Equipamento Moderno
Nesta seção está uma amostra de
equipamento atual. Abaixo estão algumas observações necessárias para entender
as listas de equipamento.
Disponibilidade:
Para evitar repetições, é assumido que a disponibilidade de equipamento é
ascendente na ordem Medieval- Moderno. O equipamento pode ser feito de
materiais melhores e em larga escala, mas ainda é essencialmente o mesmo.
Peso: O peso é mostrado em Itens
Significativos, que representa não apenas peso como dificuldade em carregar e
guardar o item. O peso real dos itens não é relevante na maioria dos casos, mas
caso seja suponha 5kg por item significativo do peso. 5 itens de peso 0
aumentam o peso para 1. Itens de peso - nunca pesam nada.
Custo: Preços de equipamento são
apresentados de acordo com os estágios de recurso. Por via de regra, se seu
padrão de vida é igual ou maior que o listado você tem uma chance de conseguir
comprar o item. Bens e serviços acima desse valor sinceramente não são
comercializados em dinheiro, e sim em terras, posses, homens e poder, ou são
fruto de impostos, acordos, recompensas, etc.
Miserável: Coisas triviais, incluindo até $5.
Pobre: Custo até $50.
Modesto: Custo até $500.
Confortável: Até $5.000.
Rico: Até $50.000.
Aristocrático: Até $500.000.
Aristocrático+: Até $1.000.000.
Aristocrático++: Até $1.500.000.
Localização: Nem todo item está
disponível em todo lugar; certos locais são pequenos demais para terem acesso a
certos luxos. Por padrão considere-se limitado nos itens que pode encontrar de
acordo com o tamanho do local onde estiver. Itens Aristocrático+ ou ++ são
praticamente únicos, sendo encontrados para comprar talvez em apenas uma única
cidade do mundo conhecido.
Aldeia (500-): Pobre.
Vilarejo (500-5.000): Modesto.
Vila (5.000-50.000): Confortável.
Cidade (50.000-500.000+): Rico.
Metrópole (500.000+): Aristocrático.
Dano: Dano é listado em termos de
dados. Armas de projétil possuem dano fixo; armas corporais possuem dano
baseado no dado de Força do seu portador mais outro dado, como enumerado
individualmente nas inscrições das armas.
Distância: O valor está listado em
metros. O primeiro valor é distância curta, de longa (Desvantagem).
Força Mínima: Um personagem cuja Força
seja menor que o dado da arma pode usar a arma, mas com penalidades. Primeiro,
o dado da arma não pode ser maior que seu dado de Força. Se uma criança
magricela (For d4) pegar uma espada longa Confortável, ela rola 2d4 de dano,
não d4+d8. Um herói musculoso com For d10 rola d10+d8 se estiver utilizando a mesma
espada longa. Segundo, se o dado de Força não for pelo menos igual ao dado da
arma, o atacante não recebe nenhum dos bônus inerentes da arma, como um +1 no
Aparar ou Alcance. Entretanto, ainda mantém qualquer penalidade.
Certas armas
de distância também listam uma Força mínima para usá-las. Um personagem com uma
Força menor pode usar a arma, mas sofre uma penalidade de 1 na sua rolagem de
ataque para cada degrau de diferença entre sua Força e a Força mínima exigida.
A penalidade é ignorada se a arma puder ser atada em um bipé ou outro suporte.
CdT: O número de disparos que podem ser feitos por turno com essa
arma.
