornou-se “águas internacionais”, na prática território controlado diretamente pela ONU. Como tal, Luna se tornou a “capital” do ONU, e berço de seu poderio econômico e militar, e a sede da ONU fica em sua maior cidade, Copérnico. Luna participou brevemente da Guerra dos Sistemas Externos, mas a insurgência foi rapidamente esmagada pelo CMNU.

Marte: O planeta vermelho é um assunto complicado, mas mesmo após a Guerra dos Sistemas Externos, ainda continua sob a jurisdição da ONU. A verdade é que Marte é tão complexo quanto a Terra, com suas diversas colônias pertencendo à nações individuais, que as tratam de formas diferentes, e com uma população ainda mais variada composta de terráqueos, marcianos, outros planetários e mesmo espacianos. Após o fim da guerra algumas colônias mantiveram-se independentes de suas nações-mãe, enquanto outras permaneceram como estavam. De nota, as maiores colônias são as americanas Kennedy e Shepard, que contam como dois Estados completos; Byeong-Ho, Coreana, que declarou independência; Andikan, que permanece como um estado vassalo da UPA; e Nova Alexandria; oficialmente aliadas à ONU; bem como Castelo Branco, de origem Brasileira; e Horizonte, sede da embaixada e presença da Aliança dos Sistemas Externos, ambas independentes.

República Coreana Maior: Um império nascido da unificação das Coreias, engloba os antigos territórios do Japão, Filipinas, Malásia, Tailândia, bem como outras nações oceânicas, Australia e um grande território da antiga China e Russia. O superpoder surgiu de uma aliança com os EUA para criar um novo poder aliado que pudesse superar a máquina chinesa. Conforme a presença ocidental focava-se na Terceira Guerra Mundial, a hegemonia absorveu nações menores e territórios russos e chineses, e eventualmente mesmo a Australia, que estava isolada e indefesa desde o Brexit.

União Popular Africana: Nascida em resposta à expansão da Africa do Sul, a UPA ergueu-se através do investimento pesado da antiga China nas regiões da Africa Oriental, especialmente o Kenia. Modernizada, a UPA englobou as nações Banto locais e colocou-se frente ao domínio econômico da Africa do Sul. Com o colapso da China e surgimento da República Coreana Maior, aliados e aqueles leais à China focaram-se ainda mais na região, que acabou por tornar-se um dos líderes econômicos mundiais.

UTAN: Descendente da antiga União Europeia, a UTAN é uma coalisão de nações europeias bem como algumas outras, como Quebec, Egito e Israel, unidas em defesa e interesses econômicos. Surgiu após a Terceira Guerra Mundial, que causou severos danos aos EUA, Rússia e diversas nações do leste europeu. Diferente das outras superpotências da ONU, a UTAN não manifesta-se como uma única nação, mas a aliança das diversas nações as garante significativo poder político.


Independentes da Terra

Califado dos Estados Islâmicos: O Califado é uma união entre diversas nações islâmicas do Oriente Médio. Surgida após a terceira guerra mundial, o Califado assumiu posição regulatória e liderança comercial entre as nações islâmicas, semelhante à antiga União Europeia, estabilizando a região. O Califado coloca os interesses muçulmanos à frente, e apresenta uma face cultural e econômica unificada perante a comunidade internacional, mas deixando que cada nação soberana faça suas escolhas culturais. Apesar de sua posição diplomática, o Califado ainda é uma organização com raízes teocráticas; todos sabem que enquanto o Califado nem apoia nem se opõe diretamente à ONU, ele também não entra para ela pois isso seria aceitar autoridade temporal infiel sobre o islamismo; o que mandaria os estados islâmicos de volta à tensão dos séculos anteriores.

Federação Sul-Americana do Brasil: A grande potência da américa do sul, é uma superpotência aliada aos interesses libertários e capitalistas dos Sistemas Externos. Originalmente surgiu como uma tomada hostil da Venezuela pelo Brasil, que então absorveu a maioria das outras nações da região. Durante a Terceira Guerra Mundial, interesses econômicos de megacorporações aliaram-se aos governos capitalistas e conservadores do Brasil, patrocinando a tomada da Venezuela das “mãos comunistas” e apropriação de suas reservas de petróleo. Aproveitando-se dos restos da guerra e com apoio corporativo, a Federação absorveu as nações próximas em seu bloco econômico. É uma nação extremamente capitalista, controlada por corporações multiplanetárias.


Independentes Externos

Sistema Asteroide: De longe o mais populoso dos Sistemas Externos, possui inúmeras estações e asteroides privadamente colonizados, e é a principal conexão com os sistemas internos. Seu centro comercial é Ceres, onde naves vindas dos setores internos e externos vem para comercial ou plotar rotas para outras regiões. Alguns o chamam de Setor de Ceres, visto que o planeta anão possui a principal estação espacial e serve como produtor de alimentos, mas interesses corporativos de outras colônias preveem que o nome torne-se oficial.

Sistema de Júpiter: Um sistema extremamente rico, controlado pelo remanescente da ASE e apoiado pelas grandes corporações. Sua principal colônia é Ganimede, que foi completamente terraformada e age como o centro comercial e cultural dos Sistemas Externos.

Sistema de Saturno: Lar das mais distantes colônias humanas, corporações liberais fazem suas bases em Enceladus e Dione, enquanto o esforço maior prossegue para a terraformação de Titã.



Personagens


Para esse cenário, personagens jogadores funcionários da CMP Atlas. Atlas é parte do conglomerado Hyperion, através de linhas de investimento e capital que deixam muitos contadores com dores de cabeça. A corporação contrata seus operativos para diversas missões de segurança, paz e administração tanto pelos setores Internos quanto Externos. A campanha começa em Marte, com os personagens todos membros da mesma companhia, braços direitos do Comandante local.


Regras Caseiras

Ações Múltiplas: Todo personagem pode fazer até três ações por turno. A segunda ação tem penalidade de -2 e a terceira -4.
Disparo Automático: Quando usa armas automáticas para fazer dois ou três ataques, rola todos os dados de ataque ao mesmo tempo, com um único dado selvagem, mas uma penalidade de apenas -1. Caso algum dos dados resulte em 1, gasta munição ao fim do ataque,
Força de Vontade: Personagens possuem uma reserva de 3 Benes que não se recuperam por sessão, e sim quando o personagem completa um momento importante, uma vez por sessão quando sofre por causa de alguma Complicação, e ao final de cada período.
Potencial Ilimitado: Vantagens não possuem pré-requisito de Estágio.
Recursos: As mecânicas de compra e recurso existem, mas a perícia Recursos não será utilizada.

This entry was posted on quinta-feira, maio 23, 2019 at 19:08 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

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