Moderno - Corpo a Corpo
|
||||
Item
|
Dano
|
Peso
|
Custo
|
Qualidades
|
Taser
|
Espec
|
0
|
Modesto
|
Atordoamento
|
Moderno - Distância
|
|||||||
Pistolas e Revolveres
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Pistola Leve
|
2d6-1
|
1
|
0
|
Pobre
|
20/80
|
-
|
Leve
|
Pistola Média
|
2d6
|
1
|
0
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
|
Pistola Pesada
|
2d6+1
|
1
|
0
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
P.A 1
|
Pistola Ultra
|
2d8
|
1
|
1
|
Modesto
|
30/120
|
d6
|
P.A 2
|
Revolver Oculto
|
2d6
|
1
|
0
|
Pobre
|
10/40
|
-
|
Leve
|
Revolver
|
2d6+1
|
1
|
0
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
P.A 1
|
Taser
|
0
|
1
|
0
|
Modesto
|
10/40
|
-
|
Atordoamento
|
Submetralhadoras
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Leve
|
2d6
|
3
|
1
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
P.A 1, Ocultação
|
Pesada
|
2d6+1
|
3
|
1
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
P.A 1
|
Escopetas
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Escopeta
|
1-3d6
|
1
|
1
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
|
Escopeta Auto
|
1-3d6
|
3
|
2
|
Confortável
|
20/80
|
d6
|
|
Escopeta Curta
|
1-3d6
|
1
|
1
|
Modesto
|
10/40
|
Ocultação
|
|
Espingarda Caça
|
1-3d6
|
1
|
1
|
Modesto
|
20/80
|
-
|
|
Rifles (Indiscretos)
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Rifle Anti-Material
|
2d10
|
1
|
2
|
Confortável
|
100/400
|
d8
|
AP, P.A 4, Apoio
|
Rifle de Assalto
|
2d8
|
3
|
1
|
Confortável
|
50/200
|
-
|
P.A 2, R3B
|
Rifle de Caça
|
2d8
|
1
|
1
|
Modesto
|
50/200
|
-
|
P.A 1
|
Rifle de Precisão
|
2d8
|
1
|
1
|
Modesto
|
60/240
|
d6
|
P.A 2, Apoio
|
Metralhadoras (Indiscretos)
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Gatling
|
2d8+1
|
4
|
6
|
Rico
|
60/240
|
d8
|
AP, P.A 2, Apoio
|
Metralhadora
|
2d10
|
3
|
3
|
Confortável
|
80/320
|
d8
|
AP, P.A 4, Apoio
|
Metralhadora Leve
|
2d8
|
3
|
2
|
Confortável
|
60/240
|
d8
|
P.A 2
|
Lança Mísseis (Recarga)
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Pessoal
|
4d8
|
1
|
1
|
Confortável
|
30/120
|
-
|
AP, P.A 10, Ex Média, 1T
|
Leve
|
4d8
|
1
|
1
|
Confortável
|
50/200
|
d6
|
AP, P.A 20, Ex Média, 1T
|
Pesado
|
4d8+2
|
1
|
2
|
Rico
|
50/200
|
d6
|
AP, P.A 40, Ex Média, 1T
|
Explosivos
|
|||||||
Item
|
Dano
|
CdT
|
Peso
|
Custo
|
Alcance
|
Fo
|
Qualidades
|
Gra. Flash
|
-
|
-
|
0
|
Modesto
|
10/40
|
-
|
Especial
|
Gra. Fragmentação
|
3d6
|
-
|
0
|
Pobre
|
10/40
|
-
|
AP, Ex Grande
|
Gra. Gás
|
-
|
-
|
0
|
Pobre
|
10/40
|
-
|
Especial
|
Lança Granadas
|
-
|
1
|
1
|
Confortável
|
50/200
|
d6
|
1T
|
Mina Pessoal
|
3d6
|
-
|
1
|
Confortável
|
-
|
-
|
Ex Pequena
|
Mina Anti-Veículo
|
4d6
|
-
|
2
|
Confortável
|
-
|
-
|
AP, P.A 6, Ex Média
|
Lancha Chamas
|
2d10
|
1
|
4
|
Confortável
|
Cone
|
d8
|
AP, Cone
|
Todas
as armas modernas que não estejam marcadas com 1T são semiautomáticas. Exceto granadas,
pistolas e submetralhadoras, todas possuem as qualidades Duas Mãos.
1T:
Essa arma só possui um tiro. Sua munição é gasta com cada ataque.
2M (Duas Mãos): A arma precisa ser usada com as duas mãos.
Criaturas, normalmente monstruosas, com força pelo menos dois dados acima podem
usá-la com uma mão só. É grande demais para uma bainha, e está sempre sacada,
apesar de que ainda é necessário “sacá-la” caso não esteja em posição de
alerta. Somente Pistolas, Submetralhadoras e Granadas não são 2M.
AP (Arma Pesada): Capaz de causar dano em Armadura Pesada.
Apoio: Certas armas, como rifles de precisão, são muito imprecisas
ao disparar rapidamente ao invés de usar suas excelentes lentes e miras. Caso o
personagem se mova na ação em que atira, sofre Desvantagem.
Arma à Distância: Todas as armas listadas nas tabelas de à
distância não foram projetadas para corpo-a-corpo e contam como armas
improvisadas caso sejam usadas dessa forma.
Atordoamento: Só funciona em alvo sem armadura, como toque
(Vantagem); se usando armadura tem Desvantagem. Alvo deve passar em Vigor
(Desvantagem com Ampliação) ou cair incapacitado. Faz novo teste a cada turno.
Robôs sofrem 1d6 dano.
Auto: Rola-se uma quantidade de dados até igual à CdT com
Desvantagem; ataque são contados separadamente.
Dura: Armas modernas possuem Resistência 10 e dois níveis de
ferimento.
Espingarda: Espingardas dão Vantagem para rolagens de Atirar dos
seus usuários. Elas causam 1d6 de dano à distância Longa, e 3d6 à distância
Curta. Algumas podem ser carregadas com munição normal, causando 2d8 para
medievais e 2d10 para modernas, mas sem Vantagem.
Explosão: Fazem uma explosão listada na arma.
Fogo: Arma balística; faz bastante barulho; certas armaduras reagem
de forma diferente.
Granada Flash:
Cega em Explosão Grande por 2 turnos. Agilidade para desviar olhar.
Granada Fragmentação:
Agilidade com Desvantagem para sair da área.
Granada Gás:
Vigor com Desvantagem ou Fadiga por uma hora.
Lança-Chamas: Usuário ataca com Vantagem; todos na área do cone
fazem Agilidade contra resultado de Atirar. Os que falharem são acertados.
Leve: Armas pequenas e fáceis de ocultar e usar em lugares
apertados. Vantagem para esconder e sacar rápido.
Mina: Encontrar é Percepção, desarmar é Reparos, ambos com Desvantagem.
Pessoais são de proximidade, anti-veículo só são acionadas por 250kg+ de
pressão.
Míssil: Se disparado em veículos precisa ser travado primeiro.
Faz-se Atirar (ou Pilotar, se veicular) contra Pilotar do alvo. Depois de
disparado alvo pode se evadir; tem 1 turno para tal em alcance curto, 3 em
longo. Evadir é uma rolagem de Pilotar com Desvantagem, apesar de que certas
aeronaves possuem sistemas que se usados negam a desvantagem. Um obstáculo na
trajetória pode até dar Vantagem.
Ocultação: Armas grandes e difíceis de ocultar, mas possíveis.
Desvantagem para esconder e sacar rápido.
PA (Perfurante de Armadura): A arma ou projétil ignora uma
quantidade de pontos de Armadura.
R3B (Rajada 3 Balas): A arma possui um seletor de rajadas de três
projéteis. Isto adiciona Vantagem para Atirar e +2 dano.
Recarga: Leva uma ação para recarregar. Personagens podem
recarregar e andar sem nenhuma penalidade. Se o personagem tentar correr e
recarregar, precisa fazer uma rolagem de Agilidade com Desvantagem. Falha
indica que não foi feito nenhum progresso para recarregar nesta ação.
Futurista - Armaduras
|
||||
Item
|
Arm.
|
Peso
|
Custo
|
Qualidades
|
Colete Balístico
|
0/6
|
0
|
Confortável
|
Discreta
|
Traje Armadurado
|
1
|
0
|
Modesto
|
Macia, Discreta
|
Tática
|
2/8
|
1
|
Confortável
|
|
Choque
|
4/10
|
1
|
Rico
|
Rígida
|
Balística: +6 armadura contra armas de fogo, mas apenas no torso.
Todas as armaduras com um valor de armadura com / são Balísticas.
Discreta:
Facilmente escondida debaixo de roupas; Vantagem para escondê-la. Se não tiver
listado é impossível esconder.
Macia: Aumenta
peso quando molhada; Desvantagem natação.
Rígida: +2
armadura contra efeitos em área; 2 pontos de armadura ignorados por armas Penetrantes.
Moderno -
Equipamento
|
||
Item
|
Valor
|
Peso
|
Algemas
|
Pobre
|
0
|
Arreio Tático
|
Pobre
|
0
|
Binóculos (x6)
|
Modesto
|
0
|
Binóculos, Militar (x10)
|
Confortável
|
0
|
Binóculos, Térmico (x10)
|
Rico
|
0
|
Cafeteira portátil
|
Pobre
|
0
|
Calculadora Científica
|
Pobre
|
0
|
Câmera, digital
|
Modesto
|
0
|
Câmera, profissional
|
Confortável
|
0
|
Câmera, tradicional
|
Pobre
|
0
|
Câmera, TV
|
Rico
|
1
|
Câmera, vídeo
|
Modesto
|
0
|
Caneta
|
Miserável
|
0
|
Caneta Espacial
|
Pobre
|
0
|
Canivete
|
Miserável
|
0
|
Canivete Suíço
|
Pobre
|
0
|
Celular
|
Modesto
|
0
|
Celular, dados (mês)
|
Modesto
|
-
|
Colete salva-vidas
|
Modesto
|
0
|
Equipamento de Mergulho
|
Confortável
|
3
|
Espelho de Vidro
|
Miserável
|
-
|
Extintor de Incêndio
|
Modesto
|
2
|
Extintor de Incêndio de Mão
|
Pobre
|
1
|
Fita Adesiva
|
Miserável
|
0
|
Fita Adesiva Superior
|
Pobre
|
0
|
Garrafa Térmica, qualidade
|
Pobre
|
0
|
Grampo Telefônico
|
Modesto
|
0
|
Headset, Invisível
|
Modesto
|
0
|
Headset, Tático
|
Modesto
|
0
|
Isqueiro
|
Pobre
|
0
|
Isqueiro, Zippo
|
Modesto
|
0
|
Kit Beleza
|
Pobre
|
0
|
Lanterna, Boca
|
Pobre
|
0
|
Lanterna, Grande
|
Modesto
|
0
|
Lanterna, Normal
|
Miserável
|
0
|
Lanterna, Sobrevivência
(6min/30s)
|
Pobre
|
0
|
Maleta
|
Pobre+
|
0
|
Máscara de Gás
|
Modesto
|
0
|
Medidor Climático
|
Modesto
|
0
|
Medidor EM
|
Confortável
|
0
|
Medidor Geiger, Atômico
|
Confortável
|
1
|
Medidor Geiger, Moderno
|
Modesto
|
0
|
Microfone Direcional (x8)
|
Confortável
|
0
|
Mini-Kit Perícia
|
Modesto
|
0
|
Mini-Kit Perícia Obra Prima
|
Confortável
|
0
|
Modulador de Voz
|
Modesto
|
0
|
Óculos Visão Noturna
|
Modesto
|
0
|
Óculos Visão Noturna,
Militar
|
Confortável
|
0
|
Pé de Cabra, Titânio
|
Pobre
|
0
|
Radio, bolso (4 km)
|
Modesto
|
0
|
Radio, militar (10km)
|
Modesto
|
0
|
Relógio
|
Pobre+
|
-
|
Relógio de Bolso
|
Modesto
|
-
|
Relógio Multifuncional
|
Modesto+
|
-
|
Saco de Dormir
|
Pobre
|
0
|
Símbolo Religioso
|
Miserável
|
-
|
Sinalizador (30min)
|
Miserável
|
0
|
Sinalizador, laser de
regaste (15km)
|
Modesto
|
0
|
Sinalizador, pistola
|
Pobre
|
0
|
Sinalizador, químico (12h)
|
Miserável
|
0
|
Supercola
|
Pobre
|
0
|
Telefone Satélite
|
Confortável
|
0
|
Telefone Satélite,
Videoconferência
|
Rico
|
1
|
Tenda, 2 pessoas
|
Modesto
|
0
|
Tenda, 4 pessoas
|
Modesto
|
1
|
Tenda, pessoal
|
Modesto
|
0
|
Toalha
|
Pobre
|
0
|
Alimentação
|
||
Álcool
|
Miserável
|
1
|
Café ou Chá (mês)
|
Pobre
|
0
|
Doce (10 porções)
|
Miserável
|
0
|
Droga
|
Pobre+
|
0
|
Ração, Ano
|
Confortável
|
60
|
Ração, Desidrata ou
Enlatada
|
Miserável
|
0
|
Ração, Militar
|
Pobre
|
0
|
Ração, Trilha
|
Miserável
|
0
|
Refeição, fast food
|
Miserável
|
0
|
Refeição, restaurante
|
Pobre+
|
-
|
Tabaco (mês)
|
Pobre
|
0
|
Computação
|
||
Dispositivo de Dados
Portátil
|
Pobre
|
-
|
Dispositivo de Dados
Portátil, Alta Capacidade
|
Modesto
|
-
|
HUD
|
Rico
|
0
|
Impressora
|
Modesto
|
1
|
Impressora de Qualidade
|
Rico
|
4
|
Notebook / Palmtop
|
Modesto
|
0
|
PC
|
Confortável
|
1
|
PDA
|
Modesto
|
0
|
Scanner
|
Pobre
|
0
|
Scanner de Mão
|
Modesto
|
0
|
Tecnologia de Ponta
|
+1
|
-
|
Acessórios de
Armas
|
||
Apoio
|
Modesto
|
0
|
Lanterna
|
Modesto
|
0
|
Mira, Computadorizada
|
Rico
|
-
|
Mira, Laser
|
Modesto
|
-
|
Mira, Noturna (adicionada à
outra)
|
Confortável
|
-
|
Mira, Reflexo
|
Confortável
|
-
|
Mira, Telescópica
|
Modesto
|
-
|
Pente Estendido
|
Pobre
|
-
|
Supressor
|
Modesto
|
-
|
Munição
|
||
Bateria Taser
|
Pobre
|
0
|
Míssil, Pessoal
|
Modesto
|
0
|
Míssil, Leve
|
Modesto
|
1
|
Míssil, Pesado
|
Confortável
|
1
|
Cartucho Escopeta
|
Pobre
|
0
|
Cartucho Escopeta -Dragão-
|
Pobre
|
0
|
Cartucho Escopeta -Sal-
|
Miserável
|
0
|
Lança-Chamas
|
Pobre
|
0
|
Projétil 2d6-1
|
Miserável
|
0
|
Projétil 2d6
|
Pobre
|
0
|
Projétil 2d6+1
|
Pobre
|
1
|
Projétil 2d8
|
Modesto
|
0
|
Projétil 2d8+1
|
Modesto
|
1
|
Projétil 2d10
|
Confortável
|
1
|
Trajes
|
||
Coldre, Saque Rápido (Vantagem)
|
Confortável
|
0
|
Radiação
|
Modesto
|
1
|
Sniper
|
Modesto
|
1
|
Térmica
|
Modesto
|
1
|
Arreio Tático: +1 carga.
Computação de Ponta: Boa o suficiente para fazer falsificações.
Fita Adesiva: Utilizado para muitas funções; pode ser trançado em
corda (100kg, 200kg superior), reparos, algema, bandagem, etc. 50m.
HUD: Óculos ou visor com informações; Vantagem em Pilotagem.
Medidor EM: Mede mudanças de campos eletromagnéticos; usado por
engenheiros eletrônicos e parapsicólogos.
Mira Computadorizada, Laser e Reflexo: Nega Desvantagem por
escuridão de penalidades.
Mira Laser e Reflexo: Pode se mover e mirar; laser pode ser
enxergada, mas pode ser muito intimidadora.
Mira Telescópica: Nega Desvantagem por distância.
Pente Estendido: Duas cargas de munição.
Relógio Multifuncional: Pode ser resumido como “canivete suíço para
funções mentais”, com ferramentas de altura, latitude, longitude, cálculo,
cronometragem, etc.
Roupa de Radiação: Vantagem
para resistir à Radiação.
Roupa Térmica: 4
armadura contra fogo, Vantagem para resistir à calor.
Supercola: Uma aplicação sustenta 2t.
Toalha: A toalha é valiosa para qualquer aventureiro - interestelar
ou não. Além de ser útil após o banho, ela pode servir como um cobertor, para
apagar fogo, como roupa, ou uma cobertura para a cabeça. Anexada a uma vara é
um pacote do legionário - ou uma vela. É uma tela de privacidade, um dispositivo
de sinalização, ou uma almofada para um assento desconfortável. Amarrada a um
pé e recheada com jornais, é uma bota passável. Um soldado pode usá-la para
evitar atrito com a armadura ou para amortecer seu capacete, ou corta-la em
tiras para bandagens ou uma tipoia.
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on sábado, abril 11, 2015
at 14:03
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SW
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